Internet

15/10/2014 07h20 - Atualizado em 15/10/2014 09h57

Dia dos Professores é celebrado com Doodle do Google; entenda a data

Carol Danelli
por
Da redação

O Dia dos Professores, data comemorada no Brasil nesta quarta-feira (15), recebe homenagem em Doodle do Google. A arte na página inicial do buscador traz seis disciplinas escolares, representadas por uma letra cada. A data de 15 outubro, Dia do Professor, é comemorada no Brasil desde 1947, mas sua origem se deu ainda no período de Império do Brasil. Conheça a história e veja dicas de apps.

A história por trás dos Doodles do Google; entenda como nasceu o projeto

Dia dos Professores é celebrado com Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)Dia dos Professores é celebrado com Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)

A comemoração começou no ano de 1827, quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil, criou o Ensino Elementar, decretando que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas "Escolas de primeiras letras". Em tal decreto, o Imperador defendia a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e como professores deveriam ser contratados.

Já a data, 15 de outubro, foi escolhida por influência da Igreja Católica. No mesmo dia celebra-se Santa Teresa de Ávila, religiosa e escritora espanhola, Padroeira dos Professores.

A primeira comemoração ocorreu apenas 120 anos depois do decreto de Dom Pedro. Em 1947, na cidade de São Paulo, quatro professores se reuniram para tirar um "dia de folga" após um longo período de aulas. Naquele ano, o semestre durou do dia 1 de junho ao dia 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo o tempo.

O responsável pela festa foi o professor Salomão Becker. Ele sugeriu que o encontro fosse dia 15 de outubro, quando, em Piracicaba, sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para confraternizar. A festa no Ginásio Caetano Campos contou com a presença de alunos e pais. Neste dia decidiram realizar o encontro anualmente. O discurso do professor Becker ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão".

A celebração se espalhou pela cidade até ser oficializada pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, que define a razão do Dia dos Professores: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

O Brasil não é o único país que comemora o Dia do Professor. A data é celebrada em outros dias do ano pelo mundo. Na Tailândia, dia 16 de janeiro; no Paraguai, dia 30 de abril e nos Estados Unidos e no México é em maio, o primeiro comemora na primeira terça-feira do mês e o segundo no dia 15. A maioria das festividades acontecem em setembro, como é o caso de Índia, China, Argentina, Uruguai e Taiwan. As datas, respectivamente são, 5, 10, 11, 22 e 28. Em outubro, além do Brasil, a Unesco e o Chile parabenizam os mestres, no dia 5 e 16. 

Dia do Professo Hi-Tech

Para parabenizar os mestres pelo seu dia, o TechTudo preparou uma lista de apps que auxiliam a vida em sala de aula. As dicas valem para professores de todos as esferas e níveis. Confira!

A tecnologia permite uma maior interatividade e acesso à informação chegue às salas de aula. Já é normal professores utilizarem recursos audiovisuais e tecnológicos em suas aulas. Por conta disso, empresas do ramo estão investindo em áreas dedicadas à educação.

Alunos e professores podem fazer download do Office 365 grátis. Para isso, basta ter uma conta de email oficial da escola ou Universidade e desde que haja contrato mantido com a fabricante do Windows e do Office. Além disso, a Microsoft tem o Skype in Classroom, uma rede colaborativa dedicada aos professores. O objetivo é fazer com que estes profissionais se conectem, colaborem entre si, troquem conhecimentos e recursos.

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Além da Microsoft, sua rival também facilita a vida dos profissionais da educação. Estudantes e mestres tem desconto em produtos da Apple. O preço está disponível para estudantes universitários, aprovados no vestibular, pais de estudantes universitários, professores e funcionários de instituições de ensino.

Já o gigante de buscas, Google, tem duas inovações para a área. A primeira, lançada em maio deste ano, é o Sala de Aula (Google Classroom). O serviço é voltado para escolas e mestres que fazem parte do projeto Google For Education. Ele utiliza o serviço de armazenamento em nuvem Google Drive para facilitar a relação entre estudantes, docentes e os deveres de casa. A turma, depois de conectada, passa a organizar as tarefas online.

A segunda é o Google Drive for Education, a mochila do século XXI. Útil por oferecer armazenamento ilimitado para educadores e estudantes que utilizam o Google Apps para Educação no mundo todo, o Google Drive for Education suporta arquivos individuais de até 5 TB (terabytes) e não tem limite para arquivos salvos em uma conta.

A tecnologia pode ajudar professores e alunos no processo de aprendizagem (Foto: Reprodução/Futurecom) (Foto: A tecnologia pode ajudar professores e alunos no processo de aprendizagem (Foto: Reprodução/Futurecom))A tecnologia pode ajudar professores e alunos no processo de aprendizagem (Foto: Reprodução/Futurecom)

Mas o uso de tecnologia pelos educadores não é nenhuma inovação. Vários professores já adotaram-na como prática recorrente em sala de aula.  Montamos uma lista de serviços que podem auxiliar ainda mais o aprendizado dinâmico nas salas de aulas. Confira abaixo:

1. YouTube: o portal de vídeos do Google tem uma parte específica para Educação.

2. Udutu: Editor e publicador de cursos online, o site permite criar e organizar uma sequência de aulas, sem a necessidade de grandes conhecimentos sobre programação. Além disso, todo o arquivo gerado pela página pode ser salvo em um CD.

3. JClic: Os professores podem desenvolver materiais de estudo, quebra-cabeças, palavras cruzadas e até testes e provas, tudo isso por um conjunto de ferramentas em Java.

4.GeoGebra: O objetivo desta ferramenta é facilitar e aproximar os alunos da matemática. Por isso, o site reúne recursos de álgebra, geometria, gráficos e tabelas.

5. Tríade: Plataforma para professores de História ensinarem sobre a Revolução Francesa. O jogo, produzido no Brasil, e de download gratuito, faz uma viagem ilustrada ao século XVII, com gráficos em 3D, e permite o aluno se aventurar pela história da revolução.

6. ENEM: Aplicativos que ajudam alunos a estudarem para o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e auxiliam professores que participam de preparatórios.

7. Voicethread: O site auxilia a prática do inglês e do espanhol. Basta ter um microfone e se cadastrar. Na página é possível gravar áudio com a voz do aluno e associar a gravação a uma imagem de preferência do mesmo.

8. Educador.Net: É um software gratuito que facilita o trabalho do professor. O gerenciador permite uma maior organização, gerando gráficos e relatórios, acompanhando o desenvolvimento de cada aluno e por turma.

9. Kit do Professor: O kit do professor é um kit lista do TechTudo dedicado ao mestre. São diversos softwares que serão de enorme ajuda para a preparação de suas aulas e de sua própria organização.

10. Professor Tech II: Dedicado a professores de todos os níveis, desde a educação infantil aos professores de pós graduação, o software gera provas, trabalhos e exercícios, já com gabarito. É possível imprimir ou exportar os arquivos em diversos formatos.

* Colaborou Anna Kellen Bull

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Chagas
    2014-11-08T10:19:44

    Carol Danelli, não consegui baixar o software: Professor Tech II. Por favor me ajude!

  • Rubens
    2014-10-15T12:03:21

    Muito bom, CAROL DANELL!