Tablet

10/09/2014 09h25 - Atualizado em 10/09/2014 15h43

Vale a pena esperar o iPhone 6 ou é melhor comprar o iPhone 5S?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A nova geração do iPhone chegou nesta semana com novidades importantes para os fãs da marca. Infelizmente, porém, ainda não há previsão de chegada ao Brasil, muito menos os preços a serem praticados. Se você está pensando em trocar de celular e quer um smart da Apple, veja a seguir nossa análise e confira se vale mais comprar o modelo 5S ou esperar um pouco para adquirir o iPhone 6.

Qual é a diferença entre o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus?

Veja se vale esperar pelo lançamento nacional do novo iPhone no Brasil (Foto: Divulgação)Veja se vale esperar pelo lançamento nacional do novo iPhone no Brasil (Foto: Divulgação)

Desempenho: iPhone 6

A Apple não deixou a desejar na melhoria de desempenho. O iPhone 6 traz em seu interior o novíssimo chip A8, que promete ser 25% mais rápido para processar informações e 50% mais eficiente com gráficos.

Isso significa que, por mais que o chip A7 do 5S consiga aproveitar a API Metal para exibir jogos mais realistas no iOS 8, o novo modelo foi feito para tirar o máximo da novidade. Portanto, espere games e apps muitos mais detalhados e rápidos.

Novo chip A8 promete melhorar performance geral e, principalmente, gráficos (Foto: Divulgação)Novo chip A8 promete melhorar performance geral e, principalmente, gráficos (Foto: Divulgação)

Há vantagem também no armazenamento. Com o mesmo preço do iPhone 5S na época do lançamento nos EUA, o iPhone 6 traz opção de 128 GB de armazenamento, além dos usuais 16 GB e 64 GB. Outro diferencial é a antena NFC, que finalmente estreia nos "iDevices". Junto com um chip de segurança, ela permitirá que os iPhones novos possam usar o ApplePay, sistema de pagamentos digitais da empresa.

Completam as melhorias de hardware mudanças menores mas também muito úteis, como Wi-Fi padrão 802.11ac, ligações usando rede LTE e Wi-Fi, além de um chip de detecção de movimento mais apurado, que passa a identificar diferentes tipos de locomoção, como andar de bicicleta e correr, para melhorar as estatísticas de saúde obtidas pelo telefone.

Bateria: iPhone 6

Bateria só muda de forma mais perceptível no modelo Plus (Foto: Reprodução/Apple) (Foto: Bateria só muda de forma mais perceptível no modelo Plus (Foto: Reprodução/Apple))Bateria só muda de forma mais perceptível no modelo Plus (Foto: Reprodução/Apple)


O iPhone 6 não traz uma grande revolução na autonomia de energia, mas se mostra superior ao 5S. A tabela exibida pela Apple mostra que ele oferece sim vantagens, mas discretas. A mudança realmente perceptível foi em reprodução de áudio, que passou para 50 horas seguidas, contra 40 horas da versão lançada em 2013. Há também mais tempo para fazer chamadas de voz via Internet usando 3G, que saltou de 10 horas para 14 horas.

Os principais quesitos, porém, permanecem quase inalterados, como navegação via Wi-Fi, 4G, reprodução de vídeo e standby.

Tela: iPhone 6

Principal diferença entre os iPhones 5S e 6 é a tela (Foto: Divulgação)Principal diferença entre os iPhones 5S e 6 é a tela (Foto: Divulgação)

A grande e mais vistosa adição ao iPhone novo é, certamente, a tela maior de 4,7 polegadas. Ela se iguala a modelos concorrentes como o Moto X (2013), e oferece resolução entre HD e FullHD (1134×750 pixels), resultando em uma boa densidade de pixels de 326 ppi.

Portanto, se você gosta de assistir a vídeos e navegar na web de maneira geral, o iPhone 6 promete rivalizar ainda mais com a experiência oferecida por modelos Android da Samsung, LG e Sony, só para citar alguns.

Sendo a usabilidade o ponto forte da Apple, a empresa se preocupou em melhorar a ergonomia do aparelho para uso com uma mão e fez adaptações no software. Uma delas permite, por exemplo, deslocar a interface para baixo para acessar as configurações, bastando tocar duas vezes no TouchID.

Dimensões: iPhone 5S

O aumento na tela também incrementou quase todas as dimensões do iPhone, menos a espessura. A última geração vem acompanhada de um corpo que mede 138.1 x 67 x 6.9 mm, maior na largura e altura, porém mais fino: o iPhone 5S mede 7,6 mm de espessura. O modelo antigo continua sendo fino, mas a diferença para o lançamento é perceptível. Por outro lado, ele é mais compacto e tende a agradar mais quem tem mãos e bolsos pequenos. Vale notar que o iPhone 6 é também mais pesado: são 129 g contra 112 g do iPhone 5S.

Design: Empate

A Apple empregou algumas mudanças pontuais no iPhone 6 que o tornam diferente dos demais à primeira vista – algo que não ocorre desde o iPhone 4. Todo em alumínio, ele tem bordas arredondadas que se juntam ao vidro frontal para melhorar a pegada, e possui duas linhas na traseira. O desenho tem suas qualidades, mas, como o iPhone 5S também tem traços clássicos e construção que agradam, a escolha deve seguir o gosto pessoal do comprador.

Câmeras: iPhone 6

Câmera do iPhone 6 ganhou estabilização de imagem digital para fotos em movimento (Foto: Divulgação)Câmera do iPhone 6 ganhou estabilização de imagem digital para fotos em movimento (Foto: Divulgação)

Como de costume, a Apple incorporou melhorias na câmera do iPhone, embora não se saiba ainda seu resultado prático. O sensor é o mesmo iSight de 8 megapixels com flash LED, mas o iPhone 6 conta, finalmente, com sistema de estabilização de imagem, feita digitalmente. O smart mais recente deverá, então, tirar fotos melhores em movimento, além de absorver mais luz em ambientes escuros.

Houve também atenção para as selfies, com a inclusão de um novo modo Burst para tirar várias fotos rapidamente com a câmera frontal, que continua com a mesma resolução de 1,2 megapixels. Além disso, o modo slowmotion ganhou uma nova opção de taxa de frames de 120 fps ou 240 fps, além de modo time lapse.

Sistema operacional: Empate

iOS 8 do iPhone 6 será o mesmo disponibilizado ao iPhone 5S (Foto: Divulgação)iOS 8 do iPhone 6 será o mesmo disponibilizado ao iPhone 5S (Foto: Divulgação)

O iPhone 6 já virá de fábrica com o iOS 8, que traz diversas melhorias para os usuários. No entanto, a Apple vai liberar exatamente o mesmo sistema para o iPhone 5S ainda em setembro de 2014. Apesar da Apple disponibilizar o mesmo sistema operacional para vários modelos de iPhone, ela comumente retira algumas funcionalidades incompatíveis.

Felizmente, o iPhone 5S deverá rodar bem qualquer novo recurso trazido pelo iOS novo, a não ser as otimizações e apps dedicados ao sistema de pagamentos Apple Pay. As principais novidades, como widgets, teclado personalizado e apps mais flexíveis, estarão presentes perfeitamente.

Preço e disponibilidade: iPhone 5S

Há mais tempo no mercado, o iPhone 5S já sofreu uma queda de preço com o lançamento de seu sucessor. O aparelho hoje tem preço oficial de R$ 2.199 para a versão de 16 GB e R$ 2.599 para a versão de 32 GB, mas é possível encontrá-lo no varejo por menos. 

Conclusão

A escolha entre um produto do ano passado e sua versão recém-lançada geralmente recai em uma questão de quanto o consumidor está disposto a pagar. Esse é mais um desses casos, já que o iPhone 5S ainda será um bom aparelho por um bastante tempo, sendo compatível com o iOS 8 e seus muito bem-vindos novos recursos.

Qual a marca de smartphone com a melhor câmera? Comente no Fórum do TechTudo

No entanto, desde a transição entre o iPhone 3GS e iPhone 4, nunca houve tanto motivo para esperar. A tela maior do iPhone 6 mudou completamente a experiência de uso em apps, navegação e com vídeos, prometendo agradar a muitos. As telas grandes estão no mercado faz tempo, e é um bom sinal que a Apple tenha percebido essa tendência e mudado sua estratégia.

