15/10/2014 07h00 - Atualizado em 15/10/2014 11h10

Campo de futebol no Rio transforma energia de partidas em eletricidade

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Um projeto da Shell transforma partidas de futebol em fonte limpa de energia elétrica. A iniciativa é aplicada em um dos campos do Morro da Mineira, no Rio de Janeiro. São usadas placas subterrâneas para captação de energia cinética e placas solares nas laterais do campo. Durante os jogos, eletricidade suficiente é gerada para acender refletores que iluminam o espaço à noite.

Bateria poderosa obtém 70% de carga em 2 min e tem vida útil de 20 anos

Campo no Morro da Mineira é primeiro do mundo com tecnologia de energia renovável (Foto: Divulgação)Campo no Morro da Mineira é primeiro do mundo com tecnologia de energia renovável (Foto: Divulgação)

Implantada pela primeira vez no Brasil, a tecnologia é inovadora e pioneira em campos de futebol no mundo. As placas subterrâneas ficam embaixo do gramado e têm sensores para captar toda a energia cinética que é produzida pelos movimentos dos jogadores durante as partidas. Dessa forma, a energia do esporte é convertida em energia elétrica.

Crianças que jogam bola no campo geram energia para iluminá-lo (Foto: Divulgação)Crianças que jogam bola no campo geram energia para iluminá-lo (Foto: Divulgação)

Além disso, foram instalados também painéis solares na lateral do campo para a captação de energia proveniente do Sol. Unindo essas duas fontes, é formada uma eletricidade renovável capaz de ser utilizada nos holofotes do campo da comunidade, sem precisar da energia elétrica tradicional.

Usar o smartphone enquanto carrega estraga o aparelho e bateria? Opine no Fórum do TechTudo.

Iluminação é feita a partir da energia capturada por movimentos e pelo Sol (Foto: Divulgação)Iluminação é feita a partir da energia capturada por movimentos e pelo Sol (Foto: Divulgação)

Lançado há algumas semanas no Morro da Mineira, o projeto do campo é, segundo a própria Shell, “só o primeiro passo”. A ideia da empresa é estimular a criação de mais soluções sustentáveis para que a sociedade realize um consumo de energia elétrica mais consciente e amigável para o meio ambiente.

Via Shell


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares