Internet

25/09/2014 10h32 - Atualizado em 25/09/2014 10h32

Twitter Search: 10 dicas úteis para fazer buscas por tuítes no microblog

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O grande volume de dados do Twitter muitas vezes dificulta encontrar um determinado post, especialmente se ele for antigo ou referente a um assunto popular. O microblog possui um sistema de buscas interno que pode ajudar, mas muitas vezes o usuário não sabe usar este recurso com eficiência. Assim como o Google, o do Twitter permite usar caracteres especiais para melhorar os resultados. Confira algumas dicas muito úteis que podem ajudá-lo a encontrar o que você precisa.

Conheça atalhos de teclado do Twitter e domine o feed do microblog

Twitter libera novidades antes para as contas verificadas (Foto: Reprodução/Twitter)10 coisas que você pode fazer na busca do Twitter e não sabia (Foto: Reprodução/Twitter)

1. Aspas

As aspas são usadas pra procurar por um texto específico. Por exemplo, buscar pelo termo novo iPhone (sem aspas) retorna qualquer resultado com apenas uma das palavras. Já usando “novo iPhone”, apenas os resultados com o termo exato serão mostrados.

Aspas permitem procurar por termos específicos ao invés de palavras (foto: Reprodução/Twitter)Aspas permitem procurar por termos específicos ao invés de palavras (foto: Reprodução/Twitter)

2. AND e OR (E e OU)

O operador AND faz com que todos os resultados com pelo menos um dos termos seja exibido e é o operador usado por padrão nos termos de busca. Ou seja: ele funciona mesmo sem ser especificado. Já o OR é o contrário: ele retorna apenas resultados que contenham um dos termos mas não o outro.

Opção OR permite procurar por resultados com um ou outro termo (foto: Reprodução/Twitter)Opção OR permite procurar por resultados com um ou outro termo (foto: Reprodução/Twitter)

3. Sinal de menos

Muitos termos são compostos por mais de uma palavra, o que dificulta na hora de pesquisar por apenas um deles. Nestes casos, o sinal de menos (-) pode ser usado para excluir um dos termos da pesquisa. Ele é útil por exemplo, para procurar pela palavra “rede” sem encontrar resultados relacionados ao termo “rede social”.

Sinal oculta palavras dos resultados, facilitando buscas semelhantes a termos compostos (foto: Reprodução/Twitter)Sinal oculta palavras dos resultados, facilitando buscas semelhantes a termos compostos (foto: Reprodução/Twitter)

4. FROM: (De:)

Este operador permite limitar as buscas por apenas um usuário. Ele é útil para filtrar tuítes de um um site de notícias, por exemplo.

Opção permite escolher qual usuário deve ser pesquisado (foto: Reprodução/Twitter)Opção permite escolher qual usuário deve ser pesquisado (foto: Reprodução/Twitter)

5. TO: (Para:)

Já este operador é usado para procurar mensagens destinadas a um usuário específico e ajuda a encontrar conversas envolvendo usuários.

Operador permite ver mensagens enviadas a usuários (foto: Reprodução/Twitter)Operador permite ver mensagens enviadas a usuários (foto: Reprodução/Twitter)

6. NEAR: (Próximo:)

Esta opção permite especificar o local de onde os tuítes são pesquisados, de forma a encontrar mensagens vindas de uma determinada parte do mundo.

Twitter permite encontrar mensagens vindas de partes específicas do mundo (foto: Reprodução/Twitter)Twitter permite encontrar mensagens vindas de partes específicas do mundo (foto: Reprodução/Twitter)

7. WITHIN: (Dentro:)

Este operador permite pesquisar por mensagens que tenham sido tuitadas perto do próprio usuário. Ela pode ser combinada com a opção NEAR: para filtrar ainda mais os resultados.

Recurso permite localizar mensagens tuitadas perto do usuário (foto: Reprodução/Twitter)Recurso permite localizar mensagens tuitadas perto do usuário (foto: Reprodução/Twitter)

8. SINCE: e UNTIL: (Desde: e Até:)

Estes dois operadores permitem especificar, respectivamente a data de início e do final da busca. Eles são úteis para delimitar resultados em um certo período de tempo.

Busca do Twitter permite especificar um período do tempo (foto: Reprodução/Twitter)Busca do Twitter permite especificar um período do tempo (foto: Reprodução/Twitter)

9. FILTER: (Filtro:)

Esta opção permite que o usuário faça buscas por tuítes que possuam conteúdos específicos como links, imagens e vídeos.

Recurso permite encontrar mensagens com links, fotos ou vídeos (foto: Reprodução/Twitter)Recurso permite encontrar mensagens com links, fotos ou vídeos (foto: Reprodução/Twitter)

10. SOURCE: (Fonte:)

A opção permite limitar os resultados para links vindos de aplicativos ou clientes específicos.

Operador permite filtrar a fonte de um tuíte (foto: Reprodução/Twitter)Operador permite filtrar a fonte de um tuíte (foto: Reprodução/Twitter)

Via All Twitter

Como recuperar conta suspensa no Twitter? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Nazareth
    2014-09-26T18:51:34

    Boa noite. Excelentes dicas. Com aspas, que eu já conhecia, e from, que eu não conhecia, consegui encontrar um antigo e divertido tweet que considerava perdido. Valeu!