Celular

03/10/2014 09h46 - Atualizado em 03/10/2014 09h46

Ainda vale a pena comprar um iPhone 5C, o smart colorido da Apple?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPhone 5C ficou para trás com o lançamento do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus, que devem em breve chegar às lojas brasileiras. O smartphone já sofreu uma queda de preço, sendo vendido pela loja oficial da Apple por R$ 1.499. Entretanto, valerá a pena comprar um iPhone 5C? Confira a análise do TechTudo sobre gadget colorido.

App permite esconder o status do WhatsApp; veja como funciona

iPhone 5C, o smartphone colorido da Apple (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)iPhone 5C, o smartphone colorido da Apple (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Design

Diferentemente do habitual, a Apple não lançou um sucessor específico para o iPhone 5C este ano. No que diz respeito ao design, isso pode ser encarado de duas formas: positiva, já que o usuário terá o último celular lançado com a aquele estilo, aumentando a sensação de “exclusividade”; e negativa, pois empresas podem lançar menos acessórios para o aparelho, baseadas na incompatibilidade visual com o restante da linha ou queda nas vendas.

 O iPhone 5C traz ainda um peso de 132 g, pouco mais do que o iPhone 6 (129 g) e razoavelmente superior ao iPhone 5S (112 g). Além disso, o telefone tem uma espessura bem avantajada na comparação com os seus sucessores: 9 mm contra 7,6 mm do 5S e 6,9 mm do iPhone 6.

Outro ponto que deve ser destacado diz respeito ainda ao estilo do telefone. Se você gosta de telefones mais coloridos e com um acabamento mais simples, robusto e de plástico, o iPhone 5C continuará sendo ainda uma boa opção. Já quem prefere um smartphone com um design mais refinado e corpo metálico, talvez deva considerar o 5S ou iPhone 6.

Tela

O iPhone 5C deve continuar uma ótima opção para quem não gostou da tela maior dos novos modelos e não quer pagar o mesmo preço do 5S. O modelo colorido da Apple traz um bom display Retina idêntico ao top de linha do ano passado, com 4 polegadas e resolução de 1136 x 640 pixels, resultando em uma densidade de 326 ppi. Ou seja, o usuário conseguirá visualizar seu conteúdo facilmente, desde que o tamanho não seja um problema.

Desempenho

Este deve ser o calcanhar de Aquiles do iPhone 5C, já que a Apple optou por incluir o mesmo hardware do iPhone 5, lançado em 2012, no aparelho: um processador A6 de 32 bits e 1 GB de RAM. Ou seja, ainda que o modelo receba todas as atualizações que o iPhone 5S, seu desempenho deve ser consideravelmente menor, especialmente por conta do chip inferior.

Jogo Banana Kong sendo executado no iPhone 5C (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Jogo Banana Kong sendo executado no iPhone 5C (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Há outro ponto que o usuário deve ficar atento é o armazenamento. O iPhone 5C ganhou uma versão de 8 GB que pode ser bastante atrativa para quem deseja economizar, mas que tende a se tornar insuficiente. Se você gosta de armazenar muitas fotos, músicas, aplicativos e vídeos, é melhor passar longe do modelo básico do aparelho da Apple.

No que diz respeito à bateria, o usuário não deve sentir muito a diferença entre o iPhone 5C e os modelos mais novos, já que a própria Apple não fez grandes promessas a respeito disso. Entretanto, com a chegada de novas atualizações, o smartphone tende a perder parte de sua vida útil.

Câmera

Se você está em busca de um aparelho que faça ótimas fotos, é melhor pensar um pouco mais antes de comprar o iPhone 5C. O aparelho tem uma câmera boa, mas bastante defasada em comparação ao 5S e o iPhone 6.

Para ter uma ideia, o aparelho colorido da Apple não possui as melhorias mais recentes no sensor, o flash LED duplo, estabilização óptica de imagem (OIS) e nem a gravação de vídeos em câmera lenta. Em outras palavras, o iPhone 5C deve apresentar apenas um desempenho regular diante dos modelos mais avançados.

Detalhe da câmera traseira e flash do iPhone 5C (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Detalhe da câmera traseira e flash do iPhone 5C (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Atualizações: até quando?

De forma geral, a Apple costuma oferecer um excelente suporte ao consumidor, com atualizações garantidas por três anos seguidos. Ou seja, é bastante provável que o iPhone 5C chegue até o iOS 10, que só deve ser lançado em 2016. Um bom tempo, especialmente na comparação com os telefones Android.

