Tablet

10/09/2014 11h10 - Atualizado em 10/09/2014 11h10

Testamos o Lumia 830: câmera do novo 'top popular' da Microsoft encanta

Fabrício Vitorino
por
Da IFA 2014, Berlim

O novo ‘quase top’ de linha da Microsoft (ex-Nokia), o Lumia 830, chegou sem alarde durante a IFA, realizada em Berlim. Enquanto todos esperavam um sucessor para o 1020, o primeiro evento mundial após a fusão das companhias mostrou um “top de linha que você pode comprar”: um smartfone com uma supercâmera por um preço acessível.

Lumia 830 e 'selfiephones' Lumia 730 e 735: destaques da Microsoft na IFA

Lumia 830 tem visual bonito, mas hardware fraco (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo) (Foto: Lumia 830 tem visual bonito, mas hardware fraco (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo))Lumia 830 tem visual bonito e um preço acessível (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))

De cara, o 830 lembra o já famoso 930: tem a mesma espessura (8,5mm), as mesmas bordas com ângulos, e quase o mesmo peso, 150g. Ele é chamado pela Microsoft de “mais fino e mais leve top de linha Windows Phone" e vai custar cerca de 300 euros na Europa.

Lumia 830 é o mais fino e leve top de linha Windows Phone  (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Lumia 830 é o mais fino e leve top de linha Windows Phone (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Assim como o 930, o 830 tem uma boa pegada. A tela, arredondada, e o material, alumínio, dão uma bela sensação de segurança. Os dedos conseguem cruzar a tela e abrir o menu lateral do Windows Phone 8.1 e operar todas as funções sem sacrifício. Aliás, falando de tela, parece que foi exatamente aí que a Microsoft economizou: o 830 não é Full HD, mas tem uma tela que surpreende pelo contraste e pela nitidez.

Lumia 830 é o mais fino e leve top de linha Windows Phone (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Lumia 830 tem uma boa pegada (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O 830 vem com um Qualcomm Snapdragon 400, rodando a 1.2GHz, com 1GB de memória RAM e 16GB de espaço interno, expansível a excelentes 128GB via microSD. Enquanto as configurações já parecem um pouco ultrapassadas, o fato de haver chance para espaço de sobra para guardas as fotos é um grande alento.

Lumia 830 tem 16GB de espaço interno (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Lumia 830 tem 16GB de espaço interno (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo.

 O hardware não é o ponto forte do 830, mas sua câmera traseira de 10MP, se não é páreo para a PureView de 41MP do 1020, consegue resultados (muito) melhores que a de smartfones acima de sua categoria como o iPhone 5S e o Galaxy S5. E, durante a coletiva, a Microsoft fez questão de comparar com o aparelho da Apple (já que, segundo o CEO Chris Webber, uma disputa com o S5 não seria digna).

Microsoft MoreLumia Lumia 830 câmera (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Comparação entre as câmeras do iPhone 5s e Lumia 830 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O 830, assim como seu irmão mais novo 730, também vem com o Lumia Selfie App, que oferece uma gama enorme de efeitos e correções para que suas fotos de si mesmo saiam perfeitas. Além de uma bem-vinda função que faz o 830 disparar a foto ao detectar seu rosto.

Lumia 830 possui câmera traseira de 10MP (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Lumia 830 possui câmera traseira de 10MP (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O Lumia 830 ainda surpreende por oferecer uma gama de funções não tão comuns na faixa de preço, como carregamento sem fio, suporte a VPN, Wi-Fi sense e assistente pessoal Cortana. Além, é claro, do Windows Phone Denim.

O Lumia 83 oferece funções não tão comuns em celulares acessíveis  (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)O Lumia 830 oferece funções não tão comuns em celulares acessíveis (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Mas o que cativa mesmo é a câmera. O fato de ser Windows Phone pode pesar contra, mas pelo preço, pela rapidez e beleza do Denim e pela qualidade das fotos, o Lumia 830 tem tudo para se tornar o Lumia mais bem sucedido da história.

830 acessível (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)A qualidade das fotos do Lumia 830 é o ponto forte do aparelho  (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • William
    2014-09-10T16:51:25

    Comprei o Lumia 1020 já ha algum tempo e não tenho o que reclamar. Até agora não tive qualquer problema com ele. Acredito que com o tempo, a junção Microsoft + Nokia vá surpreender a muitos , mesmo de certa forma de vagar, com seus lançamentos.

