Jogos de RPG

08/09/2014 07h31 - Atualizado em 10/07/2015 09h07

Xbox One e PS4: veja quais games remasterizados valem a pena jogar

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O PlayStation 4 e o Xbox One, consoles da nova geração da Sony e Microsoft, respectivamente, estão recebendo muitos jogos remasterizados em seu primeiro ano, títulos originalmente do PlayStation 3 ou Xbox 360 refeitos com visuais em alta definição. Confira o que cada um deles traz de especial e se vale a pena comprá-los novamente.

PlayStation 4: confira os melhores jogos já lançados para o console

Remasterizações melhoram os gráficos, mas justificam visitar um mesmo jogo novamente? (Foto: lightinggamingnews.com)Remasterizações melhoram os gráficos, mas justificam visitar um mesmo jogo novamente? (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que todos os títulos listados são games incríveis que merecem atenção. Se você nunca os experimentou antes, a compra dessas versões remasterizadas é praticamente obrigatória. Este é um guia apenas para quem já jogou alguns desses títulos, se devem investir novamente, agora na versão refeita.

Uma coisa óbvia presente em todas as remasterizações é que os gráficos dos jogos foram melhorados, com modelos e texturas mais detalhados, efeitos de iluminação mais complexos, taxa de quadros mais consistente, entre outros, a maioria rodando em alta definição de 1080p.

The Last of Us Remastered - PlayStation 4

Aclamado por todos como uma obra-prima, o The Last of Us original tinha como principal chamariz a campanha single player e seu profundo enredo, que contava a história de Joel e Ellie. Jogadores podem se sentir impelidos a enfrentar a campanha mais de uma vez, em níveis diferentes de dificuldade, porém em um ano, talvez já o tenham feito.


Uma vantagem da versão Remastered é que ela traz outra densa história de brinde, o DLC Left Behind, que vale muito a pena para quem não o comprou separadamente, e também DLCs do modo multiplayer, como Abandoned Territories e Reclaimed Territories.

Halo: The Master Chief Collection - Xbox One

A coletânea de Halo é de longe o pacote de maior valor de todas as remasterizações. Ela traz os quatro principais jogos da série: Halo: Combat Evolved, Halo 2, Halo 3 e Halo 4, de uma maneira que nunca vimos uma coletânea fazer, além de trazer de volta um dos multiplayer mais populares de todos os tempos.


Cada pedaço dos quatro jogos foi dividido em um “capítulo” que pode ser jogado a qualquer momento, em qualquer ordem, transformando o conteúdo dos quatro títulos em uma espécie de série episódica para o Netflix. É possível até mesmo criar “playlists” cobrindo apenas certas fases, certos pontos de vista da história ou apenas suas fases favoritas.

Metro: Redux - PlayStation 4/ Xbox One

A série Metro não recebeu muita atenção quando foi lançada originalmente no Xbox 360 e PlayStation 3, devido à chegada de muitos jogos semelhantes na época, mas ela traz um game de tiro em primeira pessoa com grande qualidade. 


Se nos consoles anteriores você não considerava os títulos como um bom valor individualmente, no pacote Metro: Redux você receberá Metro 2033 e Metro: Last Light, tornando sua compra mais recompensadora.

Diablo 3: Ultimate Evil Edition - PlayStation 4/ Xbox One

Caso você tenha jogado apenas o Diablo 3 original, a Ultimate Evil Edition é uma evolução natural, pois contém no pacote a expansão Reaper of Souls, a qual permitirá que você enfrente o anjo da morte, Malthael, com uma nova classe, novos itens, sistema de loot melhorado, entra tantas outras novidades.


A melhor parte é que você pode importar seus dados da geração passada para esse novo título e quando enfrentar aventuras ao lado de seus amigos, caso seu personagem não seja forte o bastante para acompanhá-los, o jogo automaticamente irá equilibrar a batalha dando mais força aos seus golpes.

Tomb Raider: Definitive Edition - PlayStation 4/ Xbox One

Apesar de a aventura de Lara Croft ser incrível, esta versão remasterizada pode não ser muito interessante para quem já a jogou na geração anterior. Há melhorias como Remote Play com o PS Vita no PlayStation 4 e comandos de voz pelo Kinect no Xbox One, mas não há muito conteúdo extra no game em si e o modo multiplayer online de Tomb Raider realmente não pegou.


Sleeping Dogs HD
- PlayStation 4 / Xbox One

Sleeping Dogs não foi um jogo que chamou muita atenção em sua época e tanto assinantes da PlayStation Plus quanto da Xbox Live Gold já tiveram a oportunidade de recebê-lo de graça em ocasiões anteriores.


Pra quem já jogou e não achou Sleeping Dogs grande coisa, a versão remasterizada não irá mudar isso. Se você gostou do game, há muito conteúdo extra de DLCs que acompanha essa nova versão e vale uma conferida.

GTA 5 - PlayStation 4/ Xbox One

De todos os jogos mencionados aqui, GTA 5 provavelmente é o que deverá apresentar o maior salto gráfico da geração atual para os novos consoles, não apenas ficando mais bonito, como também mais vivo, com mais elementos adicionados a um game que já era extremamente rico.


Apesar disso, há alguns poréns técnicos que ainda precisam ser revelados antes de determinar sua escolha. Quanto de GTA 5 do PlayStation 3 e Xbox 360 será passado para o PlayStation 4 e Xbox One? Será possível acessar todos os DLCs já lançados de GTA Online? Seu personagem poderá ser importado? Seu progresso na campanha? É preciso esperar por essas respostas.

