Celular

08/09/2014 06h00 - Atualizado em 26/11/2015 09h50

Galaxy S5 ou Xperia Z3: confira o comparativo de celular da semana

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Xperia Z3 foi apresentado pela Sony, na IFA 2014, praticamente sem mudanças de hardware, mas com novidades importantes que deixam o top de linha da fabricante japonesa ainda melhor. O smartphone é dual chip e tem 'super' câmera de 20,7 megapixels. Mas, será que o bastante para bater o popularíssimo Galaxy S5 da Samsung? Confira no comparativo Galaxy S5 vs Xperia Z3 qual celular Android oferece as melhores especificações pelo preço. 

Xperia Z3: conheça a nova linha de tablets e smartphones da Sony

Comparativo Xperia Z3 x Galaxy S5 (Foto: Arte/TechTudo)Xperia Z3 x Galaxy S5? Qual é o melhor? (Foto: Arte/TechTudo)


Desempenho: Empate

O Xperia Z3 trouxe um processador parecido com sua última versão, aumentando a frequência do Snapdragon 801, da Qualcomm, de 2,3 GHz para 2,5 GHz, igualando-se ao Galaxy S5. Porém, o flagship da Sony traz 1 GB a mais de RAM (3 GB contra 2 GB), o que deve dar-lhe vantagem em tarefas mais exigentes.

No geral, apesar da ligeira vantagem do Xperia Z3, não há qualquer diferença de desempenho entre os dois aparelhos em tarefas mais cotidianas, como navegar na web, multitarefas e abertura de quase qualquer app disponível na Google Play Store.

Os dois oferecem 16 GB de armazenamento interno e entrada para cartão microSD de até 128 GB. Mas o smart o Samsung empata a disputa graças aos sensores de batimentos cardíacos e de leitura de digitais, inexistentes no Xperia Z3. No final, o Xperia leva a melhor em apps pesados, mas o Samsung oferece recursos exclusivos.

Bateria: Xperia Z3

O desempenho da bateria do Xperia Z3 foi, talvez, seu grande diferencial frente ao antecessor. Ainda não houve tempo para testes, mas a Sony garante até dois dias inteiros longe da tomada em uso moderado, o que supera até smartphones intermediários conhecidos por seu bom desempenho de energia, como o Moto G.

Principal novidade do Xperia Z3 é a bateria de longa duração (Foto: Divulgação) (Foto: Principal novidade do Xperia Z3 é a bateria de longa duração (Foto: Divulgação))Bateria do Xperia Z3 promete durar até dois dias de uso moderado (Foto: Divulgação)


Nesse quesito, portanto, apesar de o Galaxy S5 trazer o modo Ultra Power Saving Mode, que deixa a tela em preto e branco e estende a duração da bateria, o Xperia consegue fazê-lo sem limitar os recursos, resultando em uma experiência melhor e mais confiável para o usuário.

Tela: Empate

Ambos oferecem telas grandes e de alta resolução - Full HD (1080 x 1920 pixels) -, cada uma com sua tecnologia própria para melhorar a reprodução de imagens. O Xperia traz X-Reality para gráficos e Triluminous para brilho, enquanto o Galaxy tem o velho conhecido painel Super AMOLED, com suas cores vivas e pretos reais.

Apesar da tela do S5 oferecer densidade de pixels um pouco maior, já que a resolução é a mesma em um display menor, a diferença é imperceptível mesmo a olhos bem treinados. Portanto, os dois são igualmente agradáveis para assistir a vídeos em alta qualidade.

Dimensões: Galaxy S5

A Sony deixou o Xperia Z3 mais fino que o Z2, contudo o produto ainda é mais pesado e mais alto que o Galaxy S5, o que pode dificultar o uso do celular da Sony com uma só mão. O Z3 mede 146 x 72 x 7.3 mm e pesa 152 g, contra 142 x 72.5 x 8.1 mm e 145 g do Galaxy S5. O smart da fabricante coreana, então, acaba sendo mais portátil.

