02/10/2014 08h50 - Atualizado em 06/10/2014 17h54

Conheça as novidades do Windows 10 em seis telas; um resumo básico

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Microsoft surpreendeu a todos: pulou a versão nove de seu sistema operacional, com a justificativa de que o Windows 10 é um marco que vai trazer o melhor do Windows 7 e Windows 8, com recursos úteis para desktop. Há várias novidades prometidas, mas algumas merecem mais destaque. Confira abaixo um resumo do que esperar do software que, apesar de chegar só em 2015, já agradou muita gente.

Windows 10 Technical Preview já está disponível para download

1) Botão Task View

Prévia dos programas está com miniaturas maiores (Foto: Divulgação)Prévia dos programas ganhou miniaturas maiores para facilitar identificação (Foto: Divulgação)

A prévia de programas abertos mudou. As miniaturas estão maiores, o que torna mais fácil identificar o app e trabalhar com multitarefa. Para acessá-la, continua valendo o conhecido comando Alt+Tab.

2) Menu Iniciar

Menu Iniciar voltou integrado às janelas animadas do Windows 8 (Foto: Divulgação)Menu Iniciar voltou integrado às janelas animadas do Windows 8 (Foto: Divulgação)

Para os que não se acostumaram com o Menu Iniciar do Windows 8, a Microsoft garantiu trazer de volta o ambiente familiar da versão 7. Compacto, o menu mostra um conjunto de apps instalados ao lado de janelas com diversos conteúdos organizados em blocos dinâmicos (live tiles), como clima e notícias.

Os blocos dinâmicos podem ser rearranjados e redimensionados livremente, já que o menu se ajusta ao tamanho automaticamente. Há também atalhos para contatos e websites prediletos, tudo com um design mais agradável e, definitivamente, mais moderno, além de uma caixa de busca interna e web.

3) Melhorias na função Snap

Qualquer app pode tomar um lado inteiro da tela (Foto: Divulgação)Qualquer app pode ocupar um lado inteiro da tela (Foto: Divulgação)



Ao contrário da maneira confusa implementada no Windows 8, a utilização de programas clássicos com apps modernos no Windows 10 será facilitada. Tudo se dará no mesmo ambiente, e será possível até mesmo separar o Task View em um dos lados da tela, mantendo um software sempre aberto do lado.

4) Fixação de itens mais usados

Apps, programas e pastas podem ser fixados na barra inferior ou no Iniciar (Foto: Divulgação)Apps, programas e pastas podem ser fixados na barra inferior ou no Iniciar (Foto: Divulgação)

Assim como nas versões anteriores, ainda será possível fixar programas, apps baixados da loja e pastas, diretamente na barra de ferramentas do desktop.

Entretanto, no Windows 10 a função também se estenderá ao Menu Iniciar. De lá, será possível visualizar informações de aplicativos atualizados em tempo real - assim como já ocorre no Windows 8 e Windows 8.1.

Como impedir computador de reiniciar? Veja no Fórum do TechTudo.

5) Desktops múltiplos

Recurso esperado há um bom tempo, os desktops múltiplos finalmente chegarão ao Windows 10. Com um botão localizado na barra de tarefas, a funcionalidade permitirá abrir conjuntos de programas e pastas separadamente, e dessa forma manter tudo mais organizado. Assim, o usuário poderá, por exemplo, ter desktops distintos para o trabalho e para uso pessoal, edição de foto e vídeo e jogos.

Desktops múltiplos finalmente chegaram (Foto: Divulgação)Desktops múltiplos finalmente chegaram (Foto: Divulgação)

6) Apps modernos em janelas

Apps novos e clássicos operam lado a lado (Foto: Divulgação)Apps novos e clássicos operam lado a lado (Foto: Divulgação)

Apps baixados na Windows Store não terão mais uma visualização confusa quando estiverem em tela cheia. No Windows 10, apps modernos e programas desenhados para funcionar no desktop trabalharão lado a lado em janelas padronizadas. Portanto, qualquer programa poderá ser redimensionado, minimizado ou maximizado conforme as necessidades do usuário com os tradicionais botões "-", "+" e "X".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Foradilma
    2014-10-02T21:23:16

    FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA!FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA! FORA DILMA!

