Jogos de corrida

19/10/2014 08h14 - Atualizado em 20/10/2015 19h11

Need for Speed: confira as melhores curiosidades sobre a franquia

João Moura
por
Para o TechTudo

Need for Speed é uma das franquias de games de corrida mais famosas do mundo, contando com mais de 20 títulos em 20 anos de existência. A série também ganhou as telonas com Need for Speed: O Filme, sendo uma adaptação dos games da série. Confira agora algumas curiosidades da franquia que há anos vem trazendo emoções sobre quatro rodas aos jogadores brasileiros.

 Need for Speed Most Wanted: Dicas e truques para mandar bem no game

Need for Speed: confira as melhores curiosidades sobre a franquia (Foto: Divulgação)NFS: confira as melhores curiosidades sobre a franquia (Foto: Divulgação)

Série como produto de uma parceria com uma revista

A série Need for Speed começou em 1994, quando a Eletronic Arts começou uma parceria com a revista de automóveis Road & Track. O objetivo era desenvolver um simulador de carros que podia passar a mesma sensação de pilotar um carro potente em alta velocidade.

O primeiro game Road & Track Presents: The Need for Speed foi então lançado em agosto daquele ano para o console 3DO primeiramente, e depois para DOS, Sega Saturn e Playstation 1. Seu diferencial era, além das características de simulador, o jogador também podia receber multa e ser perseguido por viaturas policiais.

Inspiração para Carbon

O game Need for Speed: Carbon foi inspirado no filme de ação, Velozes e Furiosos: Desafio de Tókio, lançado em 2006. A prova mais clara é o desafio dos canyons, o qual é bastante similar à corrida final do longa metragem.

Need for Speed: Carbon (Foto: Divulgação)Need for Speed: Carbon (Foto: Divulgação)

Polícia esquentadinha

Antigamente, nos games da série, era comum a polícia andar livremente pelas ruas da cidade. Era preciso apenas bater uma vez neles para iniciar uma perseguição. Porém, em novembro de 2011, isso foi removido devido às reclamações dos jogadores. Afinal, nem sempre era possível controlar o carro perfeitamente e batidas acidentais eram frequentes, começando sempre novas perseguições.

Dois MMOs na série

Durante os 20 anos de existência, a série Need for Speed já contempla dois MMOs (Massive Multiplayer Online) em sua história. O primeiro a ser lançado foi Motor City Online, em 2002, pela Eletronic Arts. O segundo foi Need for Speed World, na qual assume o estilo de Most Wanted e Carbon.

Need for Speed World é o segundo MMO da série (Foto: Divulgação)Need for Speed World é o segundo MMO da série (Foto: Divulgação)

Máquina trapaceira

Em Need for Speed: Most Wanted a máquina usa alguns meio de trapaça para se beneficiar. Na corrida de Sprint, ao estar ganhando com cerca de 15 segundos de diferença entre você e o segundo time, um bug aparece (um pixel fantasma) no meio da pista, o que faz com que você tenha que parar o carro e manobrar. Esta ação o faz perder o tempo de vantagem sobre o adversário, fazendo com que ele te passe.

A revolução de Underground

Need for Speed: Underground reinicia completamente a franquia, mudando seu foco, sendo o primeiro jogo a oferecer o modo de carreira com história. O game também marcou a série com o uso do tunning, a modificação dos carros com peças especiais, como fuselagem, iluminação neon, nitro e muito mais, para melhorar desempenho e estética.

Underground recriou o foco da franquia (Foto: Divulgação)Underground recriou o foco da franquia (Foto: Divulgação)

Sem chat

O chat global em Need for Speed World foi desativado pelo fato de um dos funcionários demitidos da QuickLime Games (antiga Black-Box) ficar divulgando “hacks” no chat aberto.

Quebrando as regras

O game Most Wanted da série Need for Speed foi projetado com o objetivo principal de promover o caos. A ideia central do jogo é oferecer a oportunidade de pilotar carros incríveis por uma cidade aberta, com direito a grandes perseguições.

