Monitor

30/10/2014 17h10 - Atualizado em 30/10/2014 17h31

O que é G-Sync? Entenda tecnologia que promete fazer jogo não travar

Laura Martins
por
Para o TechTudo

A tecnologia G-Sync, da NVIDIA está presente em monitores e tem a função de proporcionar uma experiência mais rápida com games. O módulo foi desenvolvido para acabar com "travadas" de imagem e "tear", falha que surge quando duas cenas distintas aparecem ao mesmo tempo. O recurso já pode ser encontrado em monitores que vêm com a placa embutida ou ser instalado pelo próprio usuário em seu aparelho.

O que significa a tela Retina 5K do novo iMac? Entenda tecnologia

Um monitor com a tecnologia G-Sync e outro sem (Foto: Laura Martins/TechTudo)Um monitor com a tecnologia G-Sync e outro sem (Foto: Laura Martins/TechTudo)

Para entender o módulo, é preciso entender, primeiro, o funcionamento dos monitores. Todos eles funcionam em uma faixa de 60 Hz e atualizações fixas de mudança de imagens a cada 16 microssegundos. Porém, as placas de vídeo não renderizam em velocidades fixas, podendo variar drasticamente em uma mesma cena do jogo.

Para enviar as imagens até a tela, existem, então, duas maneiras: a primeira é ignorar a atualização e mudar a cena no meio do ciclo, por meio de uma configuração chamada “VSync Off Mode”. Ao deixar o VSync desativado, muitas vezes se torna visível a “linha de ruptura” de imagens, chegando de provocar o "tear".

A outra opção é deixar o VSync ativado. Dessa maneira, as atualizações são atrasadas até que o ciclo do monitor seja completado para uma nova atualização. Mas, todas as vezes que o quadro estiver pronto depois do ciclo do monitor, há atraso da imagem, ou seja, a famosa “travadinha”. É por causa disso também que há o “delay” entre apertar um botão e ver a ação na tela.

Tecnologia G-Sync, da NVIDIA (Foto: Divulgação)Tecnologia G-Sync, da NVIDIA (Foto: Divulgação)


A NVIDIA, portanto, resolve esse problema ao sincronizar o monitor com a saída da GPU (processador Graphics Processing Unit), Tradicionalmente, isso ocorre de forma contrária. Ao inverter a situação, o refresh do monitor e a taxa de renderização se conectam. Dessa forma, as imagens são exibidas assim que estejam renderizadas. É importante citar que a tecnologia funciona a partir de 30 Hz até faixas acima dos 60 Hz.

Monitor da Asus com tecnologia G-Sync já chegou ao Brasil (Foto: Divulgação)Monitor da Asus com tecnologia G-Sync já chegou ao Brasil (Foto: Divulgação)

No Brasil, por enquanto, só um monitor com a tecnologia G-Sync foi lançado. É o modelo ROG Swift PG278Q, da Asus, de 27 polegadas, que sai por R$ 3,5 mil. No entanto, seu primeiro lote já está esgotado. Contudo, mais dois modelos estão previstos para chegar ao mercado brasileiro em breve. O Philips 272G5DYEB, de 27 polegadas, deve entrar em pré-venda entre o fim deste mês e o começa de novembro, com preço estimado de R$ 3,1 mil. Há também o BenQ XL2420G, de 24 polegadas, que poderá ser encomendado a partir de janeiro de 2015.

Como transformar a TV em monitor do PC? Participe do Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Levi Junior
    2014-10-30T20:57:14

    Caro pra baralho

  • Everson Oliveira
    2014-10-30T18:29:19

    por isso q eu amo a nvidia...