Outros quesitos podem não ser de tanta importância assim, como o desempenho geral da CPU, a nova câmera, o Apple Pay (que deve demorar bastante para chegar ao Brasil) e a mudança de design. No final, a pergunta que você deve fazer é: vale a pena gastar mais para ter um display maior? Se você segurar seu ímpeto e puder disponibilizar o dinheiro extra depois (algo em torno de R$ 1 mil), o iPhone 6 faz crer que sim.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Alberto
    2014-09-10T12:35:42  

    Observando...Vejo como tem gente frustrada na vida. Não tem um centavo para ter o Iphone 6 e vem critica-lo aqui! Graças a Deus vocês tem a casas Bahia, sai com aquele carnê do tamanho de uma bíblia, se não...Nem Galax vcs conseguiriam comprar!

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2014-09-10T12:35:42  

      IPHONE, modinha de povo emergente que gosta de copiar americano. Carlos Alberto deve ser um desses.

    recentes

    populares

    • Carlos Alberto
      2014-09-10T12:35:42  

      Boa Carlos Alberto, Casas Bahia pra comprar celular de 6 chips (pra ficar economizando centavos nas ligações). kkkkkkkkkk

  • Thiago Pontes
    2014-09-10T11:49:35  

    Aparelho já nasceu pelo menos um ano defasado. Tela FullHD com apenas 401ppi. Aparelhos como o HTC One M8 Prime e o Galaxy S5 têm, respectivamente, 534ppi e 577ppi. Já temos resoluções QHD no Lenovo Vibe Z2, Galaxy Edge, LG G3, dentre outros. Comparar o A8 com as versões mais recentes do Snapdragon também não dá. O mais engraçado é que por anos a Apple ficou batendo o pé repetindo que telas de 4.7, ou maiores, jamais seriam usadas no iPhone. Tentou ignorar o NFC. E o que vemos hoje? iPhone 6 com 4.7 e 6 plus com 5.5. Apple Pay? NFC na cabeça. Parece que sem Jobs a Apple perdeu mesmo o rumo.

    recentes

    populares

    • Thiago Pontes
      2014-09-10T11:49:35  

      Rodrigo Abravanel kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adoreiiiiiiiii!!!!

    recentes

    populares

    • Thiago Pontes
      2014-09-10T11:49:35  

      Diego, NFC não é usado no Brasil?! Onde você vive?! O Banco Itaú já permite que os clientes utilizem o smartphone como cartão para fazer transações. Eu mesmo utilizo o celular para sacar dinheiro quando o caixa eletrônico não tem biometria. Sem falar no uso como crachá para passar na catraca do prédio comercial em que eu trabalho. O PayPal também permite a realização de pagamento via NFC ou biometria. A Apple está anuncionando tecnologia de 5 anos atrás!

  • Ruben Simoes
    2014-09-10T11:13:32  

    hahahahahahahhahahahhahaha que lixo de celular esse iPhone 6!!!

    recentes

    populares

    • Ruben Simoes
      2014-09-10T11:13:32  

      Aposto q vc adorari ter dinheiro para comprar kkkkkkk

  • Marcio Jesus
    2014-09-10T13:16:18

    O aparelho parece ser bom mas, melhor ainda, são os comentarios. Tenho um Lumia 520 e, nao arrependo... Faz e recebe chamadas, tira otimas fotos e vejo videos. Nao é 4G, pois nem o 3G de verdade funciona no Brasil, principalmente em SP. Boa sorte aos abastados que nao se envergonham em dizer que podem compra-lo. E aos possuidores de outros tops tambem!

  • Matheus Rocha
    2014-09-10T14:17:10  

    O negócio é o seguinte, tem muita gente falando aí que Android trava e tals. Mas vamos pensar no seguinte: O IOS é totalmente concreto, não tem comunicação com nada, já os Android's tem muito mais recursos... Enfim, vc escolhe IOS (tem bluetooth e nao serve para nada, você tem que ser hacker para colocar uma música como toque do cel) já o Android (faz de tudo com muito mais praticidade).

    recentes

    populares

    • Matheus Rocha
      2014-09-10T14:17:10  

      Matheus, é melhor você se informar melhor, pois eu tenho iPhone 4, comprado em 2010 que tem bluetooth e eu uso muito no carro, com meu headphone bluetotth. Quanto ao toque de celular, vc se enganou de novo. Há vários app que fazem isso para o iphone. Certamente vc nunca teve um iPhone né. Deve usar música pirata no seu android.