  • Daniel Vack
    2014-10-02T14:45:04  

    Bill Gates é o maior mito de todos os tempos, não entendo porque os modinhas metidos a entendidinhos adoram atirar pedras nessa lenda. A historia dos seres humanos se divide em antes e depois de Bill Gates.

    recentes

    populares

    • Daniel Vack
      2014-10-02T14:45:04  

      Na verdade ele roubou o sistema windows da antiga Apple

    recentes

    populares

    • Daniel Vack
      2014-10-02T14:45:04  

      Na história Bill Gates e o Steve Jobs era da mesma empresa e criavam um sistema operacional q venha bater de frente com o antigo Linux que era o Minix ou seja depois de um tempo Bill Gates pegou o trabalho que era em conjunto e o patenteou como "SEU" foi ai então que a Microsoft nasceu e a Apple surgiu depois de 3 anos mais tarde.

  • Marcello Junior
    2014-10-03T09:38:01  

    Más na minha opinião eu prefiro Linux porque gente que acha q a Windows é um sistema bom, são aqueles que não tem nem curso em T.I agora quem tem curso avançado na área de T.I sabe que os melhores sistema é o Linux e o Mac pois os 2 tem suportes muito superiores que o Windows, o sistema da Microsoft é muito limitado e desprotegido é um sistema vulnerável a vírus e não tem suporte nenhum para empresa, tanto que a maioria das empresas usam como central de controle o Linux e não o Windows.

    recentes

    populares

    • Marcello Junior
      2014-10-03T09:38:01  

      Não fala bobagem, conhece os windows server?. Windows 7,8,10 são para desktops e dão conta muito bem do recado. Você consegue comprar algum app para MAC? (são baratinhos, né). O linux está copiando a interface do Windows ha muito tempo, mas é um sistema seguro comparado com os desktops.

    recentes

    populares

    • Marcello Junior
      2014-10-03T09:38:01  

      O cara tem Windows Pirata e quer ter suporte, o melhor suporte hoje é da Microsoft. A única coisa que o Linux não tem de bom é o suporte, pois para algumas distribuições que dão um suporte adequado, cobram o olho da cara das empresas. Fala de segurança para o Pentágono,Casa Branca,Banco Central aqui,la é Windows amigo. Quanto a maçã, ilusão, comprei um MacBook(O branco) rachou inteiro por conta do calor e eles não deram a mínima, alias tiraram de linha.O velho e bom Windows roda em qualquer máquina. Meu Surface conversa com meu Lumia e Xbox sem eu precisar fazer nada. Deus salve a Microsoft.

  • Lula Molusco
    2014-10-02T13:31:07  

    O BOOT "UEFI" E O PARTICIONAMENTO "GPT" VÃO ACABAR COM A CONCORRENCIA. --------ADEUS PARA O LINUX E ADEUS PARA HACKINTOSH. --------ACABEI DE BAIXAR O "Windows Server Technical Preview". E JÁ VOU TESTAR ESSA DELIÇIA.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-02T13:31:07  

      DESCONHECEDORES DA HISTORIA E BURROS COM UM PORTUGUÊS TÃO DIFÍCIL DE ENTENDER DIZEM QUE O WINDOWS É MELHOR QUE O LINUX E O MAC, TADINHOS TÃO INOCENTES E SEM CONHECIMENTOS.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-02T13:31:07  

      FALAR NÃO É PROVAR.

  • Wagner Oliveira
    2014-10-03T00:26:47

    Sera que eu fui abduzido e perdi o windows 9 ? To no 7 ainda, e estava pensando em comprar um pc com o 8, achando que eu estava avançado!!!

  • Patricia
    2014-10-02T22:58:04

    10 já??? kkkkkkkk Eu mal comecei no 8...

  • Gustavo Volpe
    2014-10-02T17:41:34

    Dessa vez eu troco o meu 7. Aquele windows 8 não deu pra aguentar, mas esse 10 parece interessante.