Internet

11/10/2014 07h00 - Atualizado em 11/10/2014 07h00

Ello ou Facebook? Comparativo de redes sociais revela se vale experimentar

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Ello é uma nova rede social que está despertando o interesse por não exibir anúncios e não vender dados dos usuários, ao contrário do Facebook. Mas, será que a rede onde só se pode ingressar com um convite é melhor que a de Mark Zuckerberg? Veja o comparativo e escolha se vale experimentar.

Testamos o Ello! Saiba como é a rede social sem anúncios rival do Facebook

Ello x Facebook: confira que rede social se saiu melhor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)Ello x Facebook: confira que rede social se saiu melhor no comparativo do TechTudo (Foto: Arte/TechTudo)

Melhor acesso - Facebook 

O Facebook permite que qualquer pessoa crie uma conta. Basta ir até a página inicial da rede social e se cadastrar. Já para participar do Ello, é preciso receber um convite de um amigo que possui uma conta no site, como no início do Orkut. Se bem que há como burlar o pedido por meio; saiba como.

O novo site de relacionamento também oferece uma segunda alternativa para aceitar novos usuários: basta acessar a rede social, clicar no botão “Request An Invitation”, digitar seu e-mail e clicar em “Request Invitation”. Depois é só aguardar o convite, mas não existe nenhuma garantia de que você vai recebê-lo rapidamente. Portanto, o Facebook saiu na frente por conta da facilidade de acesso.

Lembrando que o Facebook tem apps para Android, iOS, Windows Phone, BalckBerry, Windows e Chrome. O Ello, por enquanto, só é acessado via navegador, mas a página funciona bem no celular.

Interface - Ello

A interface do Ello é minimalista e bonita (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)A interface do Ello é minimalista e bonita, sem publicidades (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

A interface do Ello é mais bonita, minimalista, com fontes simples e não há nenhuma publicidade. De acordo com a Ello, não há venda de espaço publicitário, tampouco dos dados de usuários para terceiros. Já o Facebook possui um layout mais vivo, em que o azul predomina, exibe inúmeros posts, links, muitos anúncios em diferentes áreas do site e páginas e posts patrocinados na interface.

Rede de amigos - Facebook

O Ello aceita novos membros somente por meio de convites (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)O Ello aceita novos membros somente por meio de convites (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Aumentar a lista de amigos no Ello pode ser um pouco mais complicado do que no Facebook. Isso porque, a rede social é nova e ainda não possui muitos adeptos, ao contrário do que acontece com seu concorrente, site de relacionamento mais popular do mundo. No Ello, é possível encontrar amigos usando a ferramenta de busca, ou convidando-os por meio de um código gerado pelo site que é enviado por e-mail. Além disso, existe o recurso  ‘Descubra’, que sugere pessoas para adicionar. 

Timeline - Ello

A timeline do Ello é mais organizada e menos poluída (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Timeline do Ello é mais organizada e menos poluída do que a do Facebook (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)

Enquanto o Facebook exibe na sua timeline diversas publicações de amigos, de páginas e vários posts patrocinados, o Ello mostra apenas conteúdos de pessoas e páginas que o usuário segue na rede social. Isso faz do Ello menos poluído e tem a vantagem de oferecer o que o usuário, de fato, quer ver.

Além disso, a nova rede social também organiza melhor essas informações. O feed de notícias da rede possui duas colunas, uma com posts de amigos (Friends) e a outra com os feitos por quem o usuário está apenas seguindo (Noise). Assim, é fácil escolher o que ver em cada aba. Ponto para o Ello. 

Uso de dados pessoais do usuário - Ello

Não é segredo que o Facebook usa os dados de seus usuários para captar recursos com publicidades exibidas no site. O Ello também coleta informações como: localização, idioma, site de referência e tempo gasto no site. Entretanto, não vende esses dados para os anunciantes. Inclusive, os usuários da rede social podem até usá-la com uma versão especial anônima do Google Analytics para guardar seus dados. Ou seja, antes de informações pessoais serem armazenadas nos servidores do Google, o endereço de IP do usuário é removido. Assim, o usuário se resguarda de ter sua privacidade rastreada. Essa característica torna o site desinteressante para o Google, sob o ponto de vista dos anunciantes.