Galaxy S5 foi o smartphone mais vendido de junho no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Galaxy S5 foi o smartphone mais vendido de junho no Brasil (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Dimensões do Galaxy S5 são melhores para quem não gosta de smartphones grandes (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Design: Xperia Z3

O lançamento da Sony conseguiu melhorar ainda mais o elogiado design do Xperia Z2. As principais características foram mantidas, como o vidro temperado na frente e atrás, e as bordas mais curvas e bem acabadas. O Xperia Z3 é um smartphone com construção de ponta.

Já a Samsung não teve tanto esmero assim com seu top de linha atual. O Galaxy S5 tem acabamento todo em plástico, com metal apenas nas bordas do aparelho. Isso resulta em um corpo mais resistente a quedas, mas, com certeza, menos agradável de segurar.

Além disso, o Xperia traz certificação de resistência à água e poeira melhores que a do Galaxy, o que o permite ser mergulhado em até 1,5 m de água por 30 minutos, 50 cm a mais do que o recomendado pela Samsung para seu top de linha.

Câmera: Xperia Z3

O Xperia Z3 manteve a boa câmera do Z2, com resolução de 20,7 megapixels e gravação de vídeo em 4K. Ela já era melhor em termos de tamanho de imagem capturada do que a oferecida pelo Galaxy S5, que tem sensor traseiro de 16 megapixels e também faz vídeo em resolução Ultra HD.

Traseira do Xperia Z3 (Foto: Divulgação/Sony)Xperia Z3 leva vantagem no quesito design (Foto: Divulgação/Sony)

As duas câmeras têm desempenho semelhante, mas a Sony conseguiu dotar o Xperia Z3 de uma lente com mais ângulo e capaz de capturar mais luz, com ISO de 12800.

Antes de um teste minucioso com o Xperia, o desempenho de sua câmera no mundo real ainda é incerto. Porém, a julgar somente pelas especificações, ele deverá ser capaz de tirar fotos mais detalhadas que o Galaxy S5, especialmente em ambientes pouco iluminados.

Sistema operacional: Empate

Os dois aparelhos vêm de fábrica com a versão 4.4 do Android e suas respectivas personalizações. A Samsung traz, como sempre, diversos recursos de software exclusivos, como rastreamento dos olhos, interação sem tocar na tela, entre muitos outros.

Qual o melhor smartphone para tirar fotos tipo "selfie"? Descubra no Fórum do TechTudo

Já o sistema do Xperia Z3 exibe um design mais parecido com o Android original, com algumas modificações que podem ser úteis, especialmente para quem tem o Playstation 4: o smart poderá receber streaming de jogos rodando no videogame e ser conectado ao controle oficial para se transformar em um console de última geração.

Os dois têm suas vantagens e desvantagens em termos de software. Então, a escolha acaba recaindo sobre puro gosto pessoal.

Preço e disponibilidade: Galaxy S5

O Galaxy S5 já está disponível desde abril no Brasil e pode ser encontrado em inúmeras lojas físicas e online por todo o país, por preços já abaixo de R$ 2 mil. Por outro lado, o Xperia Z3 só foi anunciado recentemente e deve demorar a desembarcar por aqui, possivelmente só em 2015. O preço também permanece indefinido, mas deve ficar entre R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil.

Galaxy S5 (Foto: Luciana Maline / TechTudo)Galaxy S5 está disponível em todo o país (Foto: Luciana Maline / TechTudo)


Conclusão: Xperia Z3

É de se esperar que um smartphone recém apresentado seja melhor do que outro lançado há cinco meses, já que a tecnologia móvel avança muito rápido. E essa diferença aparece em alguns quesitos importantes quando comparamos Xperia Z3 e Galaxy S5.

