Internet

15/10/2014 06h45 - Atualizado em 17/10/2014 19h20

Future Self: site usa reconhecimento facial e envelhece seu rosto 20 anos

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Saber como será o futuro sempre foi um desejo do ser humano e esse tema é explorado de várias formas, em livros, filmes e games. Um exemplo é o Future Self, que permite ter "conversa em vídeo" com uma versão sua 20 anos mais velha, construída com tecnologias de reconhecimento facial.

Mulher de 114 anos precisa mentir idade para criar uma conta no Facebook

Site permite que usuário converse com uma versão sua do futuro (foto: Reprodução/YouTube)Future Self permite que usuário converse com uma versão sua do futuro (Foto: Reprodução/YouTube)

O site está disponível em inglês e francês e foi desenvolvido para funcionar em todos os navegadores, mas sua performance é melhor no Google Chrome. O sistema é simples: o primeiro passo é tirar uma foto (selfie) de referência. Isso é feito com a webcam do usuário no momento do acesso.

É recomendado não usar óculos, tirar o cabelo da frente do rosto e estar em um local iluminado. Caso não tenha ou não possa usar sua câmera, é possível carregar uma foto já existente. Neste caso, a recomendação é uma foto frontal e não de perfil, similar a que você usa no seu perfil de rede social.

Site usa reconhecimento facial para identificar usuário (foto: Reprodução/YouTube)Site usa reconhecimento facial para identificar usuário (Foto: Reprodução/YouTube)

Em seguida, é necessário responder a um pequeno questionário, que inclui sexo, idade, cor dos olhos e cor da pele. Com estas informações, o site usa tecnologia de reconhecimento facial, combinada com renderização em 3D e simulação de envelhecimento para criar uma versão mais velha do usuário.

Após este passo, é iniciada uma conversa em vídeo com o modelo, que responde a perguntas simples graças a tecnologias como o API de voz do Google e WebGL. Caso o usuário não queira ou não possa falar, é possível conversar através de um sistema de chat (bate-papo).

Quer bloquear o Facebook em um computador? Veja como no Fórum do TechTudo.

O modelo da Orange dá algumas informações sobre o futuro, como o entretenimento, cultura e robôs, além de contar para o usuário como está sua saúde e sua família. Quando perguntado sobre alguns assuntos mais complicados, o robô afirma que não pode falar sobre o assunto ou que não entendeu a pergunta.

Mesmo assim, o sistema procura ser o mais abrangente possível. Ao ser perguntado sobre petróleo (“oil”), por exemplo, ele responde que, no futuro, tudo pode ser usado como combustível. “Hoje eu coloquei minha xícara de café no tanque de combustível e andei 300 km!”, comemora.

Future Self: converse com você mesmo, com 20 anos a mais (Foto: Reprodução/Orange)Future Self: converse com você mesmo, com 20 anos a mais (Foto: Reprodução/Orange)

A ideia do site é apresentar uma visão positiva do futuro, mas sem perder o bom humor. Ao ser perguntado sobre bilhetes de loteria, o modelo é evasivo: “eu não tive acesso a isso na sua idade, não sei por que você deveria ter”, diz.

O site é uma campanha da empresa de telefonia europeia Orange e desenvolvida pela agência Jam3 em comemoração aos 20 anos da companhia. “A tecnologia usada atingiu um novo nível de dificuldade e inovação. Nosso maior desafio, em relação à criatividade, era fazer algo além do habitual, que resulta em uma foto simples que foi adulterada”, explica o diretor da Jam3, Adrian Belina.

Um aviso legal informa que nenhuma informação fornecida será salva ou usada para fins comerciais, mas fotos serão mantidas por 30 dias para que possam ser compartilhadas em redes sociais.

Assista ao vídeo do Future Self no YouTube com legendas em português; veja a dica do TechTudo.


Via PetaPixel e FastToCreate

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Gabriel
    2016-12-12T00:06:59

    Nao consigo fazer o teste

  • Diego Satin
    2014-10-15T15:51:53  

    45 confirma

    recentes

    populares

    • Diego Satin
      2014-10-15T15:51:53  

      Minha vida hoje? Péssima! Penso em deixar o Brasil a todo momento porque não aguento tanta hipocrisia e corrupção! Nas mãos do PT nosso país está um lixo!

    recentes

    populares

    • Diego Satin
      2014-10-15T15:51:53  

      13 é galo...!!!!!!!!!!!!!!! chupa corintians 4x1...kkkkkkkkkk

  • Edi Braz
    2014-10-15T18:40:58  

    13 confima

    recentes

    populares

    • Edi Braz
      2014-10-15T18:40:58  

      13 é galo...!!!!!!!!!!!!!!!!!!! chupa corintians!!!!!!!!!!!!

  • Lula Molusco
    2014-10-15T13:47:36

    NA MATEMÁTICA DA POLÍTICA. -13 >>>>>>>>> 45

  • Raphael Vigatto
    2014-10-15T16:46:25

    Nossa, nada a vê esse programa, não se parece em nada rsrsr, fica parecido com um personagem do South Park.

  • Carla Rocha
    2014-10-15T12:33:14

    Testei e não gostei. Não se parece em nada comigo. Talvez eu tenha feito alguma coisa errada, não sei.

  • Marcela
    2014-10-15T11:12:57

    Finalmente um banco de dados de rostos que pode funcionar!