  • Julio Perei
    2014-09-14T01:50:21

    Ô galera que morre de vontade de ter um iPhone.

  • Plinio Rafael
    2014-09-10T15:11:49  

    No brasil a versão de entrada vai custar 3.800,00... ou seja, não vai vender nenhum! se eu fosse a Apple, fecharia as portas e sairia com vergonha do Brasil por ser uma marca tão patética.

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2014-09-10T15:11:49  

      Não vai vender nenhum? Fanboys da Apple vendem o rim, mas compram o gadget do momento. Mesmo se vier custando 10 mil dilmas! Galera da ostentação e futilidade extrema, que adora ficar se mostrando para os amiguinhos se passando por endinheirado. Acho que você não tem noção do quão toscas as pessoas que habitam esse país podem ser. Aqui, boa parte vive de status e aparência. Futilidade sem limites, caro amigo. Não dão o mínimo valor ao dinheiro que ganham. Só aqui mesmo as pessoas se humilham a esse ponto para comprar esse tipo de coisa. Em nenhum outro lugar aceitam, só os trouxas daqui mesmo.

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2014-09-10T15:11:49  

      Não precisa vender um rim pra ter um iPhone não. Claro que precisa ter um salário legal. Agora, dizer que ter um iPhone é ostentação, pelo amor de Deus, que pobreza. afff.

  • Jean Sozua
    2014-09-10T16:24:51  

    Trabalho em uma multinacional e vejo que Iphone está somente na moda e principalmente para paises sub-desenvolvidos, como o nosso, pois executivos europeus e asiáticos e até americanos, usam HTC, Sony Z2 e motorola, depois Sansumg e depois Apple... Brasil como sempre, sendo americanizado, pessoal acorda!!! Outra quesão é, as operadores ou redes no Brasil são caóticas, então não adianta super aparelhos se o que importa, a conexão, voz e dados são pessímas. E para os retrucadores, antes de falarem se informem, pois morei na Suiça por 6 anos, sei o que é qualidade!

    recentes

    populares

    • Jean Sozua
      2014-09-10T16:24:51  

      Jean, aparelhos corporativos hj sao mais seguros flexiveis. Apple pode ser qualquer coisa menos flexivel. Realmente para uso executivo o iphone nao é nem de longe o recomendado, porém como os consumidores corporativos sao uma pequena parcela do publico consumidor, o fato de um executivo usar ou nao apple nao creio q seja motivo de discussao nas reunioes em Cupertino. Ademais, o iPhone 5s foi o gadget mais vendido desde maio nos 5 maiores mercados consumidores de smartphones, entao essa sua teoria de americanização é lorota. Estranho alguem q trabalha em uma multinacional ter esse raciocinio.

  • Alexandre Santos
    2014-09-10T18:43:24  

    Tem gente ai que vai continuar andando de ônibus, mas vai pegar esse top de linha kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Alexandre Santos
      2014-09-10T18:43:24  

      Você representa o tipo de pessoa que não faz bem ao país, com essas ideias. Tomara que muitas pessoas façam o que você disse em seu comentário mesquinho. Tomara que gastem seu dinheiro com celulares ao invés de carros, pois abarrotam as ruas com seus egoísmos, poluem cada dia mais, entre outras coisas. Transporte de massa é o futuro, é desenvolvimento.

    recentes

    populares

    • Alexandre Santos
      2014-09-10T18:43:24  

      Acho que o Alexandre quis dizer que o consumismo é tão louco, e as pessoas querem tanto o produto, que deixam de comprar itens mais essenciais para comprar um Iphone. Concordo!

  • Alexandre Santos
    2014-09-10T18:34:27

    So fala do android quem nunca teve um Moto X ou MOTO G.

