Celular

19/10/2014 06h00 - Atualizado em 19/10/2014 06h00

Máquina do tempo, Android Lollipop, Blackberry e novo iPad nas mais lidas

TechTudo
por
Para o TechTudo

A semana de segunda a sexta-feira, 13 a 17 de setembro, teve como destaque a nova tecnologia da Samsung, que multiplica por 5 a velocidade do Wi-Fi; a incrível pesquisa da Nanyang Technology University, que criou uma bateria que pode durar 20 anos e recarrega 70% em dois minutos; o curioso site Future Self, que cria uma versão sua 20 anos mais velha; o novo sistema operacional do google: Android Lollipop.

Além disso, tivemos lançamento do BlackBerry Passport, e a poderosa linha de produtos da Apple. Aos donos de aparelhos Sony, uma boa notícia: Os smartphones e tablets da linha Xperia Z receberão a atualização do Android 5.0 Lollipop. Confira o resumo das matérias mais lidas da semana e descubra também qual tutorial bombou no período, com uma super dica para usuários do Android e iOS!

SEGUNDA-FEIRA 13/10 - Tecnologia da Samsung multiplica por 5 velocidade atual do Wi-Fi

Nova tecnologia WiFi da Samsung promete conexão acima dos 4 Gbps (Foto: Divulgação) (Foto: Nova tecnologia WiFi da Samsung promete conexão acima dos 4 Gbps (Foto: Divulgação))Nova tecnologia WiFi da Samsung promete conexão acima dos 4 Gbps (Foto: Divulgação)

A semana começou com um anúncio da Samsung sobre o desenvolvimento da tecnologia Wi-Fi de 60 GHz, com velocidade que pode chegar a 4,6 Gbps. O número é cinco vezes maior do que o alcançado pela tecnologia atual. É possível transferir filmes de 1 GB em apenas três segundos entre aparelhos conectados à mesma rede. O novo padrão, chamado 802.11ad, pode ser lançado nos dispositivos a partir de 2015. A novidade torna o sinal capaz de contornar barreiras físicas e eliminar interferências.

TERÇA-FEIRA 14/10 - Bateria poderosa obtém 70% de carga em 2 min e tem vida útil de 20 anos

Pesquisadores mostram materiais usados na fabricação da nova bateria (Foto: Divulgação) (Foto: Pesquisadores mostram materiais usados na fabricação da nova bateria (Foto: Divulgação))Pesquisadores mostram materiais usados na fabricação da nova bateria (Foto: Divulgação)

Já pensou ter uma bateria que dura 20 anos e pode ser 70% recarregada em somente dois minutos? Não é a toa que a matéria está entre nas mais lidas de terça-feira. Pesquisadores da Nanyang Technology University descobriram um método de criar baterias com capacidade dez vezes maior do que o padrão utilizado atualmente. 

QUARTA-FEIRA 15/10 - Future Self: site usa reconhecimento facial e envelhece seu rosto 20 anos e Android Lollipop é oficial: Google anuncia versão 5.0 do sistema

Site permite que usuário converse com uma versão sua do futuro (foto: Reprodução/YouTube) (Foto: Site permite que usuário converse com uma versão sua do futuro (foto: Reprodução/YouTube))Site permite que usuário converse com uma versão sua do futuro (Foto: Reprodução/YouTube)

Nesta quarta-feira, dois links chamaram a atenção dos leitores. Um deles foi o Future Self, um app que permite ter "conversa em vídeo" com uma versão sua 20 anos mais velha, construída com tecnologias de reconhecimento facial. O site foi desenvolvido para funcionar em todos os navegadores, mas sua performance é melhor no Google Chrome. 

O outro destaque foi o Android Lollipop. Depois de muita especulação em volta do nome Android L, o Google oficializou o seu novo sistema operacional. Entre as novidades da versão 5.0, estão melhorias visuais e uma nova linguagem na interface dos dispositivos, que a gigante chama de Material Design. Como foi anunciado na Google I/O, o sistema é projetado para ser flexível e funcionar em todos os aparelhos.

Vale dizer que a chegada do Lollipop aconteceu no mesmo dia de lançamento do Nexus 6 e do Nexus 9. Os dispositivos já vêm com o novo sistema operacional Android 5.0 Lollipop. 

QUINTA-FEIRA 16/10 - Testamos o BlackBerry Passport: teclado touch do 'quadradinho' é destaque e Apple anuncia iPad Air 2, iPad mini 3 e iMac com tela Retina; confira

Com o Yosemite, é possível atender ligações do iPhone direto do Mac (Foto: Reprodução)Com o Yosemite, é possível atender ligações do iPhone direto do Mac (Foto: Reprodução)



A semana foi bem concorrida para as mais lidas, e na quinta-feira, novamente, duas matérias estiveram em destaque. Uma delas foi o lançamento do BlackBerry Passport no Brasil. Disponível no estande da companhia canadense na Futurecom 2014, realizada em São Paulo, o simpático aparelhinho quadrado passou por um teste feito pelo TechTudo. O resultado foi interessante. 

O outro destaque, não menos importante, foi para a Apple, que apresentou sua "mais poderosa linha de produtos de todos os tempos", segundo o presidente da empresa, Tim Cook. Com destaque para o superfino iPad Air 2 e o gigante iMac com tela Retina 5K, que já chega custando a partir de R$ 13 mil no Brasil, a empresa aposta na integração entre seus aparelhos e sistemas operacionais para atrair mais usuários de um gadget para o outro.

SEXTA-FEIRA 17/10 - Sony confirma Android 5.0 Lollipop para dispositivos da linha Z

Smarts mais antigos da Sony, como o Xperia Z Ultra, vão receber o Android 5.0 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Smarts mais antigos da Sony, como o Xperia Z Ultra, vão receber o Android 5.0 (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Smarts mais antigos da Sony, como o Xperia Z Ultra, vão receber o Android 5.0 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A semana encerrou com uma boa notícia aos donos de aparelhos Sony: os smartphones e tablets da linha Xperia Z receberão a atualização do Android 5.0 Lollipop. O comunicado veio dois dias após o anúncio oficial do Google sobre a próxima versão do sistema. A divulgação chega depois da Motorola também confirmar a chegada do novo sistema para seus smarts Moto XMoto G e Moto E lançados entre 2013 e 2014.

TUTORIAL MAIS LIDO DA SEMANA - Como saber qual operadora tem o melhor sinal pelo aplicativo da Anatel

Baixe o app no Google Play (Foto: Reprodução Thiago Barros) (Foto: Baixe o app no Google Play (Foto: Reprodução Thiago Barros))Tutorial mais lido da semana ensina a descobrir qual operadora tem o melhor sinal (Foto: Reprodução Thiago Barros)

No tutorial mais lido da semana, o aplicativo novo da ANATEL: para Android e iOS, tem a meta de analisar os dados de cobertura nacional das operadoras de telefonia móvel. Com os recursos do Serviço Móvel, é possível, então, saber qual empresa oferece um sinal melhor na sua região. Veja as dicas do TechTudo e descubra como usá-lo.

Os concorrentes da Apple estão deixando o iPhone para trás? Opine no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Enio Carvalho
    2014-10-19T18:24:13

    Acho que vou querer um processador implantado na cabeça. Assim não vou perder nada do que aparece de novo no mercado.