Saints Row 4: Re-Elected - PlayStation 4/ Xbox One

A mais recente versão remasterizada anunciada foi Saints Row 4: Re-Elected, e como tal há poucas informações disponíveis sobre o que haverá em matéria de conteúdo extra. Já sabemos que incluirá a ridícula (no bom sentido) expansão Gat Out of Hell, mas isso pode não ser o suficiente para comprar Saints Row 4 novamente.


Final Fantasy Type-0 HD
 - PlayStation 4/ Xbox One

É bastante improvável que você tenha jogado o Final Fantasy Type-0 original, o qual foi lançado apenas no Japão para o PSP, porém é possível que tenha tido contato com algumas das traduções caseiras que circularam pela internet. Neste caso o salto gráfico realmente justifica a compra do novo jogo, já que do PSP para o PlayStation 4 e Xbox One há mais do que um pequeno abismo de distância.


Resident Evil HD Remaster
- PlayStation 4/ Xbox One

O remake do clássico Resident Evil possui um grande valor para os fãs, mas é preciso encarar alguns fatos. É um remake de 2002 que já foi relançado em 2009. Mesmo sendo para plataformas mais fracas, os gráficos já eram bem impressionantes em sua época, graças aos cenários pré-renderizados. É pouco provável que haja extras tão impressionantes que façam valer a pena revisitar o jogo, valendo mais pela nostalgia.


Qual jogo você gostaria de ver remasterizado em HD?
Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • FRANCISCO LIMA
    2016-01-18T18:15:47

    Um jogo que merecia um remake pra todas as plataformas da nova geração é CHRONO TRIGGER. Quem jogou.. sabe que é um dos melhores RPGS ja criado..

  • Fabio Rouliel
    2014-09-08T10:52:23  

    É isso mesmo ? Vou jogar GTA 5 novamente no ps4 e a galera do PC nem jogou ainda ????KKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Fabio Rouliel
      2014-09-08T10:52:23  

      você é do mal

  • Elias Silva
    2014-10-27T22:13:07

    No momento estou jogando resident evil remake no meu wii, quanto paguei? Zero reais.

  • Patrick Lima
    2014-09-08T12:04:53  

    Em um ponto devo discordar totalmente da matéria. Para mim o remaster que mais merece ser jogado é justamente o do Resident Evil Remake ... uma, por ser um remaster de um game extremamente bem feito e que merece ser rejogado ... duas, esse remake ficou restrito a poucas pessoas pois foi lançado em apenas duas plataformas (Gamecube e Wii). Para mim, o maior motivo de se ter um remaster é o de expandir ao maior número de pessoas possível a experiência de grandes games, e não somente uma repaginada visual. RE remake é um jogo divertidíssimo e com a tão esperada atmosfera "terror" super presente.

    recentes

    populares

    • Patrick Lima
      2014-09-08T12:04:53  

      Elias Silva Segundo sua teoria (de foco apenas em novidades) remasters ou portes de jogos não deveriam existir, então a matéria está mais errada ainda em sugerir qualquer remaster ... O.o

    recentes

    populares

    • Patrick Lima
      2014-09-08T12:04:53  

      Eu concordo com o seu ponto de vista, remake é remake, talvez o mais inovador e ao mesmo tempo original que eu já joguei foi mesmo o Fire Red e o Leaft Green, eles mudaram pouca coisa na história, mas o Gameplay foi totalmente revolucionado, além dos gráficos (sim, gráficos) e quando eu joguei pela primeira vez e fui jogar no primeiro Red Version parecia injogável, joguei o Yellow e depois me deu uma vontade de jogar o Soul Silver, e isso foi em 2009. Depois disso eu comecei a dar um grande valor á remasterizações

  • Elias Silva
    2014-10-23T16:10:40

    Pessoal, comprem um nintendo wii que custa em média duzentos reais, desbloqueie você mesmo e joguem Resident Evil remake, o Zero,o 4, o Darkside Cronicles, e outros clássicos tudo pelo mesmo preço de um jogo desses. Se for pra esperar o 7 ou o Revelations 2 tudo bem, agora jogar um jogo saturado desses só por causa do gráfico que muda um pouco é jogar dinheiro no lixo.

  • Fabio Rouliel
    2014-09-11T14:32:44  

    Repaginar jogos antigos é legal , mas seria mais maneiro trazer os personagens antigos do mundo animado para o nova tecnologia fico imaginando um jogo do He-man no ps4por exemplo , She-ra , thundercats , Droopy(mingal ) , família dinossauro e por aí vai ...

    recentes

    populares

    • Fabio Rouliel
      2014-09-11T14:32:44  

      Os fãs boys de hj esses mulekes n sabem o q é isso. Então ignore os deslike aí.

    recentes

    populares

    • Fabio Rouliel
      2014-09-11T14:32:44  

      eu li família dinossauros?

  • Claudio Lima
    2014-09-09T13:36:24  

    Vlw, mas sou mais o meu PC. Jogo o jogo q quiser. Se não tiver pra PC é só emular.

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2014-09-09T13:36:24  

      Qd chegar um emulador jogo. hehehehehehehehe

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2014-09-09T13:36:24  

      Emulador de PS4/XONE? kkkkk vai esperar uns 15 anos ainda meu filho.

  • Vinicius Alexandre
    2014-09-09T09:39:49

    Cara, em relação ao Tomb Raider, a diferença gráfica é absurda em relação aos outros consoles. Mesmo tendo pegado ele de graça na psplus pro ps3, fiz questão de comprar um novo pro ps4, prq realmente parece uma experiência nova. Em relação ao The last of us, não se vê tanta diferença assim pro ps3, só vou comprar um mesmo prq passei meu ps3 pra frente, e esse jogo é obrigatório pra quem curte ótimos jogos .