06/09/2014 05h50 - Atualizado em 06/09/2014 05h50

Transmissão de mensagem de cérebro para cérebro atravessa 8 mil km

TechTudo
por
Para o TechTudo

Pesquisadores realizaram teste bem sucedido de transmissão de mensagem entre os cérebros de pessoas distantes entre si a mais de 8 mil quilômetros. Este foi o primeiro passos da ciência para transformar a telepatia em algo factível. O projeto é desenvolvido por estudiosos de três instituições afiliadas à Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard.

Inteligência artificial é levada a outro patamar em projeto sigiloso

Palavras lidas por pessoa na Índia foram lidas pelo computador e transmitidas via web para destinatários na França (Foto: Reprodução/Cnet)Mensagem de pessoa na Índia foi transmitida para destinatários na França (Foto: Reprodução/Cnet)

“Queríamos saber se alguém poderia se comunicar diretamente com outras pessoas lendo a atividade cerebral da primeira e injetando a atividade do cérebro para a segunda pessoa. Ao mesmo tempo, a experiência deveria ser realizada em grandes distâncias físicas, aproveitando os meios de comunicação existentes”, afirmou um dos líderes da iniciativa, Alvaro Pascual-Leone. E foi exatamente o que a equipe conseguiu.O experimento inédito usou uma combinação de eletroencefalograma conectado à Internet e assistido por robô, junto a um estímulo magnético transcraniano guiado por imagem para fazer a leitura das mensagens transferidas entre as cobaias. A pessoa utilizada como fonte da mensagem estava localizada na Índia, enquanto outras três pessoas receberam a informação decodificada na França.

À primeira pessoa, foram mostradas palavras como “ciao” (cumprimento em italiano) e “hola” (cumprimento em espanhol) em código binário (sequências de 0 e 1). A cada zero, a pessoa deveria fazer algum movimento, como levantar as mãos. O mesmo valia para cada número um, desde que fosse um movimento diferente, como mexer as pernas.

Os comandos geraram ondas cerebrais captadas, decodificadas e transmitidas via Internet para os cérebros dos três destinatários para a França. Como as informações foram inseridas diretamente no córtex visual dos indivíduos, eles foram capazes de ler as palavras em seu campo de visão, depois de elas terem sido traduzidas pelo computador conectado.

Eletroencefalograma conectado à Internet e assistido por robô foi usado para captar os pensamentos de quem originou a mensagem (Foto: Reprodução/Sky News)Eletroencefalograma conectado à web foi usado para captar pensamentos (Foto: Reprodução/Sky News)

O estudo ainda está em fase inicial, por isso ainda é necessário usar movimentos para estimular o cérebro e transmitir a mensagem. No futuro, defendem os pesquisadores, o objetivo é eliminar o teclado e o microfone do computador pessoal para se comunicar pela web a partir de qualquer lugar do mundo, sem precisar se mover.

O que ainda precisa ser inventado no mundo da tecnologia? Comente no Fórum do TechTudo.

“Prevemos que os computadores em um futuro não tão distante devem interagir diretamente com o cérebro humano de forma fluente, suportando combinações de computador com cérebro e cérebro com cérebro de forma rotineira”, a equipe concluiu. Participaram da pesquisa cientistas das instituições Beth Israel Deaconess Medical Center (de Israel), Starlab Barcelona (Espanha) e Axilum Robotics (França).

Via Cnet e Sky News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Izanami
    2014-09-06T18:01:55  

    Eu admiro o empenho da ciência nos avanços. Mas de que adiantará, no futuro, a possibilidade de "telepatia", por assim dizer, se nem conhecemos a "empatia"? Não é um romantismo. Pensamos, em termos de qualidade e quantidade, cada vez menos. De que importará tanta tecnologia se nós seremos de uma pobreza de espírito sem limites? Já existe troca de "pensamentos" a longa distância (telefones, cartas, e-mails, redes sociais). E vemos que, no fundo, o conteúdo dessas ''trocas'' é, muitas vezes, muito medíocre. Enfim... esperar para ver (quem viver, verá, né?!).

    recentes

    populares

    • Izanami
      2014-09-06T18:01:55  

      Concordo, tanta proximidade (pra mim) só piorou mais o ser humano, pois a ansiedade dura só um segundo e explode logo.