O único impasse que pode ocorrer na atualização do iPhone 5C diz respeito ao uso do mesmo hardware do iPhone 5, que deve parar no iOS 9. Em outras palavras, é possível que a última versão do sistema chegue bastante limitada ao telefone ou com o desempenho mediano.

Veja opiniões dos usuários sobre o iPhone 5C no Fórum do TechTudo

 E aí, vale a pena?

O iPhone 5C continua sendo um aparelho bastante atrativo, mesmo após o anúncio das versões 6 e 6 Plus. Disponível a partir de R$ 1.499, o telefone colorido promete ser a melhor escolha para quem deseja comprar um modelo da Apple por um preço mais acessível, sem ter que recorrer ao defasado iPhone 4S.

O alerta mais crítico a ser feito em relação ao modelo é em relação ao armazenamento de 8 GB, que é bastante reduzido para quem pretende usá-lo para muitas atividades. Fora isso, o consumidor deve ter em mente que o aparelho traz especificações na medida para funcionar bem, sem apresentar nenhum grande diferencial como o Touch ID dos telefones mais avançados.

No geral, é possível dizer que o iPhone 5C continua sendo uma boa opção de compra para quem é fã da Apple ou deseja um produto da empresa. Apesar disso, o melhor a se fazer antes de investir em qualquer aparelho é comparar as suas expectativas às características do telefone. Assim, é possível evitar uma grande decepção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rosane Anderle
    2014-10-03T12:36:25  

    Quem está comentando ou é pq tem um e acha exelente ou pq é podre demais pra pagar por um telefone de vdd, parece que este post, QUIZ REBAIXAR O 5C NEHUMA ESPECIFICAÇÃO QUE O LEVANTE!! tenho 5c e acho ele exelente e ja o comparei com 5s e não tem mta perda de qualidade em relação ao custo beneficio pq só quem tem um IPHONE SABE OQ É TER UM E NÃO UM ANDROIDIZINHO QUE TODOS E QUALQUE UM TEM! ATÉ O W P 8.1 É MELHOR QUE QUALQUER ANDROID LIXO DE SISTEMA OPERACIONAL!

    recentes

    populares

    • Rosane Anderle
      2014-10-03T12:36:25  

      Odeio celular e tablet de plástico! É coisa de gente que não estudou na vida! Lixo eletrônico de pobre!

    recentes

    populares

    • Rosane Anderle
      2014-10-03T12:36:25  

      E eu tenho meu humilde Moto E 2 que funciona muito bem comigo...

  • Monsenhor Razão
    2014-10-03T11:49:54  

    Acho que não vale a pena. Não comprem smartphone de plástico.... O plástico derrete no calor

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-10-03T11:49:54  

      Alumínio não derrete e nem entorta no sol. Agora, extrimenta colocar qualquer celular de plástico no sol do meio dia. hehehe Vai derreter igual cocô mole!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-10-03T11:49:54  

      Quem é que usa celular pra deixar debaixo do sol, falta de assunto!

  • Gabriel Gatti
    2014-10-03T13:46:55  

    Todo embasamento comparativo sobre o hardware do iPhone 5C é sobre os celulares Android e Windows Phone. Smartphones Apple possuem uma ótima otimização entre hardware e software, por serem fabricados/produzidos pela mesma empresa. Com isso, não há a necessidade de haver um hardware "parrudo", sendo que com um hardware "inferior" (o que é dito por aí erroneamente) possa rodar todos os aplicativos possíveis sem nenhum travamento ou algo do gênero. Uma pena ver uma matéria mal constituída como essa. Tenho um iPhone 5C 16gb e ele supera todas as descrições ditas nessa matéria. Realmente, uma pena.

    recentes

    populares

    • Gabriel Gatti
      2014-10-03T13:46:55  

      Meu caro, a apple nao fabrica hardware, isso e feito por fornecedores da mesma, como samsung, qualcomm entre outras, e dizer que nao trava e de uma leviendade sem tamanha, ios trava sim e trava ate com mais frequencia que android, acorde pra realidade meu caro.

    recentes

    populares

    • Gabriel Gatti
      2014-10-03T13:46:55  

      Tive vários andróids top e travam muito sim, aliás estou com um galaxy note4 leva eternidade pra abrir face internet YouTube etc., é um ótimo aparelho cheio de recurso, mas iOS é imbatível em perfomance, acabo sempre voltando a um Apple...quem teve um e soube usar nunca esquece!