Logo, foi inteiramente pensado para o jogador quebrar as regras, seja entrando em uma área restrita, passar limites de velocidade ou até mesmo roubar carros em estacionamento.

Em Most Wanted o objetivo é espalhar o caos (Foto: Divulgação)Em Most Wanted o objetivo é espalhar o caos (Foto: Divulgação)

Férias após 20 anos

Durante 20 anos, a série Need for Speed recebeu, no mínimo, um jogo por ano. Porém, após todos esses anos, a frequência foi quebrada justamente em 2014, para a elaboração do novo jogo da série para os consoles da mais nova geração.

Pilotando de verdade

Em Need for Speed: O Filme, o ator protagonista Aaron Paul recebeu aulas de verdade de direção para mandar bem nas filmagens. Foram diversas aulas de drift e curvas em alta velocidade, sob a supervisão de um instrutor.


Qual o melhor game da série Need for Speed?
Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Ramos
    2014-12-13T15:30:28  

    Po, eu gostei muito do Need for Speed Porsche Unleashed

    recentes

    populares

    • Bruno Ramos
      2014-12-13T15:30:28  

      tbm

    recentes

    populares

    • Bruno Ramos
      2014-12-13T15:30:28  

      Porsche traz uma estória contendo enredo e, além disto, o jogo em si, retrata uma parte da história do automobilismo. Eu jogo o Porsche desde 2004, quando o processador da hora era o Sempron. Hoje, quando todo mundo busca processadores FX ou Ryzen, eu exercito a nostalgia: Após assistir "Acumuladores de Carros" que a Discovery passa, jogo o Porsche com o game emulado por uma RX 480 e , o monitor, é uma TV GAMER UN48J6400.

  • Henriqu Morais
    2015-05-21T15:40:14

    não existiu melhor que o most wanted. zerei até meu ps2 queimar

  • Marcelo
    2014-10-19T14:45:37

    Pela foto e nickname desse "lula molusco" dá pra ver que é uma criança e não jogou videogame nos tempos áureos. Azar dele.

  • Carlos Schneider
    2014-10-19T11:46:37  

    Melhores Need for Speed, os primeiros, jogava muito no ps1, o Underground 2 joguei até dar calo no ps2 e o Most Wanted. depois disso nenhum me agradou mais.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2014-10-19T11:46:37  

      Alan Jones blz vo add quando chegar em casa e assim q comprar te aviso.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2014-10-19T11:46:37  

      Carlos eu jogo no PS3 ok tem muits pessoas online na psn no xbox não sei.

  • Alan Jones
    2014-10-22T13:27:56

    João Moura você esqueceu do Need for Speed mais vendido e jogado online. O NEED FOR SPEED HOT PURSUIT, este não pode ficar de fora rsrs um abraço

  • Lula Molusco
    2014-10-19T13:14:12  

    AINDA BEM QUE OS GRÁFICOS MELHORARAM COM O TEMPO. ----NÃO SEI COMO MEU PAI CONSEGUE. JOGAR AQUELES JOGOS. TIPO (Top Gear, Lamborguine) --SÓ DE OLHAR O VELHO JOGAR ISSO ME DA OJERIZA.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-19T13:14:12  

      Sabe de nada, Inocente!

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-19T13:14:12  

      Seu Pai com certeza sabe o que é bom!!

  • Paulo Silva
    2014-10-19T12:07:26

    Quem jogou Need For Speed I, II, III Hot Pursuit, IV High Stakes, Hot Pursuit 2 e o Hot Pursuit 2010... sabe que isso é Need For Speed.. O Underground é bom, mas não é Need For Speed... esses novos Most Wanted e Rivals são até legais, mas não passam aquela sensação dos games que eu citei primeiro.... e na MINHA opinião, o MEU favorito, continua sendo o NFS III Hot Pusuit.. as músicas, as pistas... tudo nele é bacana

  • Carlos Tenório
    2014-10-19T11:41:19

    ja zerei todos.

  • Ivan Araujo
    2014-10-19T11:35:42

    underground foi a melhor tinha q trazer de volta urgente