20/10/2014 07h30 - Atualizado em 25/11/2014 17h08

Confira dicas de como usar o novo Moto G e saiba tudo sobre o smart

Isadora Díaz
por
Da redação

O novo Moto G é o sucessor do mega popular smartphone da Motorola. Ele roda uma versão do Android próxima do "Android puro" do Google, mas carrega alguns extras assinados pela fabricante. Veja dicas para usar o Moto G da segunda geração e saiba como tirar o máximo do seu smartphone.

Confira o review do novo Moto G e veja se vale a pena comprar o smart

Menu de aplicativos do Moto G, do "Android puro" (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Menu de aplicativos do Moto G, do "Android puro" (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Ative o Motorola Assist

Aplicativo Motorola Assist, presente no Moto G (Foto: Reprodução)Aplicativo Motorola Assist, presente no Moto G (Foto: Reprodução)


O Motorola Assist é um app embarcado no Moto G que promete deixar a vida do usuário mais fácil. É possível configurá-lo para entrar automaticamente no modo silencioso nos horários em que você cotidianamente dorme, para ler mensagens de texto no viva voz enquanto você dirige, e mesmo responder mensagens com alertas de "ligo mais tarde" sempre que você estiver em uma reunião de trabalho, por exemplo. 

O programa é bem simples de usar. Para conhecer todas as funções do Motorola Assist, acesse o tutorial preparado pelo TechTudo.

Use o botão do volume para disparar fotos

Apesar de o aplicativo de câmera do novo Moto G ser bastante eficiente, segurar o smartphone e tocar na tela com uma única mão nem sempre é tarefa fácil. Isso pode ser facilmente resolvido com o botão físico de aumentar o volume. 

Abra o aplicativo de câmera do novo Moto G. Feito isso, aperte o botão de volume para focar e tirar a foto. Caso você queira tirar várias fotografias em sequência, mantenha o botão pressionado pelo tempo desejado.

O Moto G é capaz de rodar jogos pesados? Confira no Fórum do TechTudo

Economize bateria

Configuração da economia da bateria no novo Moto G (Foto: Reprodução)Configuração da economia da bateria no novo Moto G (Foto: Reprodução)


O modo de economia de bateria do Moto G faz um trabalho excelente e te dá um tempinho a mais longe da tomada. Ele é ativado automaticamente quando a bateria fica abaixo dos 30%, mas o procedimento pode ser feito manualmente a qualquer hora. Com ele, o smartphone restringe o uso do 3G em segundo plano, o brilho da tela é reduzido e conexões GPS e Bluetooth são desativadas, por exemplo.

Para ativar o modo de economia de bateria, acesse o menu de configurações do novo Moto G e vá em "Bateria". Feito isso, toque na chave "Economia de bateria" para ativar o recurso.

Use o Migração Motorola para migrar seus dados

Aplicativo Migração Motorola rodando no novo Moto G (Foto: Reprodução)Aplicativo Migração Motorola rodando no novo Moto G (Foto: Reprodução)


Trocou de celular e quer passar seus contatos e arquivos para o Moto G? O aplicativo Migração Motorola foi feito justamente para isso. Ele funciona para "puxar" dados de outros smartphones com Android, de iPhones ou menos de celulares mais antigos.

Para transferir de Android, basta instalar o aplicativo no seu smartphone antigo. Rode o programa no novo Moto G e selecione "Android". Você poderá transferir contatos, mensagens, fotos, vídeos, músicas e registro de ligações. 

Já para iPhone, o sistema é um pouco mais limitado. Ele permite apenas a transferência de contatos e da agenda. Para tanto, você vai precisar rodar o Migração Motorola no Moto G e inserir seu login e senha do iCloud, que é de onde o programa copia as informações.

Dos celulares antigos é possível transferir apenas contatos da agenda telefônica. Para que o procedimento funcione, seu celular antigo deve ter conexão Bluetooth. Ative-a nos dois aparelhos e siga o passo a passo proposto pelo app.

