05/10/2014 08h30 - Atualizado em 05/10/2014 08h30

Android lento? Veja cinco funções que podem melhorar seu smartphone

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Com o passar do tempo, é comum os aparelhos Android ficarem lentos. Isso acontece devido a vários fatores, entre os quais se destaca a sucessiva instalação e desinstalação de aplicativos. Felizmente é possível tomar algumas medidas para contornar esse problema. Veja as dicas abaixo e deixe seu smartphone rápido como no início.

Como ocultar uma conversa no histórico do Hangouts no Android?

Dicas ajudam a corrigir problema de lentidão no Android (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Dicas ajudam a corrigir problema de lentidão no Android (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

1. Exclua os aplicativos que não usa

O primeiro passo para tornar o Android mais fluido é eliminar os apps que não são usados. Como qualquer programa de computador, eles gastam memória e fragmentam a unidade de armazenamento, fazendo com que o sistema demore mais para encontrar os dados dos quais precisa.

Para desinstalar um app, primeiro entre nas configurações do aparelho, vá até “Dispositivo” e selecione a opção “Aplicativos”. Localize o serviço que deseja apagar, dê um toque sobre ele e pressione o botão “Desinstalar”.

Desinstalação pode ser feita nas informações do aplicativo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Desinstalação pode ser feita nas informações do aplicativo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Outra forma simples de deletar um programa é entrar na bandeja de aplicações, manter o dedo pressionado no ícone específico e arrastá-lo para a lixeira, que aparecerá no canto superior esquerdo da tela. Faça disso um hábito e, sempre que deixar de usar um serviço, elimine-o do seu Android.

2. Apague arquivos inúteis da galeria

Outra forma de liberar espaço é apagar os arquivos inúteis do seu dispositivo. Fotos e vídeos capturados com a câmera, arquivos baixados da Internet ou transferidos via mensageiro em conversas com amigos ficam exibido na galeria. Entre no app, avalie o conteúdo e jogue fora o que não for usar. O procedimento pode ser cansativo se você tiver muitos arquivos guardados, mas é uma forma de garantir que não deletará nada importante.

Vale a pena comprar o novo Moto G ou comprar o antigo mais barato? Descubra no Fórum do TechTudo

Feito isso, entre na pasta “Downloads”, localizada na bandeja de apps. Você provavelmente encontrará vários arquivos que nem lembrava ter baixado. Para apagá-los, toque e segure por instantes algum item. Depois selecione todos os que desejar excluir e clique no ícone da lixeira. Para facilitar o processo, selecione o modo de visualização em grade, que exibe miniaturas.

Pasta Downloads do Android com exibição em grade (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Pasta "Downloads" do Android com exibição em grade (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Por fim, acesse as configurações e entre na página “Armazenamento”. Role para baixo até chegar à opção “Diversos”, que deverá ser selecionada. Uma lista com vários arquivos usados por aplicativos será exibida. Selecione apenas os que você tem certeza de que não precisará e os exclua.

Selecione apps que não são usados e elimine seus arquivos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Selecione apps que não são usados e elimine seus arquivos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

3. Limpe os dados em cache

Dados em cache também podem interferir na lentidão do celular. Para remover o cache de um único app, vá até as informações do aplicativo (descrita no primeiro tópico) e clique em “Limpar cache”. Mas se você quer limpar o cache de todos os apps ao mesmo tempo, entre na página “Armazenamento”, através das configurações, e selecione “Dados em cache”. Na janela de diálogo que será aberta, clique em “Ok”.

Janela de confirmação para limpar dados em cache (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela de confirmação para limpar dados em cache (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

4. Formate seu cartão de memória

Quais são os melhores apps para Android? Veja no Fórum do TechTudo

Se seu Android possui entrada para cartão de memória, é bom mantê-lo organizado e livre de lixo para garantir o desempenho adequado. Formatá-lo com frequência vai assegurar que os dados presentes são úteis, uma vez que no backup você poderá avaliar os itens com cuidado. Para guardar os arquivos, desligue o celular e retire o microSD. Coloque a mídia em um adaptador para inserí-la no computador.