  • Angela Miranda
    2015-07-29T22:12:47  

    tenho 830 é não me arrependo celular sensacional

    recentes

    populares

    • Angela Miranda
      2015-07-29T22:12:47  

      amigo comprei um lumia 830 a pouco tempo e nao consigo conecta no pc via usb, se vc conseguiu me ajude porfavor

  • Leonardo Oliveira
    2015-06-29T11:30:38  

    galera estou em duvida entre o 830 e o 730 prefiro o 830 pela memoria mas o 730 tem selfies estraordinarios qual vcs me indicam

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2015-06-29T11:30:38  

      830 lógico

  • Rodolfo Zanin
    2014-11-06T11:39:28  

    "apesar do software" Techtudo seria uma fonte bem melhor de informação se não fosse tão tendencioso! O crescimento do wp está se dando graças ao software e os aparelhos inovadores, a questão do numero restrito de apps é uma questão de tempo até deixar de ser um problema! Parem de puxar sardinha para o Android!

    recentes

    populares

    • Rodolfo Zanin
      2014-11-06T11:39:28  

      Não é "um quase top de linha". E sim um top de linha. Não é toa q ele faz filmagens em 4k.

    recentes

    populares

    • Rodolfo Zanin
      2014-11-06T11:39:28  

      Tb concordo que é TOP de linha mas não filma em 4K

  • Maikisson Castro
    2014-12-23T14:55:44  

    "O fato de ser Windows Phone pode pesar contra, mas pelo preço" Qual o problema que o Techtudo tem com a Microsoft que sempre inovou sua tecnologia? e não fica no mundinho caro e ostentado da Apple muito menos no circo de Telefones-Tablets da Samsung. Já fiz o teste em todos os modelos de smartphones atuais, e comprei recentemente o L830 e de todos o sistemas, o mais fluido é WP 8.1 a câmera dele é a melhor até agora!

    recentes

    populares

    • Maikisson Castro
      2014-12-23T14:55:44  

      olá! bom dia! eu gostaria de saber? se o nokia limia 830 se é dual chip, quais acessórios vem e se a tela é a prova de ranhuras ou sé gorila gless ? obrigado

  • Juliano Silva
    2015-01-09T15:15:55  

    Eu tenho hoje o MOTO G e estou querendo voltar a ter um telefone Nokia! Estou pensando em comprar o Lumia 830, alguém que já usou o Android e hoje utiliza o WP poderia me falar deste aparelho. Não tenho tanto aplicativos instalados no MOTO G. Obrigado

    recentes

    populares

    • Juliano Silva
      2015-01-09T15:15:55  

      Olha, Juliano, tinha um S4 que travou tanto que acabei "doando" pra minha esposa e fiquei entre um 830 e 930. O 830 foi uma excelente surpresa, pois tinha tudo que eu precisava em matéria de apps, um design lindo e uma câmera excelente! A usabilidade do Windows Phone é fácil e intuitiva. Não conheço ninguém que adquiriu um WP que tivesse problema de adaptação. Vale muito à pena sim.

    recentes

    populares

    • Juliano Silva
      2015-01-09T15:15:55  

      Obrigado pelas dicas!!!

  • Mateus Oliveira
    2014-09-10T16:37:46  

    Tbm só câmera né, o resto é bem mais o menos, e pelo preço de 300 Euros aqui no Brasil vai ficar uns 800 reais + impostos + taxas + alfandega vai ficar aqui pr lá de 1200, assim é mais facil comprar o Moto X, ou o Xperia Z1 que tem um desempenho muito superior

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2014-09-10T16:37:46  

      Olha pessoal quando me refiro ao Android quero que vcs entendam, é o PURO viu, se quando eu falo Android vcs entende o lixo de SO da Samsung, realmente prefiro o WP, mas no meu caso falo de celulares como Nexus e Moto X, mais o Nexus né. OK

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2014-09-10T16:37:46  

      Sabe tudo de "desempenho" de mobile, não? kkk. Pelo jeito, nunca chegou perto de outros celulares que não rodassem Travadroids...

  • WELLINGTON GREGORIO
    2014-09-11T09:26:24

    O pessoal compara o Hardware de um celular Android com o Windows Fone e não levam em consideração que o sistema da Microsoft flui melhor e é mais leve. Nesse mês faz um ano que tenho um L 810 e nunca travou, olha que eu não desligo ele, para tomar um fôlego, como pede no manual. O software e o hardware são excelentes.

  • Alison Mendes
    2014-09-11T08:56:20

    Acompanho os modelos lumia desde do inicio e percebo como os seus engenheiros, programadores estão atentos as tendências do mercado, fazendo comparações com a concorrência, e em questões de design sendo muito originais. Acho que daqui a mais 2 ou 5 anos a microsoft pode ser uma referência em smartfone e acredito que, muita coisa inovadora seja na parte da informação, conteúdo e principalmente segurança, viram para me surpreender e surpreender a todos aqueles que valorizam um smartfone com qualidade à preço acessível.

  • Vando Rocha
    2014-09-10T18:52:02

    O Lumia 1020 ganha desse e de todos. O melhor celular do mundo.

  • Rui Moraes
    2014-09-10T13:31:55

    olha que estou cogitando a aquisição do 830.