Troque a tampa traseira sem drama

O novo Moto G, assim como seu antecessor, tem a capinha traseira removível. A Motorola oferece, inclusive, um pacote com uma traseira extra na cor turquesa e ainda dá para comprar outras no site da fabricante. O problema é que, logo de cara, boa parte dos usuários encontra dificuldade em remover a tampinha.

Para facilitar o processo, posicione o polegar de uma das mãos sobre a logo da Motorola da traseira e pressiona. Com a mão livre, puxe a tampa através da entrada microUSB, usada para carregar o celular. Não tenha medo de usar um pouquinho de força. 

Ok, Google Now!

Comandos por voz no novo Moto G (Foto: Reprodução)Comandos por voz no novo Moto G (Foto: Reprodução)


Desbloqueie a tela e experimente falar com o seu smartphone. O procedimento funciona em boa parte dos celulares com Android, mas nem todo mundo sabe usar. Para executá-lo, apenas diga "Ok, Google Now" quando estiver na tela principal do novo Moto G. A caixa de diálogo do Google deve abrir em resposta ao comando.

A partir daí, você pode controlar o aparelho com alguns comandos de voz ou fazer uma pesquisa no Google. Entre os comandos mais bacanas estão "previsão do tempo", "ligar [nome do contato]" e "navegar para [nome da rua]". O sistema é mais restrito do que o apresentado pelo top Moto X, mas tem lá suas vantagens.

Tire screenshots 

Captura de tela no novo Moto G (Foto: Reprodução)Captura de tela no novo Moto G (Foto: Reprodução)


Para fazer prints da tela do Moto G, tudo o que você precisa fazer é pressionar os botões de bloqueio de tela e volume para baixo simultaneamente. O sistema automaticamente irar "tirar uma foto" do que está sendo exibido pelo display. Para acessar suas screenshots, basta ir na galeria e, então, no ábum "Capturas de tela". 

Confira com mais detalhes como tirar print do Moto G no tutorial preparado pelo TechTudo.

Configure o Motorola Alerta

Motorola Alerta rodando no novo Moto G (Foto: Reprodução)Motorola Alerta rodando no novo Moto G (Foto: Reprodução)


O Motorola Alerta é um aplicativo de segurança bastante útil. Nele, você pode configurar contatos de emergência que podem ser acionados com um único toque caso você precise. Além disso, você pode configurar o sistema para compartilhar sua localização com contatos selecionados a cada meia hora, por exemplo.  


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Arielem Ferreira
    2016-01-12T15:26:11

    gente adquiri um moto G2 á 3 meses e ele é maravilhoso, ate agora não tenho nada q reclamar, pelo contrario, so tenho á elogiar. to muito satisfeita com o meu moto G2, amoooo ele, meu xodozinho

  • Luciano Nascimento
    2015-10-27T15:21:40

    Eu to decepcionado com o produto motog2 da Motorola já seu entrada na assistência quatro vez em menos de seis meses. Já pedi a Motorola meu dinheiro de volta ou outro aparelho e nada pois esse e o meu direito.Mi sinto lezado e desrespeito, eu particularmente não índico o motog2 pra niguem. Não pelo fato do aparelho dar defeito mas sim pela atitude da Motorola que até hj não resolveu minha situação. Lembrando q isso e um direito meu e o derver da Motorola em resolver

  • Luan
    2014-10-20T12:09:41  

    esse moto g e aprova de aguá ????????

    recentes

    populares

    • Luan
      2014-10-20T12:09:41  

      Não apenas respingos

  • Arthur Moraes
    2015-04-27T22:17:24

    DEVERIA TER A OPÇÃO TRABALHANDO NO ASSISTENTE! MUITO UTIL

  • Marcelo Resende
    2014-10-20T12:39:43

    Aéc verde,dilm vermelho.