O smart da Sony tem um design mais refinado, câmera com mais megapixels e um hardware ainda mais poderoso do que o top da Samsung. Este, por sua vez, é mais leve e um pouco menor, o que pode agradar a consumidores que não se adaptam a telas grandes demais, ou que trocam metal e vidro pela durabilidade do plástico.

Xperia Z3 (Foto: Divulgação/Sony)Especificações do Xperia Z3 são um pouco superiores que as do Galaxy S5 (Foto: Divulgação/Sony)


Cada um traz vantagens únicas, como o suporte a jogos do Playstation 4 de um lado e recursos dedicados à segurança (via biometria) e à saúde (medição de batimentos) do outro. Mas excluídas essas particularidades, o Xperia Z3 traz um conjunto mais moderno e que vale o investimento, caso você esteja disposto a gastar mais.

Na avaliação de especificações quesito por quesito, o Xperia Z3 venceu o Galaxy S5 por uma vantagem pequena: 6 a 5.

Tabela comparativa entre o Xperia Z3 e o Galaxy S5 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre o Xperia Z3 e o Galaxy S5 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Taís Santos
    2014-12-01T17:11:18  

    Mesmo vendo um tando de materia sobre esses smartphones, ainda estou em duvida em qual comprar, S5 ou Z3?

    recentes

    populares

    • Taís Santos
      2014-12-01T17:11:18  

      Vá de z3

  • Paulo Oliveira
    2014-09-08T13:48:34  

    Moto -G dá de 10x0 em todos esses aí...

    recentes

    populares

    • Paulo Oliveira
      2014-09-08T13:48:34  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o dia que comprar um telefone de verdade vc pode falar algo z3 nem compara e falta de respeito comparar motog com esses telefones os dois sao otimos mas prefiro o z3

    recentes

    populares

    • Paulo Oliveira
      2014-09-08T13:48:34  

      Concordo plenamente, Allan

  • Augusto Prates
    2016-01-01T12:48:00

    Não comprem o Z3. Maior furada. Muito frágil. A câmera é horrível. Quando usei a frontal foi a maior decepção. Comprei esse celular devido uma viagem que fiz e o arrependimento foi grande. A câmera dele se mostrou inferior ao novo Moto G.

  • Adriano Taborda
    2016-11-15T17:19:32

    As vantagens do s5 em relação ao xperia são som mais potente e qualidade de imagem.

  • Corinna Jegan
    2015-02-25T21:24:15  

    Não compre o Z3 não resiste nem a mínima das quedas...

    recentes

    populares

    • Corinna Jegan
      2015-02-25T21:24:15  

      Concordo..uma PORCARIA...e a câmera é horrível...

  • Gean Melo
    2014-09-08T23:44:29  

    ENGRAÇADO O MEU HTC ON M8 TEM O DESEMPENHO MELHOR QUE ESSES 2 CELULAR !!! MAIS É ISSO AI !! DETALHE O MEU HTC NAO É DE PLASTICO!!!! HTC M8 O MELHOR !!!

    recentes

    populares

    • Gean Melo
      2014-09-08T23:44:29  

      HTC one m8 melhor que o z3 ? kkkkk no antutu meu z3 ficou acima do one m8,(fala a verdade,o M8 tem um quad core de 2,3 GHz contra o de 2,5 do z3,sem falar que o m8 tem apenas 2 GB de ram,e o z3 tem 3 GB)eu poderia falar mais pontos em que o m8 perde pro z3 (como por exemplo o fato de ele nao ser aprova de agua)mas deixa quieto,nao leve a mal,o m8 é um bom celular,mas longe de vencer do z3.

    recentes

    populares

    • Gean Melo
      2014-09-08T23:44:29  

      Evandro Lucas CARO AMIGO PODE TER UMA POTENCIA MAIOR OK MAIS O CONJUNTO DA OBRA NEM COMPARA NE E PRAMIM TANTO FAZ TAMBEM OK E OUTRA PORQUE O HTC VEM SENDO O MELHOR ANO APOS ANO?? AS PESSOAS ACHA SOMENTE É PROCESSADOR OK MAIS NAO AMIGO MAIS TUDO BEM O MEU HTC M8 TEM 1 ANO E MEIO JA E FAZ 48 MIL PONTOS OK UM CEL DE 1 ANO E MEIO FAZER ESSA PONTUAÇÃO?? SE TOCA GRANDE !!!!