  • Hilber Dantas
    2015-01-18T14:41:27

    não vale a pena, sobretudo com o novo moto x pelo mesmo preço, a verdade é que pra quem tem domínio de um smart phone, 16 GB independente de marca não dá nem pra começar...

  • Alisson Santos
    2014-10-03T23:52:52  

    Por estes mesmos R$ 1499,00 comprei um LG G3, com tela de 5,5 e resolução QHD de 2560x1440, sem falar no restante das configurações, como câmera com foco a laser, etc. Acho que iPhone só é vantagem pra quem quer especificamente um produto Apple, fora isso, aparelhos infinitamente superiores e com melhores preços é o que não falta.

    recentes

    populares

    • Alisson Santos
      2014-10-03T23:52:52  

      Aff. comparar Android com IOS para quê? O que importa é o que o usuario deseja, LG G3 tem tudo isso mas nao é melhor que o Iphone 5C para um user que precisa do IOS , e o mesmo para o user que precisa do Android..... Quanto a comparaçao de hardware.....se pudéssemos hackear o IOS no LG G3 ( funcionando sem travar) faria sentido, mas isto ainda é impossivel, entao toda comparação APPLE hardware X Android Hardware é propensa a erro, pois possuem projetos e arquitetura totalmente diferente!

    recentes

    populares

    • Alisson Santos
      2014-10-03T23:52:52  

      Rafael Lima o 5c é feito do quê

  • Alessandro Vioto
    2014-11-15T01:39:28

    16gb por 1320,00. Se antes ficava na dúvida, então nesse valor deve estar sobrando aparelho. Minha pergunta é se vale a pena correr o risco de se aventurar numa plataforma diferente e não se acostumar. Mas pra correr esse risco tem que conhecer a maçã, ficando sempre com o pé atrás.

  • Fabiano Malheiros
    2014-10-26T11:38:05

    Aff. comparar Android com IOS para quê? O que importa é o que o usuario deseja, LG G3 tem tudo isso mas nao é melhor que o Iphone 5C para um user que precisa do IOS , e o mesmo para o user que precisa do Android..... Quanto a comparaçao de hardware.....se pudéssemos hackear o IOS no LG G3 ( funcionando sem travar) faria sentido, mas isto ainda é impossivel, entao toda comparação APPLE hardware X Android Hardware é propensa a erro, pois possuem projetos e arquitetura totalmente diferente!

  • Paulo Campos
    2014-10-03T12:18:56  

    Acompanho os preços pelo gráfico da Econovia e não vi praticamente nenhuma redução de preço no 5c. Parece muito mais propaganda do que efeito real.

    recentes

    populares

    • Paulo Campos
      2014-10-03T12:18:56  

      Entre no site da propria apple no Brasil que vc vai ver la estampado o preco de R$1499.

    recentes

    populares

    • Paulo Campos
      2014-10-03T12:18:56  

      O celular com 16GB está em uma promoção especial do Submarino por R$ 1.187,21 ( á vista no boleto) sendo assim acho que vale a pena.

  • Graziela Sk
    2014-10-03T22:10:58  

    Hoje ninguém compra celular ou tablet de plástico. Isso é coisa de gente idiota que não liga pra qualidade... A poluição por plásticos é um problema global! Não existem barreiras nem fronteiras para os plásticos. Resíduos já foram encontrados em ilhas remotas do Pacífico, na Antártica e em muitos outros lugares onde não existe ocupação humana. Diga não ao celular de plástico!!!

    recentes

    populares

    • Graziela Sk
      2014-10-03T22:10:58  

      Ou seja, todos os celulares com excessão do iphone sao idiotas q n ligam pra qualidade e meio ambiente. O unico aparelho n feito d plastico é o iphone que é d vidro (nem preciso comenta nada ne?) e outra.. esse seu "ninguem compra celular ou tablet de plastico" talvez sirva se vc vier d outro planeta...pq por enquanto aki na terra todos (com uma excessao) é feito d plastico. bjs

