11/10/2014 20h27 - Atualizado em 13/10/2014 09h20

Jogamos LittleBigPlanet 3: construir seu próprio game nunca foi tão divertido

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

LittleBigPlanet 3 promete trazer um novo ar para a franquia do querido Sackboy, trazendo novos personagens e, principalmente, facilitando a criação de novas fases, que poderão contar até com trailers de divulgação. O TechTudo teve a oportunidade de testar o game que será lançado no dia 18 de novembro para PS4 e PS3. Confira as nossas impressões:

Little Big Planet 3 é anunciado para PlayStation 4 e chega em novembro

LittleBigPlanet 3 trará 3 novos personagens, Oddsock, Swoop e Toggle. (Foto: Divulgação)LittleBigPlanet 3 trará 3 novos personagens, Oddsock, Swoop e Toggle. (Foto: Divulgação)

Novos personagens

A grande novidade fica por conta dos três novos personagens do título: Oddsock, uma espécie de cão, ágil e que pode pular entre paredes; Swoop, um pássaro que pode… voar e carregar os demais personagens; e Toggle, um personagem que pode ficar grande, pesado e forte, ou pequeno e leve.

A versão de demonstração do game no estande da Sony na BGS trazia três fases diferentes: uma para jogar apenas com Toggle, outra com Oddsock, e uma outra para jogar com quatro pessoas, cada um com um dos personagens mais clássicos: Sackboy.

A intenção das fases era apenas demonstrar as habilidades dos personagens e a enorme quantidade de quebra-cabeças que poderão estar presentes no game. São todos muito criativos. Por exemplo, na fase de Toggle, quando fortão, ele afunda na água mas, se mudarmos para sua versão menor, ele emerge e é lançado por uma pequena altitude.

LittleBigPlanet 3 trará nova dinâmica e quebra-cabeças com os novos personagens. (Foto: Divulgação)LittleBigPlanet 3 trará nova dinâmica e quebra-cabeças com os novos personagens. (Foto: Divulgação)

Transição entre os personagens

Uma das dúvidas era sobre a forma de transição dos personagens. Seria como Trine, onde o jogador escolhe com quem jogar? Ou cada boneco seria utilizado em um trecho específico da fase? Segundo Daimion a resposta é a segunda: para manter o ritmo do jogo, os novos personagens serão usados em momentos específicos.

LittleBigPlanet 3 não trará transição dinâmica de personagens, que serão utilizados em momentos específicos. (Foto: Reprodução/operationrainfall)LittleBigPlanet 3 não trará transição dinâmica de personagens, que serão utilizados em momentos específicos. (Foto: Reprodução/operationrainfall)

Jogabilidade

A jogabilidade de LittleBigPlanet 3 continua excelente. Os saltos com os novos personagens parecem ser até melhores do que nos games anteriores – quem jogou sabe como é chato chegar perto das bordas de uma plataforma e escorregar… A variedade de movimentos também é maior por causa dos novos personagens, mas os controles mantiveram o padrão da franquia, sendo bastante intuitivos.

Os controles também responderam muito bem. Testamos diversas vezes os movimentos de Toggle grande e pequeno, em cima e embaixo d’água, sobre uma plataforma ou bola de feltro. Os saltos de Oddsock também estão bem precisos, sendo fácil realizar os pulos entre paredes.

Ferramentas de criação

Ao mostrar o game, Daimion apontou diversas características do ambiente, como os movimentos da água ou as imagens de fundo, afirmando que todo o game foi construído com as mesmas ferramentas que estarão disponíveis para os jogadores criarem suas fases. Até hoje, foram mais de 8,5 milhões de estágios criados, todos podendo ser jogados no PlayStation 4 – e os que forem criados no novo console também sendo liberados para o PS3.

LBP3 foi construído com as mesmas ferramentas que estarão disponíveis para os jogadores. (Foto: Reprodução/Videogamer.com)LBP3 foi construído com as mesmas ferramentas que estarão disponíveis para os jogadores. (Foto: Reprodução/Videogamer.com)

Algumas mudanças foram feitas no modo de criação, que, segundo Daimion, será mais intuitivo. Nos games anteriores, esse modo colocava medo logo ao abrir, com uma imensa área branca onde deviam ser construída a fase. Em LBP3 a promessa é de uma construção mais “suave”, com mais tutoriais. Os jogadores agora poderão criar trailers para divulgar seus estágios ou games desenvolvidos.

Uso do DualShock 4

Segundo Daimion, LBP 3 usará pouco os recursos do controle do PlayStation 4. Basicamente apenas o touchpad será utilizado, e mais para criar ou reproduzir os trailers de fases criadas pelos jogadores. Daimion disse que isso foi intencional, já que o game também será lançado para PlayStation 3, e eles não queriam limitar a experiência de quem jogar no console da geração passada.

Conclusão

Apesar de não estar mais sendo desenvolvido pela Media Molecule, o estúdio por trás dos primeiros dois games da série LittleBigPlanet, o novo game mantém a essência e o carisma dos personagens, e principalmente promete trazer uma nova gama de quebra-cabeças para as fases. O que vimos foi um pequeno aperitivo da criatividade da Sumo Digital, a empresa responsável pelo game, e em novembro saberemos se a versão final faz jus à qualidade da franquia.

O que vocês esperam da Brasil Game Show 2014? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Ribeiro
    2014-10-11T23:46:50

    little big planet é um dos únicos titulos que sinto falta desde quando troquei meu ps3 por um xbox 360