Wearables

10/09/2014 06h30 - Atualizado em 23/09/2014 20h03

Tudo sobre iOS 8: o que muda, como baixar e quais iPhones são compatíveis

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

A Apple lançou, nesta terça-feira (9), o iOS 8. O sistema operacional vai estar disponível para os iPhones acima do 4S, incluindo os novos iPhone 6, iPhone 6 Plus e Apple Watch, além de iPads e do iPod Touch 5. Alguns recursos foram revelados, como o sistema de pagamentos Apple Pay, e a possibilidade de uso do Touch ID em outros aplicativos. Confira todas as novidades.

Confira, abaixo, o vídeo com as novidades do iOS 8

Apple lança iPhone 6, iPhone 6 Plus e Watch em evento

Central de notificações

A central de notificação ganha vida nova com o iOS 8. A grande novidade fica por conta da possibilidade de responder notificações, mesmo quando a tela estiver bloqueada. Ao receber um convite para um evento no Facebook, aparecerá na tela botões para confirmar ou não a presença. O mesmo acontece com as mensagens do iMessage. Será possível respondê-las sem precisar destravar o aparelho.

Teclado

Pegando elementos do Swiftkey e do Swype, o teclado do iOS foi completamente reformulado. Chamado de QuickType, o novo teclado se adaptará conforme a experiência do usuário. Um dos pontos mais interessantes é a sugestão de palavras que será feita de acordo com o aplicativo que está sendo utilizado. Se utilizar o iMail, por exemplo, as sugestões são mais formais do que no iMessage.

Novos iPhones não serão os únicos a receber iO8 (Foto: Reprodução/Apple)Novos iPhones não serão os únicos a receber iOS 8 (Foto: Reprodução/Apple)

Health

Aplicativo tem como principal objetivo agregar a maior quantidade de informações sobre a saúde do usuário. Com uma integração nativa no Apple Watch, o app também funcionará em outros relógios inteligentes e smartbands fitness, já que tem um kit de desenvolvimento disponível para programadores.

O Apple Watch permite configurar metas  (Foto: Reprodução/Apple)Apple Watch também virá com iOS 8 e trará informações sobre a saúde do usuário (Foto: Reprodução/Apple)

iMessage

Com o novo aplicativo de troca de mensagens entre dispositivos Apple será mais fácil compartilhar informações sobre localização e fazer chamadas em grupo. Outra função bastante útil que o iMessage do iOS 8 trará são as mensagens de voz e vídeo, que serão enviadas com o apertar de apenas um botão. Além disso será possível compartilhar galerias de fotos de maneira simplificada.

Qual será o preço do iPhone 5S após o lançamento do iPhone 6? Veja no Fórum do TechTudo

Maior integração

Uma das grandes novidades do iOS 8 é a maior compatibilidade entre outros outros gadgets da Apple. Com a funcionalidade, chamada de Handoff, o usuário pode começar um e-mail no iPhone e terminá-lo no iPad. Melhor ainda: faça e atenda ligações direto do Mac com o OS X Yosemite. Além disso, a Apple anunciou uma melhoria na função de hotspot. Será muito mais fácil compartilhar a conexão do iPhone com o Mac.

iOS 8 (Foto: Reprodução)iOS 8 terá maior integração entre dispositivos Apple (Foto: Reprodução)


Compartilhamento familiar

Outra função bastante interessante do iOS 8 é o compartilhamento familiar. Com o novo sistema, será possível ter dividir uma agenda com todos os membros da família, além de saber, pelo mapa, onde eles estão. Também será possível autorizar, ou não, a compra de aplicativos por uma ID Apple conjunta.

Pagamento

Chamado de Apple Pay, o novo sistema de pagamentos que integrará o iOS 8 foi uma das novidades mais aclamadas. Com o NFC inseridos nos novos iPhones e o Touch ID, será possível fazer compras sem o cartão de crédito ou qualquer outro tipo de identificação. A Apple fechou parceria com mais de 200 mil estabelecimentos comerciais nos EUA, mas ainda não se sabe se o recurso estará disponível para outros países.