Ferramentas - Facebook

No Ello não existe tantas interações nos posts, como o famoso botão “curtir” que encontramos no Facebook. Segundo a rede social, um botão similar deve ser implantado em breve e se chamará “Love”. Por enquanto, só é possível comentar e criar posts com fotos, vídeos, gifs e emojis (saiba como usar).

A nova rede social oferece uma ferramenta que permite ao usuário saber quantas pessoas visualizaram a sua publicação. Função existente no Facebook apenas em publicações de vídeos próximos, nas páginas de fãs e em grupos, não disponível para perfis comuns. 

Mas, a grande atração do Ello fica por conta do GIFs (imagens animadas). O Facebook nunca aceitou os GIFs, e recursos de terceiros publicam mas não exibem automaticamente as mídias na rede social.

Já no Ello, para inserir a animação, é preciso clicar no balão de posts “Say Ello” e clicar no ícone de upload (dois quadrados sobrepostos) e procurar pelo arquivo salvo no seu computador. Outra opção é arrastar e soltar.

Apesar desses inéditos recursos, O Facebook leva a melhor no quesito ‘Ferramentas’, uma vez que as opções de bloqueio de usuário, sinalização de conteúdo impróprio, central de notificações, uso de w/ para atribuir autoria a um post compartilhado, índice de emojis, integração com vídeo (YouTube e Instagram), publicação de posts em outras redes sociais e envio de mensagens privadas ainda não estão existem no Ello. Além disso, até o momento a nova rede social também não possui bate-papo. Tudo isso pode ajudá-la a manter-se clean, mas também faz falta.

Você prefere Ello ou Facebook? Opine no Fórum do TechTudo. 

Conclusão – Empate

A nova rede social além de possuir uma interface mais limpa e bonita, também leva vantagem por não exibir anúncios e não vender dados de seus usuários. Ao contrário do Facebook, que enche a timeline com publicidades e vende informações para anunciantes. Além disso, o Ello permite navegar em uma versão especial anônima, e dessa forma impedir que Google Analytics guarde seus dados pessoais.

Entretanto, o Facebook compensa quando o assunto são as ferramentas. O site oferece mais recursos para interação e publicação de conteúdo. E, por ele ser a maior rede social do mundo, é mais fácil encontrar e interagir com os amigos da vida real, já que qualquer um pode se cadastrar na rede social - diferente do Ello, em que é preciso ter um convite. 

Decidir por uma delas só o tempo vai dizer. Porém, vale a pena experimentar a Ello e fazer seu próprio comparativo. Até quando menos é mais? 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elias Fernandes
    2014-10-11T14:25:47  

    techtudo sempre colocando "rivais" do Facebook....ate agora todos falharam.....ôh dó....não custa sonhar né....

    recentes

    populares

    • Elias Fernandes
      2014-10-11T14:25:47  

      Não é questão de por rivais como o Facebook, ninguém imaginava que um dia o Orkut perderia pra uma empresa nova no mercado virtual, porém os sites responsáveis por artigos de publicidade e novidades por conta do ocorrido dão maior vazão a novas redes,e outra, acharia ótimo uma nova rede social ainda mais com esses poucos méritos que o Ello tem...

  • Elson Melaceta
    2014-10-11T14:36:01  

    E como essa rede se financiaria, caso viesse a crescer tanto como o Face, como pagaria grandes servidores para manter estabilidade e armazenamento de dados, sem lucro?! Não existe isso, qualquer serviço na internet que se torne caro tem que ter alguma receita, seja com publicidade ou vendendo dados ou ainda sendo pago pelo usuário, nessa última hipótese aí sim se poderia ter algo livre de publicidade e venda de dados.

    recentes

    populares

    • Elson Melaceta
      2014-10-11T14:36:01  

      Eles ganham por usuarios, já o facebook eles ganham por usuarios e por propagandas

  • Anderson Vani
    2014-10-11T15:26:03

    Tão dando muita enfase pra esse ello, só pq é novidade, mas o layout e navegação do site, é muito ruim, acho que não vai pegar...

  • Alexandre Teixeira
    2014-10-11T12:41:08

    Conclusão, empate! haushaushuas.............. ooo matéria ridicula!