  • Ludmila Freitas
    2014-12-12T09:27:33  

    olá tenho um moto g 2 geração a quase um mês e ontem percebi que ele não estava carregando,depois ele descarregou por completo e já coloquei para carregar e ele não acende nem uma luz, não mostra que ta carregando e também não liga ,permanece escuro.E agora o que que eu faço?

    recentes

    populares

    • Ludmila Freitas
      2014-12-12T09:27:33  

      Coloca um carregador da Samsung!.

    recentes

    populares

    • Ludmila Freitas
      2014-12-12T09:27:33  

      tem que colocar no carregador mais forte obs:nunca deixe seu moto g com 0 porcento pois o carregador nao e tao forte para carregar tanta bateria dica: quando estiver com 20 porcento desligue-o para nao precisar colocar em outro carregador e finja também que ele ja esta com 0 porcento

  • Beatriz Souza
    2014-12-08T13:15:03

    esse novo moto g é realmente excelente, não trava, não aquece de mais, tem aplicativos que nos auxiliam com muitas coisas no cotidiano, detalhe que o meu caiu na água, por acidente, então entrou água na tela, pelo auto falante, no primeiro dia me desesperei, deixei no arroz, desligado enfim, tentei de tudo, e não saia, e o touch trava quando tem água por cima, imaginem quando tava dentro como não ficou ?! Quando já tinha perdido minhas esperanças e já estava a procura de outro mais resistente para comprar, mais ou menos uma semana depois, liguei ele estava seco e tudo funcionou normalmente.

  • Sandro Santos
    2014-12-07T18:03:28

    Meu moto g2 assim que eu ligo ele e fica uma voz de uma mulher auxiliando o uso e ele não sai da tela inicial fica travado nessa tela e eu não sei o que fazer?

  • Itamara Carvalho
    2014-12-06T16:54:18

    ei.....como faço pra personalizar o toque do meu motog2, nao consigo visualizar os nomes dos meus contatos transferido do aparelho antigo pelo aplicativo recomendado....me ajudem

  • Emanoel
    2014-10-20T15:09:50  

    Tenho um moto g2 e esta acontecendo uma coisa estranha ja verifiquei em 3 aparelhos e acontece o msm ;quando conectado ao pc se vc receer uma ligação e atender com ele conectado o fone superior da choque ,nao é um choque pra matar mas e desconfortavel alguem ja notou isso tb?

    recentes

    populares

    • Emanoel
      2014-10-20T15:09:50  

      E PRA QUE VC QUER FAZER UMA LIGAÇÃO COM ELE CONECTADO NO PC. SO SE FOR A.B.E.S.T.A.D.O

  • Rafael Silva
    2014-10-22T13:26:18

    Comparativo do novo Moto G com o novo Asus Zenfone quando vai sair ???

  • Claudio Lima
    2014-10-20T15:34:31  

    Achei q fosse sobre a Apple. Matéria errada. Chupa anbode!

    recentes

    populares

    • Claudio Lima
      2014-10-20T15:34:31  

      retardado detectad0.

  • Macaco Rasta
    2014-10-20T14:56:37  

    No Windows Phone tem tudo isso aí.. Lumia 730 concorrente dele por 699 dilmas...

    recentes

    populares

    • Macaco Rasta
      2014-10-20T14:56:37  

      windows phone já morreu e nao sabe.

  • Tallita Oliveira
    2014-10-20T17:34:17

    Eu tenho Moto G o grande problema é a tela que tricou muito facil isso aconteceu com a maioria dos meu colegas com esse aparelho além da assistencia pra trocar a tela que custa 350,00 metade do valor do celular, fora isso é mto bom

  • felipe
    2014-10-20T16:36:23

    Techtudo, só para lembrar, vocês estão fazendo a matéria sobre o Novo Moto G. Na parte sobre bateria onde fala que ele restringe o uso do 3G/4G, lembrando que esse modelo não possui 4G, apenas o modelo antigo. Presta atenção estagiário. E sobre o telefone, não tenho nada a reclamar, aparelho muito Top, pelo valor que é vendido.

  • Jucelino Ferrari
    2014-10-20T13:23:45

    Moto g saiu de linha no ano passado aqui no USA!! mas eh muito bom, ainda tenho um.

  • Gislene Rodrigues
    2014-10-20T12:51:07

    Amo meu moto g muito bom , recomendo !

  • Alex Rc
    2014-10-20T12:39:20

    Nada disso é novidade pra quem tem um smartphone da Sony.

  • Rodrigo Ribeiro
    2014-10-20T12:12:28

    Novo moto G x Asus Zenfone 5