07/10/2014 12h19 - Atualizado em 07/10/2014 13h57

Projetor da Microsoft imerge sala de casa em realidade virtual para jogos

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

RoomAlive, da Microsoft, é capaz de transformar a sala de sua casa em um ambiente de imersão virtual para jogos. O produto poderá revolucionar a maneira como se joga videogame. A tecnologia usa um computador, um projetor comum e seis Kinects para funcionar. O projeto ainda está em fase inicial de testes.

Teletransporte virtual: óculos permite usuário viajar sem sair do lugar

Microsoft quer usar projetor e Kinect para levar game para a sala de estar (Foto: Divulgação)Microsoft quer usar projetor e Kinect para levar game para a sala de estar (Foto: Divulgação)

A façanha é realizada por meio de um avançado software de mapeamento de locais físicos. Ao ligar o conjunto de equipamentos, o Kinect capta as imagens dos móveis, chão e paredes, enquanto o programa reconhece tudo e envia imagens do game via projetor.

Como conectar vários aparelhos em um único gabinete? Comente no Fórum do TechTudo.

Os objetos projetados na sala, então, podem ser “tocados” pelo jogador. Os usuários podem atirar, tropeçar, esquivar-se e movimentar conteúdos. Os elementos do jogo, graças ao sistema de mapeamento que identifica o formato dos obstáculos no local, são colocados sobre mesas, cadeiras e sofás reais disponíveis no cômodo.

Jogador pode interagir de diversas maneiras com a projeção, como atirando (Foto: Divulgação)Jogador pode interagir de diversas maneiras com a projeção, como atirando (Foto: Divulgação)

Para exibir imagens em três dimensões com perspectivas corretas, RoomAlive rastreia a posição da cabeça do usuário com os Kinects e cria uma projeção que se move conforme o ponto de vista de quem joga.

RoomAlive x IllumniRoom

Não é a primeira vez que a Microsoft experimenta jogos em projeções. O IllumniRoom foi apresentado pela primeira vez na CES 2013 e mostrou como lâmpadas de projeção poderiam incrementar a imersão em games ao expandir as imagens da TV em ambientes. Contudo, RoomAlive pretende ir além disso.

Sensores rastreiam posição dos usuários e mostram imagem sempre na perspectiva correta (Foto: Divulgação)Sensores rastreiam posição dos usuários e mostram imagem sempre na perspectiva certa (Foto: Divulgação)

 “IllumiRoom foi amplamente focado em exibição de imagens, estendendo as experiências de jogos tradicionais para fora da TV. RoomAlive se concentra na interação, e os novos tipos de games que podemos criar com o mapeamento de projeção interativa”, informa o comunicado oficial de lançamento do projeto.

Ainda não há previsão de que o produto chegue ao mercado, já que o projeto ainda está em fase beta. Fica a expectativa de quando a Microsoft melhorará a experiência proporcionada pelo Kinect. Se funcionar como prometido, RoomAlive certamente ganhará os holofotes. Veja um vídeo promocional do protótipo:

Via Projection Mapping

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares