Internet

05/10/2014 00h27 - Atualizado em 05/10/2014 16h52

Eleições 2014, primeiro turno é tema de Doodle com fila em zona eleitoral

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O primeiro turno das Eleições 2014 são o tema do Doodle do Google deste domingo (5). Uma fila mostra os eleitores à espera do voto, cada letra da palavra Google representa um público diferente, entre homens, mulheres, jovens e idosos. A letra "e", primeira da fila, está usando a urna eletrônica.

Você sabe o que é um BU? App ajuda a fiscalizar Boletins de Urna

Eleições 2014, primeiro turno, é tema do Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)Eleições 2014, primeiro turno, é tema do Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)

Caso tenha dúvidas sobre os números dos candidatos ou precise de alguma informação extra antes do voto, o TechTudo criou um Kit de Downloads com várias dicas de apps: acesse "Eleições 2014".

Lembrando que é dia de deixar o smartphone em casa na hora de votar. O TSE proíbe a aproximação da urna com aparelhos eletrônicos como celulares, câmeras, rádios e outros que possam comprovar o voto, que é secreto. Fazer uma selfie ou registrar imagens da urna eletrônica pode terminar em prisão.

Nunca usou uma urna eletrônica? Faça um teste no Simulador de Voto (Foto: Divulgação/TSE)Nunca usou uma urna eletrônica? Faça um teste no Simulador de Voto (Foto: Divulgação/TSE)


Vale lembrar que em breve você poderá acompanhar no aplicativo a Apuração das Eleições 2014.

Candidatos

O mais alto cargo em disputa nesta eleição é o de Presidente da República, para o qual concorrem Aécio Neves (PSDB), Dilma Roussef (PT), Eduardo Jorge (PV), Everaldo Pereira (PSC), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSOL), Marina Silva (PSB), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU). A população também escolherá representantes para Senador, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Esqueceu o número do seu candidato, use o aplicativo Candidaturas e confira tudo em apenas um toque no sistema oficial da Justiça Eleitoral (TSE).

Não sabe onde votar? Baixe o app Locais de Votação do TSE

O horário para ir às urnas é das 8h às 17h, e o resultado da apuração poderá ser acompanhado a partir das 17h. Em caso de segundo turno, a votação acontecerá no dia 26 deste mês, também um domingo.

História das eleições no Brasil

O Brasil já teve 34 pessoas ocupando o cargo de presidente até o momento. O primeiro a exercer a função foi o Marechal Deodoro da Fonseca, quem instituiu a República, em 15 de novembro de 1889. No entanto, a manobra que o levou ao papel de chefe da nação foi um golpe, não tendo ocorrido pela via eleitoral. Isso só veio a acontecer com Prudente de Morais, que cumpriu o mandato de 1894 a 1898.

Prudente de Morais, primeiro presidente a ocupar o cargo via eleição direta (Foto: Reprodução) (Foto: Prudente de Morais, primeiro presidente a ocupar o cargo via eleição direta (Foto: Reprodução))Prudente de Morais, primeiro presidente a ocupar o cargo via eleição direta no Brasil (Foto: Reprodução/Wikipédia)

Mas essa eleição ainda era muito pouco representativa da população brasileira. Não podiam votar mulheres, analfabetos - o que incluía quase toda a população negra, uma vez que a escravidão havia acabado oficialmente apenas um ano antes -, mendigos, soldados rasos e religiosos sujeitos a voto de obediência, e o eleitor deveria ter idade mínima de 21 anos. Isso significava que só 5,6% dos habitantes do país tinham direito à voz dentro do sistema democrático da época.

A ampliação do direito voto não seu deu de maneira uniforme. As mulheres conquistaram esse poder em 1932, enquanto analfabetos só foram reconhecidos como eleitores em 1988, com a Constituição atual. É ela que marca a volta da democracia no Brasil após 21 anos de governo militar, instaurado a partir do Golpe de 64.

Sistema do governo brasileiro

Nosso sistema de governo é o de república presidencialista, conforme escolhido em plebiscito realizado no dia 21 de abril de 1993. A consulta popular estava prevista em emenda na Constituição de 1988, e pedia para escolher entre monarquia ou república e parlamentarismo ou presidencialismo. A república teve a preferência de 66,26% dos votantes contra 10,25% da monarquia, enquanto o presidencialismo ganhou de 55,58% contra 24,87% do parlamentarismo - os demais foram votos brancos ou nulos.

Gráficos com resultado final do plebiscito de 1993 (Foto: Divulgação/TSE) (Foto: Gráficos com resultado final do plebiscito de 1993 (Foto: Divulgação/TSE))Gráficos com resultado final do plebiscito de 1993 (Foto: Divulgação/TSE)

No presidencialismo, o presidente da república é chefe de governo e de Estado, tendo poder de nomear os líderes de ministérios. Ele é caracterizado pela separação entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Isso significa que as origens partidárias do parlamento não têm relação com as do presidente, sendo muito comum o chefe do Executivo governar com oposição no Legislativo. O sistema brasileiro é ainda multipartidário, permitindo que vários partidos políticos disputem e assumam o controle do governo, de forma independente ou por meio de coalizão.

Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vítor Camargos
    2014-10-05T17:11:19

    Aécio p presidente!!!!!!!!!!!

  • Wilber Barra
    2014-10-05T13:51:35

    Mitarei em alguns votos nulos

  • Norman Roberto
    2014-10-05T09:47:37  

    se houvesse uma eleiçao para o doodle mais desanimado esse ganhava com certeza!

    recentes

    populares

    • Norman Roberto
      2014-10-05T09:47:37  

      XIU

  • João Araújo
    2014-10-05T09:36:24

    Bacana o doodle da eleição. Mas insiram o barulhinho da urna eletrônica. Fica legal. abs