  • Alecsander Costa
    2014-10-03T10:14:57  

    vcs da g1 só sabem reclamar , eu comprei o celular ele é otimo camera super otima , o celular é muito bom , vale apena comprar e muito galera nao vao se arrepender . O pessoal que faz a materia só querer saber de celulares top dos tops sendo qe nem existe ainda , 5c é muito recomendado

    recentes

    populares

    • Alecsander Costa
      2014-10-03T10:14:57  

      Por R$ 1,5 mil? Está de sacanagem, só pode!

    recentes

    populares

    • Alecsander Costa
      2014-10-03T10:14:57  

      O problema dos smarts da Apple é sua péssima relação custo/benefício. Um aparelho de hardware obsoleto,que deve ficar uma carroça com o iOS 8 (e deve morrer o suporte no iOS 9),custando 1500 reais? Tem muitas opções melhores no mercado pelo mesmo preço ou mais baratas.

  • Luina Belicio
    2014-10-04T14:33:52

    comprei um iphone 5c com 16gb e concertez me satisfaz em tudo , e nao vejo grande diferenca dos outros iphones ...muito bom , e tem tbm o desing diferenciado dos demais ...

  • Caio Guerra
    2014-10-04T10:26:37

    Não compensa. O celular tem apenas 8gb... só o ios pesa bem 2gb, sobra 6gb pra vc dividir entre aplicativo,musicas,fotos e etc. simplesmente é inviável pagar 1500 reais em um celular desse

  • Alisson Santos
    2014-10-04T09:24:16

    Se ilude quem pensa que hardware não importa. O iOS é excelente, realmente não precisa de muita potência pra rodar com fluidez, mas os apps eventualmente vão precisar sim. Imagine o celular como um computador, que pode até rodar o Windows sem travar, mas isso não significa que ele rodará GTA V com a mesma fluidez.

  • Gustavo Volpe
    2014-10-04T00:38:20

    Reservas dos iPhones 6 e 6 Plus na China já teriam batido a marca de 2 milhões! Chupa xing-lings com Android!!!

  • Graziela Sk
    2014-10-03T13:08:39  

    Ainda podemos escolher... corpo de metal ou de plástico, processador de 64 bits ou de 32 bits, mas sempre com sistema operacional próprio da Apple.

    recentes

    populares

    • Graziela Sk
      2014-10-03T13:08:39  

      É verdade... eu prefiro de metal com processador de 64 bits. De plástico só meu controle remoto de TV.

  • Um Tal
    2014-10-03T18:46:39

    dúvida entre 5c ou 5s -.-

  • Anônimo Android
    2014-10-03T18:38:43

    Ué... nunca valeu... como assim "ainda vale"????

  • Ruan Adura
    2014-10-03T16:12:28  

    Bando de pobres, falam mal porque não tem dinheiro para comprar kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ruan Adura
      2014-10-03T16:12:28  

      Só no Brasil mesmo para achar que celular é status kkkkkkk... filho, banco da cartão de crédito para qualquer um... muito easy comprar!

  • Leonardo Barbosa
    2014-10-03T17:46:10

    Qual status que se ganha com um iPhone? nunca vi uma rapariga correr atrás de quem tem um celular com uma maçã mordida, "isso acontece com quem tem carrão" kkkkkk

  • Ricardo Augusto
    2014-10-03T16:45:57

    Parem de querer defender marca como se fosse família! Deixem de ser fanáticos! Na faixa de R$1000 é possível comprar um Nexus 5, ou Moto X (primeira geração). Já na faixa de R$1500 tem o Lumia 930 e o próprio iPhone 5C. Quer saber qual vale a pena?! Compra qual quiser pela internet!!! Se não gostar do aparelho, você tem até 7 dias para devolvê-lo e receber o dinheiro de volta, então faça o teste e fique com o que achar melhor. Simples assim!

  • Wagner Sbfc
    2014-10-03T15:53:38

    iPhone5 X 0 palmeiras kkkkkkkk

  • Ricardo Augusto
    2014-10-03T15:35:33

    Para quem quer ter um celular da Apple, vale a pena! O celular funciona bem e acredito que deve continuar assim por mais uns dois anos pelo menos. No entanto, eu não pagaria esse valor nele. Há aparelhos muito superiores na mesma faixa de preço, ou até mais barato, como é o caso do Moto X e Nexus 5.

  • João Carvalho
    2014-10-03T14:27:02

    Por esse preço eu compraria um Moto X Bambu que é da hora. :D

  • Edmund Burke