  • Enio Carvalho
    2014-09-06T12:04:27  

    Nossa! Eu sempre achei que chegariamos a este dia. Acredito piamente na Telepatia e até na telecinese. Mas como tudo tem que começar, que seja então do 0 e do 1.

    recentes

    populares

    • Enio Carvalho
      2014-09-06T12:04:27  

      Se você leu a matéria e acha que existe alguma relação com telepatia de verdade, então você não entendeu a matéria.

    recentes

    populares

    • Enio Carvalho
      2014-09-06T12:04:27  

      Texto tirado da matéria Pesquisadores realizaram teste bem sucedido de transmissão de mensagem entre os cérebros de pessoas distantes entre si a mais de 8 mil quilômetros. Este foi o primeiro passos da ciência para transformar a telepatia em algo factível.

  • Marlon Matias
    2014-09-07T10:25:51

    Legal, agora vou conseguir xavecar a megan fox. E com certeza ela vai cair no papo do papito aqui. heheh

  • André Cruz
    2014-09-07T09:28:41

    Espero que isto não caia nas mãos do BAIDU kkkk

  • Joenir Junior
    2014-09-07T09:10:14

    No Brasil, começaremos a ser assaltados e chantageados por telepatia. Terão que bloquear os presídios para que os pensamentos não saiam de lá, sem falar que será também uma ótima ferramenta para os sequestradores exigirem seus resgates. As milícias e a bandidagem em geral serão os maiores usuários desta nova tecnologia. Brasil... meu Brasil brasileiro!!! Alguém duvida???

  • Alessandra Trindade
    2014-09-07T06:21:58

    Próximo passo; criação do Mindbook. Tô fora, nem o c.h.a.t.í.s.s.i.m.o. e intruso Facebook eu tenho.

  • Daniel Faria
    2014-09-06T21:15:17

    Prof. Charles Xavier e Jean Grey, seus dias estão contados! Kkkkk

  • Alexandre Soares
    2014-09-06T15:10:35  

    Quando o cientista francês Benveniste, no início da década de 90 falou em biologia digital, que a biologia atual ainda vivia na época da física clássica de Newton, para explicar como as informações de medicamentos homeopáticos transmitidos pela internet, foi ridicularizado com premio IGnobil, pois homeopatia não é patenteável e contraria os bilhões de dólares usados no lançamento de novos fármacos pela industria... agora só o tempo dirá o que aguarda o futuro ainda q pareça atualmente filme de ficção científica !

    recentes

    populares

    • Alexandre Soares
      2014-09-06T15:10:35  

      Mto bem lembrado, se quiser me adicionar como amigo, gostaria de ter alguem com esse nivel de cultura pra conversar, não que eu possua o mesmo nivel, mas aprender é sempre bom, se quiser eu lhe passo meu email pra gente se falar no face. um otimo fim de semana abraco

  • Alexandre Juliano
    2014-09-06T14:31:22  

    Isso abre várias possibilidades para o bem e para o mal. Ja imaginaram hackers interceptando mensagens telepáticas e até mesmo alterando-as antes de chegarem ao seu destino?

    recentes

    populares

    • Alexandre Juliano
      2014-09-06T14:31:22  

      Como o avião levou Santos Dumont ao suicídio de desgosto, toda novidade é uma "faca de dois gumes"...

  • Marcelo Cruz
    2014-09-06T14:13:12

    ... o que vai ter de empresa enviando spam telepático... putz...

  • Chewway
    2014-09-06T13:21:16

    uma noticia dessa deveria ter maior visibilidade e reflexao no brasil ... tao poucos comentarios que sinto vergonha de ter nascido na capital, se fosse novela e futebol teria ate discussao...