Apple Pay permite pagar contas pelo iPhone (Foto: Reprodução/Apple)Apple Pay permite pagar contas pelo iPhone (Foto: Reprodução/Apple)


Extensões

O iOS 8 permitirá, pela primeira vez, uma integração entre aplicativos. Alguns testes bem legais foram feitos com o Touch ID e um gerenciador de senhas. Além disso, será a primeira vez que a Apple vai permitir que apps de terceiros sejam usados para controlar configurações básicas, como o teclado, por exemplo.

iGadgets compatíveis, data de lançamento e como baixar

Além dos novos iPhones lançados nesta terça-feira (9), o iOS 8 será compatível com a grande maioria dos dispositivos atuais da Apple. Entre eles estão os iPhones 4S, 5, 5S e 5C; iPads de , e 4ª geração, iPad Mini e iPad Air e, completando a lista, iPod Touch de 5ª geração.

É melhor comprar o iPhone 5S ou esperar o iPhone 6? Veja no Fórum do TechTudo

O novo sistema operacional estará disponível para download no dia 17 de setembro. Existem duas formas para fazer o download do iOS 8: pelo iTunes ou por wi-fi via OTA.

Pelo iTunes: conecte o dispositivo no computador e abra o iTunes; espere a verificação do software e clique em instalar; aguarde a conclusão da instalação para remover o dispositivo do computador.

Pelo própio aparelho via Wi-Fi: faça backup dos seus arquivos; vá em ajudes e, depois, acesse a aba Geral; escolha a opção “Atualização de Software” para realizar o download.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kristiano Oliveira
    2014-09-21T21:26:55

    e quem tem o iphone 4? Aí pode jogar fora ou tem configuração também?

  • Charles Rodrigues
    2014-09-14T18:40:14

    realmente e sacanagem ios para 4s acima, so pra acelerar o consumismo... estou ainda no iphone 4 , são muitos bons, mas temos que tomarmos cuidado em não ficarmos alienados , pra que eu possa chegar no 6 acho que vai levar uns bons anos.. quando conseguir vem as atualizacoes para ios somente do 6 acima...kkkk ate onde vale a pena.....

  • Jonathan Neves
    2014-09-11T10:12:24

    amanha tem pre venda e dia 19/09 já compro o meu ..

  • Diogo Santos
    2014-09-11T08:45:26  

    Não gostei de saber que as configurações da Apple só esta prevalecendo aos novos aparelhos.

    recentes

    populares

    • Diogo Santos
      2014-09-11T08:45:26  

      Se atualiza entao meu filho

  • Dudu Militão
    2014-09-10T12:47:01  

    Ira ter para iphone 4s entao?

    recentes

    populares

    • Dudu Militão
      2014-09-10T12:47:01  

      Pablo Junior a ordem dos fatores não alteram o resulltado!

    recentes

    populares

    • Dudu Militão
      2014-09-10T12:47:01  

      Leandro Lopes e só a partir do dia 17 de setembro!

  • Leitor
    2014-09-11T08:39:52

    Como todos os outros até hoje... é só um celular que roda joguinhos, acessa redes sociais e tira fotos. tentam transformar isso numa coisa mágica, mas é só isso. Uns são um pouco mais rápidos, outros mais bonitos...

  • Junior Silva
    2014-09-10T16:34:05

    Caro "Likelike" Falou bem, "logo logo" isso mesmo, só questão de arrumar o dim dim, que ainda nao tem, vai ficar uns seis meses a um ano se privando do que gosta de fazer ou comer pra poder comprar um aparelhozinho snob (praquem nao tem dim dim) e necessário (pra quem tem dim dim). Não tem o que falar fica quieto. Por favor.

  • Raphael Ferreira
    2014-09-10T17:06:10

    Apple win! Simplesmente PIC.... das galáxias!

  • Lula Molusco
    2014-09-10T15:44:27

    ESSE IPHONE 6 DEMOROU TANTO QUE JÁ SAIU O "Jailbreak" DO IOS 8. ----------------PUFFFFFFFFFF.