Crie uma pasta na área de trabalho destinada ao backup do cartão. Abra o gerenciador de arquivos, copie todo o conteúdo do SD e cole no diretório criado. Depois, retire a mídia do computador, desencaixe o microSD do adaptador e insira novamente no smartphone. Ligue o aparelho e entre na seção “Armazenamento”. Entre em “Cartão SD” e confirme pressionando o botão “Apagar cartão SD”.

Janela de conformação para formatar cartão SD (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela de conformação para formatar cartão SD (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Desligue o telefone novamente e repita o procedimento de colocar o memory card no computador. Então, transfira os arquivos que precisam estar no cartão do diretório de backup. Insira o SD de volta no Android e ligue o telefone. Se algum aplicativo estiver apresentando erro, reinstale-o através da Google Play Store.

Os concorrentes da Apple estão deixando o Iphone para trás? Dê a sua opinião no Fórum do TechTudo

5. Resete o Android

Se nada disso der certo e seu Android continuar lento, o jeito é resetá-lo. Quase todo mundo sabe, mas é importante frisar: retornar às configurações de fábrica irá apagar todos os aplicativos, vídeos, fotos, mensagens ou qualquer alteração que tenha sido feita no aparelho depois de comprá-lo. Se é isso mesmo o que você quer, entre nas configurações, vá até “Pessoal” e selecione “Fazer backup e redefinir”. Lá, clique em “Restaurar dados de fábrica”.

Destaque para campo que restaura dados de fábrica do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para campo que restaura dados de fábrica do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Barbara Sampaio
    2015-11-08T19:03:25

    Eu apagava as fotos da galeria uma a uma, por causa do desempenho, mas hoje em dia o meu antivírus, o PSafe Android, tem essa função de otimização. Só rodo ele e fica ótimo!

  • Vitor Figueiredo
    2014-10-06T09:41:16  

    querem uma solução infalivel ?? que nao tem como errar para solucionar o trava-trava do android , façam o seguinte : peguem seu android , e joguem o mais longe possivel , mais muuito longe , ai voce va ate o shopping ou applestore mais proximo e compre um iphone , PRONTO , PROBLEMA RESOLVIDO !!

    recentes

    populares

    • Vitor Figueiredo
      2014-10-06T09:41:16  

      Porque eu vou querer um Iphone que custa 3.600,00 com uma bateria que não dura nem 5 horas por dia.

    recentes

    populares

    • Vitor Figueiredo
      2014-10-06T09:41:16  

      É muita ignorância pra uma única criatura.

  • Monsenhor Razão
    2014-10-05T15:57:30  

    Android lento? Compre um iPhone e veja feliz! Mas se você não gosta do sistema iOS ou tem inveja da Apple, então diga uma besteira aqui e comece a chorar.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-10-05T15:57:30  

      mimimi de fanboy Apple que entra em postagem sobre android pra falar coisas estúpidas nos comentários.... kkkkk me divirto um monte :-) muita carência afetiva em casa

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2014-10-05T15:57:30  

      fanboiola

  • Jailson
    2015-10-02T12:04:35

    OS KARAS TEM A CABEÇA NA BUNDA EU ACHO!!! PQ A PAGINA É PRA RESOLVER ERRO DE LENTIDÃO E VEM POSTAR QUE É PRA COMPRAR IPHONE!! FALA SÉRIO TIPICA COISA DE QUEM NÃO TEM NEM ONDE CAIR MORTO E QUÉ VIM AQUI SE MOSTRA!!!

  • Ana Hanitzsch
    2015-07-15T21:11:48

    Eu baixei o antivirus da Psafe que me recomendaram pra isso. Meu celular melhorou bastante em seu desempenho.

  • Camila Felix
    2014-10-06T09:31:21  

    Meu celular estava muito lento, para abrir um app demorava um pouco, ai eu instalei a PSafe no meu android e ficou melhor, vamos v se vai continuar

    recentes

    populares

    • Camila Felix
      2014-10-06T09:31:21  

      Camila acontecia a mesma coisa comigo. Meu whats sempre travava até que mudei de antivírus. Baixei o Psafe e não tive mais esse tipo de problema.

  • Talita Santos
    2015-01-11T13:09:03

    Eu atualmente evito esses problemas de lentidão usando um aplicativo muito bom, o PSafe Android. Ele limpa o celular e ainda é um anti-vírus, deixando tudo mais fluido.