  • Gabriel Pardin
    2014-09-10T16:10:27

    Nossa! esse tal de Likelike ficou mordidinho quando falaram mal da Bostapple! Será que a empresa banca ele? se não, se joga da ponte kkkkkkkk. fala sério

  • Jhallison Reis
    2014-09-10T16:05:19

    Melhor 1 Iphone na mão, do que 100 androids travando

  • Joe Max
    2014-09-10T11:03:33  

    Welcome to 2012 Apple...

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-09-10T11:03:33  

      Eu posso comprar e não curto. E ai?

    recentes

    populares

    • Joe Max
      2014-09-10T11:03:33  

      Mauricio Bragato compra quem é trou xa e não entende nada de tecnologia! Independente de marca, os aparelhos da Apple estão no mínimo 3 anos defasados com relação a tecnologia.

  • Nicholas Abreu
    2014-09-10T15:35:07

    tenho condicoes de comprar um iphone 6 independentemente do preço. nao serei otario de pagar absurdos por esses celulares como 6,s5 e etc. estou muito feliz com meu xperia c e contiunarei com ele. valorizo muito bem meu dinheiro e esse dinheiro estou investindo na minha formação academica. iphone pra mim ja virou modinha e alem disso a pessoa fica presa nesse sistema operacional sem a possibilidade de mudar. concordo que o iphone é OTIMO smart, seguro, eficiente e etc. mas ele tbm tem suas desvantagens. vlw, flw

  • Carlo Bronnies
    2014-09-10T15:03:08

    Vou esperar abaixar para uns R$ 300,00 (Trezentos reais), aí eu compro mesmo um iPhone 6, compro logo dois, um para mim e outro para minha mulher.

  • Edgard Serralbo
    2014-09-10T11:58:25

    resumindo: tem inheiro comrpa, se nao tem vem aqui falar mal kkkk

  • Rony Malone
    2014-09-10T13:18:41  

    pode até não ser o melhor aparelho , mas é de longe o melhor sistema , Android é um lixo !!(já tive os dois) Antes que os paga pau dos dois lados venham me encher o saco !

    recentes

    populares

    • Rony Malone
      2014-09-10T13:18:41  

      teve 1 galaxy Y e 1 galaxy Pocket quer brincadeira

  • Matheus Rocha
    2014-09-10T14:13:28

    O negócio é o seguinte, tem muita gente falando aí que Android trava e tals. Mas vamos pensar no seguinte: O IOS é totalmente concreto, não tem comunicação com nada, já os Android's tem muito mais recursos... Enfim, vc escolhe IOS (tem bluetooth e nao serve para nada, você tem que ser hacker para colocar uma música como toque do cel) já o Android (faz de tudo com muito mais praticidade).

  • Angelo Junior
    2014-09-10T13:47:39

    A marca BLU é otimo acho ate melhor que esse iPhone

  • Fabiola Zoccoli
    2014-09-10T13:43:48

    Melhor 1 Iphone na mão, do que 100 androids travando...

  • Sérgio Martins
    2014-09-10T13:25:51

    A Apple lançou o celular "Frankenstein" com a estabilização de imagem criada pela LG, relógio inteligente lançado pela Sony há dois anos, Design da Samsung, NFC usado no Japão a mais de 4 anos inclusive com esse sistema de pagamento por celular. Qual a inovação mesmo? A inovação morreu com o Jobs. Mesmo assim é um ótimo aparelho mas se paga muito caro no Brasil.

  • Douglas Rodrigues
    2014-09-10T13:24:51

    Fico imaginando os idiotas na fila para comprar um "novo" telefone defasado. Bom, o dinheiro é de vocês façam bom proveito e por favor, assinem o atestado de burrice ao lado...

  • Andre Infalsificavel
    2014-09-10T11:57:14

    Estabilizador de imagem, fala serio! câmera continua a mesma coisa...Fotos do S5 são impressionantes, tiram fotos otimas. A Apple poderia melhorar a camera ao menos!

  • Carlos Bernardo
    2014-09-10T11:43:58

    Que tal um Tablet celular?

  • Sinvaldo Junior
    2014-09-10T11:27:58

    tenho meu Iphone 4S e estou feliz com ele, não gasto esse dinheiro todo com o Iphone 6