  • William
    2014-09-08T14:22:43  

    1Gb a mais de RAM e deu empate no desempenho?????????? Techtudo, faz favor de colocar gente que entende do assunto para escrever as matérias e deixa os estagiários cuidarem do cafezinho de do biscoitinho...

    recentes

    populares

    • William
      2014-09-08T14:22:43  

      Claro que eu li e claro que 1GB faz diferença sim. Se é pra usar a sua lógica, um aparelho com 512Mb de RAM tem a mesma performance que um aparelho de 1GB? Caso não saiba, o Android carrega vários apps na memória e até mesmo se não instalar nenhum app e ficar somente navegando na internet (coisa totalmente improvável por mais leigo que seja o usuário), chega um momento que esse 1GB fará diferença sim. Li sim a matéria e meu comentário foi para manifestar o EMPATE que o techtudo deu no quesito desempenho.

  • Breno Teixeira
    2014-12-27T10:47:15

    Meu nokia 5120i é muito melhor que esses lixos aí. A bateria dura uns 15 dias, o celular não trava hora nenhuma, não fica fora de área de jeito nenhum, e esse negócio de ser à prova d'água... um aparelho do meu amigo, igualzinho ao meu, caiu dentro de um rio num domingo, ficou a semana inteira lá no fundo, no outro sábado ele conseguiu resgatar o celular, passou uma toalha nele e já saiu usando numa boa. E a bateria ainda tava acima da metade!

  • Breno Teixeira
    2014-12-27T10:44:27

    Meu nokia 5120i é muito melhor que essas porcarias aí. A bateria dura uns 15 dias, o celular não trava hora nenhuma, não fica fora de área de jeito nenhum, e esse negócio de ser à prova d'água... um aparelho do meu amigo, igualzinho ao meu, caiu dentro de um rio num domingo, ficou a semana inteira lá no fundo, no outro sábado ele conseguiu resgatar o celular, passou uma toalha nele e já saiu usando numa boa. E a bateria ainda tava acima da metade!

  • Marcelo
    2014-11-17T16:07:30

    Eu tenho um xperia z2 e nossa, o vidro na frente e atrás deixa o aparelho lindo e elegante.

  • Fernando Fernandes
    2014-09-08T12:19:44  

    . . . 1,5m, isso é 500m a mais do que o S5 . . . Pessoal, tem que verificar esse texto aqui... isso é 50cm a mais que o S5... não 500m... percebam, 500m é igual a meio quilômetro...

    recentes

    populares

    • Fernando Fernandes
      2014-09-08T12:19:44  

      Pelo visto ninguém aqui aprendeu ler numeros decimais. Lê-se: Um metro e meio, e não 1 quilômetro e 500 metros. Depois dizem que a matéria foi feita por estagiários kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Fernando Fernandes
      2014-09-08T12:19:44  

      1.5 m - Um metro e meio. 1.5 km - Um quilômetro e meio. Depois chamam o publicador da matéria de estagiário, que incrível

  • Beato Salu
    2014-11-05T10:01:20

    De tantos modelos e preços to pirando o cabeção!!! quer saber! vô comprar no maximo um s4 é ficar olhando o circo pega fogo por no minimo uns 3 anos, Fui!

  • Gislene Rodrigues
    2014-09-09T08:26:57  

    Bom minha experiencia com a Sony foi péssima , nao recomendo nenhum celular desta linha p ninguém !! Sou 1000 vezes Sansung !!!

    recentes

    populares

    • Gislene Rodrigues
      2014-09-09T08:26:57  

      é que o aparelho da sony não funciona como supositório e vibrador

    recentes

    populares

    • Gislene Rodrigues
      2014-09-09T08:26:57  

      Bom, você não foi o único. Eu e mais cinco amigos adquirimos o Sony Z1 e todos relataram os mesmos problemas. Após uns 15 ou 20 minutos de uso o touch screen para de responder corretamente, ou seja, não aguenta nem a navegação na internet o que dirá rodar um jogo com gráficos superiores. Sony não são só números que fazem um celular, e sim seu correto funcionamento. Aliás a assistência técnica também foi péssima, enviei o meu aparelho relatando estes problemas e me foi enviado de volta relatando uma atualização de software a qual não não surtiu efeito algum, e a traseira quebrada de presente.

  • Tiago Alves
    2014-09-09T08:12:30  

    Xperia nunca mais.. amem... n cometo esse erro 2 vezes

    recentes

    populares

    • Tiago Alves
      2014-09-09T08:12:30  

      você gastou todo o dinheiro da família num aparelho classe a dá nisso

  • Daniel Vack
    2014-09-09T10:29:35

    xperia z3 > xperia z2 = xperia z1 >>>>>>>>> o resto se batendo por um lugar ao sol

  • Carlos Carneiro
    2014-09-08T22:22:38

    Como é que o Z3 é melhor que o S5 se nem preço divulgado tem...

  • MARIO SILVA
    2014-09-08T11:55:18  

    Pensem bem antes de comprar um Sony. OS aparelhos estão apresentando problemas, basta verificaram no site do Reclame Aqui. O que eu comprei apresentou problema, foi trocado pela loja e outro aparelho apresentou o mesmo defeito. Lamentável.

    recentes

    populares

    • MARIO SILVA
      2014-09-08T11:55:18  

      isso aconteceu quando houve atualizaçoes do sistema,mas depois foi corrigido.

    recentes

    populares

    • MARIO SILVA
      2014-09-08T11:55:18  

      Comprei o aparelho em 30/08 atualizar e os dois aparelhos apresentaram o mesmo problema. NÃo resolveram o problema não.

  • Miguel Neto
    2014-09-08T19:08:16

    concordo com o Mário silva, além do mais vc faz uma garantia estendida e quando precisa eles não consertam para vc são todos um bando de marqueteiros tenho com problemas enviei ao conserto voltou pior pois funcionava agora nem tela mostra mais aconselho não fazer garantia estendida.

  • Flavio Fujita
    2014-09-08T17:10:00

    Como o Xperia Z3 iria ganhar nesse requisito Preço e disponibilidade nesse momento? mds

  • Carlos Tenório
    2014-09-08T16:47:50

    sony sempre.

  • Paulo Pereira
    2014-09-08T13:38:40

    Não consigo entender esses comparativos, para muitos inclusive eu o Xperia Z2 já é um aparelho melhor, e consigo citar os meus motivos, materia premium e design top, bateria com duração no minimo 30% melhor possui radio e tv digital ( o s5 não possui nenhuma dessas funçoes ) ja acompanha smart band ( a samsung vende separadamente ) e é a prova dagua ( a propria samsung assume que o S5 é resistente ) a respeito de camera, sinveramente acho que são praticamente iguais, posso garantir que a do Z2 atende até os mais exigentes no quesito. somente a tela ammoled é superior ao ips

  • Roberto Araujo
    2014-09-08T10:28:15

    O SONY É REALMENTE MELHOR QUE S5S EM DÚVIDA NENHUMA;PORÉM A DIFERENÇA DO Z2 PARA O Z3 É MÍNIMA, NA PRATICA NÃO EXISTE DIFERENÇA ALGUMA ( EU TESTEI OS DOIS).