Internet

08/10/2014 14h17 - Atualizado em 08/10/2014 14h17

‘Eu posso programar’: Microsoft dedica cursos a jovens de 12 a 25 anos

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

A Microsoft está promovendo uma campanha chamada #EuPossoProgramar com objetivo de incentivar o aprendizado de programação para jovens entre 12 e 25 anos. Com a iniciativa, que faz parte do programa global de cidadania da YouthSpark, a fabricante do Windows promove um curso online para que os jovens possam dar seus primeiros passos no mundo da programação.

Professores adotam aplicativos e computadores em sala de aula no Brasil

Eu posso programar: Microsoft dedica cursos a jovens de 12 a 25 anos (Foto: Reprodução/#EuPosso#Programar)'Eu posso programar': Microsoft dedica cursos a jovens de 12 a 25 anos (Foto: Reprodução/#EuPosso#Programar)

O curso online da campanha #EuPossoProgramar foi desenvolvido pela Microsoft em parceria com entidades como a Code.org e a Organização Libero-Americana da Juventude (OIJ). Quem se interessar, pode acessá-lo as atividades interativas no endereço (eupossoprogramar.com).

Segundo a companhia, a ideia de criar incentivos para jovens pode fazer com que a linguagem de programação faça parte da grade de ensino das escolas. “Estamos confiantes de que a linguagem do código em breve será parte do currículo de muitas escolas na América Latina, tornando possível um crescimento ainda maior da região", diz o presidente da Microsoft para América Latina, Hernán Ricón.

A campanha #EuPossoProgramar conta com ações em toda América Latina e pretende alcançar cerca de 22 milhões de jovens que, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho, não estudam e não trabalham. No Brasil, o programa foi direcionado para jovens de 16 a 24. De acordo com pesquisas do IBGE, está faixa etária teve uma taxa de desemprego registrada em 13,8 % no mês de agosto deste ano.

Vale a pena comprar um e-reader para livros digitais? Comente no Fórum do TechTudo. 

“A iniciativa YouthSpark já atingiu no Brasil mais de 10 milhões de pessoas e foi responsável por transformar a vida de alguns jovens brasileiros. Queremos que essas histórias se multipliquem e que o aprendizado da linguagem de programação seja uma via para que mais crianças e adolescentes tenham um futuro melhor no país”, afirma a diretora de comunicação e cidadania da Microsoft Brasil, Katia Gianone.

Para promover a ação, a Microsoft fará um evento que acontece nesta quarta-feira (8), em sua sede em São Paulo. Os jovens de escolas públicas, privadas e ONGs poderão assistir a palestras sobre programação com brasileiros empreendedores do setor de tecnologia, como o cofundador do aplicativo Easy Taxi, Vinicius Gracia, e o CEO da rede social de filmes criativos Stayfilm, Douglas Almeida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares