Internet

06/10/2014 16h59 - Atualizado em 06/10/2014 16h59

Eleições brasileiras batem recorde no Facebook e superam números da Índia

João Kurtz
por
Para o TechTudo

As eleições brasileiras de 2014 já bateram todos os recordes registrados pelo Facebook em diferentes votações ao redor do mundo. Ainda no primeiro turno, o número de interações na rede social já superou a Índia que, até então, tinha o maior valor registrado. Desde o início do processo eleitoral, no dia 5 de julho, a rede social registrou 346 milhões de comentários, curtidas e compartilhamentos sobre o tema, feitos por mais de 44 milhões de pessoas em todo o país durante o processo eleitoral do 1º turno.

Instagram faz 4 anos; veja 10 fotos que contam a história da rede social

Eleições brasileiras batem recorde no Facebook (foto: Reprodução/Facebook)Eleições brasileiras batem recorde no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

O número de interações no Brasil é 52% maior do que o registrado no país asiático, que teve 227 milhões de interações durante a eleição que ocorreu no início desse ano. O valor impressiona, uma vez que a Índia possui uma população seis vezes maior e 100 milhões de usuários cadastrados na rede social. O Brasil conta com 89 milhões de membros. O Facebook acredita que os números refletem a forma como o povo brasileiro gosta de usar a rede social para discutir política e voto.

Os dados sobre o número de menções aos candidatos à presidência refletem o resultado nas urnas, com Dilma Rousseff liderando, seguida de Aécio Neves e Marina Silva. Luciana Genro e Eduardo Jorge completam a lista.

Além disso, a rede social também mostrou a importância dos debates na TV. Foram registrados mais de 20 milhões de interações sobre temas e propostas discutidas nos programas.

Botão 'Eu votei'

Ainda no clima das eleições, o Facebook desenvolveu um botão chamado “Eu votei”, usado no aplicativo para celular neste domingo (5) de eleição. O recurso serviu para que os usuários pudessem declarar que já haviam exercitado seu direito ao voto.

Facebook estimula eleitores no Brasil (Foto: Reprodução/Facebook)Facebook estimula eleitores (Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo o site, a ferramenta foi usada por 5,25 milhões de pessoas - considerando que 39 milhões de brasileiros usam o Facebook através do celular todos os dias, a rede social acredita que pelo menos 13% dos usuários usaram o recurso, isto é, 1 em cada 4 brasileiros que viram clicaram.

Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Veja no Fórum do TechTudo.

O Facebook possui 89 milhões de usuários brasileiros, sendo que, deste número, 68 milhões acessam através de dispositivos móveis. De acordo com a rede social, 60% dos eleitores do país estão no Facebook, e cinco milhões dessas pessoas usaram o botão "Eu votei" para declarar que cumpriram o dever cívico nas Eleições 2014. A pesquisa revelou ainda que, em média, os usuários brasileiros passam cerca de 13 horas por mês conectados, o maior índice de toda a América Latina.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares