Internet

16/10/2014 06h50 - Atualizado em 16/10/2014 06h50

Lista tem 10 apps grátis que aumentam a produtividade no Mac

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Aplicativos para Mac OS X que aumentam a produtividade dos usuários são numerosos. Vários deles possuem recursos diferenciados, significando ganho de tempo – e, às vezes, dinheiro. Listamos abaixo dez apps que, além de gratuitos, trazem funções interessantes para usuários de computadores Apple.

Como personalizar a central de notificações do OS X Yosemite

Mac1 (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Lista tem 10 aplicativos grátis que aumentam a produtividade no Mac (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

1. Autodesk Pixlr

Versão para desktop do popular Pixlr, o Autodesk Pixlr permite fazer edições simples e poderosas em imagens a partir do seu Mac. O software gratuito consegue aplicar filtros, bordas, texto, pincéis e adesivos, além das opções de edição básica como redimensionamento, rotação e corte. Os usuários desktop têm à disposição uma função extra: a máscara de influência. O recurso possibilita inserir efeitos em áreas específicas da foto. As ferramentas ficam dispostas numa barra lateral à esquerda, tornando seu uso bastante fácil, o que é ajudado pelo fato de estar em português.

Autodesk Pixlr é ume editor de imagens gratuito disponível para Mac (Foto: Divulgação)Autodesk Pixlr é um editor de imagens gratuito disponível para Mac (Foto: Divulgação/Pixlr)

2. Autodesk SketchBook

O Autodesk SketchBook é um programa para criação de desenhos no Mac. Lançado inicialmente para iPad, hoje ele conta com versão para o desktop da Apple, através do qual é possível imprimir a experiência de traço semelhante ao original com papel e caneta. A última atualização trouxe ferramentas de perspectiva de qualidade profissional, aprimorou o editor de camadas e incluiu análise do fluxo de trabalho de animação de flipbook. Com versões paga e gratuita, ambas em português, o app oferece tutoriais que ajudam o usuário a aproveitar todos os recursos.

Autodesk SketchBook permite criar desenhos no Mac (Foto: Divulgação)Autodesk SketchBook permite criar desenhos no Mac (Foto: Divulgação/SketchBook)

3. Fusion 360

Fusion 360 é um programa para criar projetos em 3D CAD/CAM no Mac. Ele é usado por profissionais de diversas áreas, tais como engenharia e arquitetura, permitindo modelar objetos scaneados, gerar imagens conceituais a partir de T-Splines ou preparar modelos para impressões 3D, entre outras funcionalidades. O software é grátis para testar por 30 dias.

Fusion 360, programa para criar projetos em 3D CAD/CAM desenvolvido pela Autodesk (Foto: Divulgação)Fusion 360, programa para criar projetos em 3D CAD/CAM desenvolvido pela Autodesk (Foto: Divulgação/Fusion 360)

4. Simplenote

Simplenote permite salvar notas, links, listas, ideias e o que mais você quiser. Disponível para Mac gratuitamente, o programa possui sincronização com dispositivos iOS e Android, garantindo que suas anotações estarão sempre a mão, em qualquer lugar. As notas podem ser classificadas com etiquetas para facilitar a organização, e a aplicação ainda possibilita gravar lembretes.

Simplenote permite salvar anotações no Mac (Foto: Divulgação)Simplenote permite salvar anotações no Mac (Foto: Divulgação/Simplenote)

5. Focusbar

O Focusbar é um app que ajuda a manter o foco em tarefas importantes. Seu uso é simples: ao abrir o programa, o usuário define a tarefa que precisa fazer. Toda vez que muda de janela, a barra aparece para chamar atenção sobre a atividade pendente. Isso torna mais difícil se distrair com redes sociais ou jogos, garantindo maior produtividade.

Focusbar impede que usuário se destraia com tarefas não importantes (Foto: TechTudo)Focusbar impede que usuário se distraia com tarefas não importantes (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

6. Eggscellent

O Eggscellent é um app de gerenciamento de tempo que usa o método Pomodoro, técnica que divide o trabalho em períodos de 25 minutos. O ícone fica na barra de menu do sistema e reúne todas as tarefas que precisam ser feitas. Ao selecionar uma, o cronômetro em formato de ovo inicia sua contagem regressiva. É possível interromper o marcador clicando em “Stop” e retomar a tarefa posteriormente.

Eggscellent usa a técnica Pomodoro de gerenciamento de tempo (Foto: Divulgação)Eggscellent usa a técnica Pomodoro de gerenciamento de tempo (Foto: Divulgação/Eggscellent)

7. Enpass

Enpass é um gerenciador de senhas compatível com Mac OS X. Ele resolve o problema de ter que memorizar diversas senhas diferentes, e o que é melhor: de uma forma segura. Assim você não precisa anotar seus códigos em arquivos vulneráveis ou blocos de papel, que podem ser facilmente descobertos por terceiros. O serviço está disponível em português e vem em versões gratuita e paga.

Enpass oferece uma forma segura de gerenciar senhas (Foto: Divulgação)Enpass oferece uma forma segura de gerenciar senhas (Foto: Divulgação/Enpass)

8. iProcrastinate

Com o iProcrastinate, usuários Mac têm um aliado para combater a procrastinação. O aplicativo gratuito usa uma agenda para ajudar na organização das tarefas, permitindo incluir datas de aniversário, reuniões ou qualquer outro compromisso que precise ser feito. É possível favoritar as tarefas mais importantes com uma estrela, que são agrupadas para fácil visualização. Ele pode ser sincronizado diretamente com iPhone via Wi-Fi ou pela internet, através do Dropbox.

iProcrastinate organiza tarefas e combate procrastinação (Foto: Divulgação)iProcrastinate organiza tarefas e combate procrastinação (Foto: Divulgação/iProcastinate)

9. Presentable

O Presentable é um editor de slides gratuito para Mac. Ele permite importar fotos, vídeos, documentos do Keynote e salvar páginas da internet, criando apresentações ricas de conteúdo e com visual sofisticado. Sua característica de destaque é a interatividade, pois ele acaba trazendo um navegador de internet para dentro do slide. Assim, é possível inserir vídeos do YouTube na sua apresentação ou documentos armazenados na nuvem. O software consegue ainda carregar documentos criados no PowerPoint e em PDF.

Presentable é um editor de slides gratuito para Mac (Foto: Divulgação)Presentable é um editor de slides gratuito para Mac (Foto: Divulgação/Presentable)

10. Quick File Renamer

O Quick File Renamer é um app para Mac que possibilita renomear vários arquivos de uma só vez. Ele pode vasculhar todo seu disco rígido, apenas uma pasta ou ainda localizar o arquivo que você quer alterar pelo nome. Há uma versão paga que possibilita alterar arquivos MP3 e fotos, além de mudar extensões dos arquivos. Tanto esta quanto a gratuita estão disponíveis em português.

Quick File Renamer renomeia vários arquivos do Mac ao mesmo tempo (Foto: TechTudo)Quick File Renamer renomeia vários arquivos do Mac ao mesmo tempo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)


Por que o novo Mac OS X se chama Yosemite? Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Rodrigues
    2014-10-16T08:10:27

    Parabéns! Gostei dos apps...