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25/10/2014 07h30 - Atualizado em 25/10/2014 07h30

Reputação on-line: guia do Google vai de busca até remoção de conteúdo

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Acompanhar o que andam falando de você na Internet pode ser decisivo no mundo real. Cada vez mais empresas buscam informações pessoais na hora de contratar um candidato à vaga de emprego. Algumas pessoas descartam possíveis flertes com base em pesquisas nas redes sociais e até amizades podem ser comprometidas por causa de posts e páginas de Internet. Para garantir que sua reputação on-line está intacta, o Google elaborou um guia com medidas simples que ajuda a zelar pelo seu nome.

App usa dados do Facebook para revelar ‘o que o Google pensa de você’

Google orienta como preservar reputação na web (Foto: Divulgação)Google orienta como preservar reputação na web (Foto: Divulgação)

1. Pesquise no Google

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para gerenciar sua fama é pesquisar o próprio nome e ver quais informações aparecem. As respostas podem surpreender e trazer links que você sequer sabia da existência. Além de buscar textos, use a busca por imagens e veja quais fotos suas são exibidas.

2. Crie um perfil do Google

Além de dar acesso a vários produtos do Google, fazer um perfil no site permite gerenciar informações que outras pessoas veem. Biografia, detalhes de contato e dados privados, entre outros, pode ser definidos para aparecerem ou serem ocultados nas buscas do Google. Para fazer uma conta, basta acessar o Google Accounts (accounts.google.com/SignUp) e preencher os dados de cadastro.

3. Remova conteúdo indesejado

Você digitou seu nome no Google e encontrou uma foto comprometedora. O que fazer? Primeiro avalie se a informação está em uma página que você possui, que deseja manter, mas apenas não quer expor nas pesquisas do buscador. Se for este o caso, basta alterar as configurações de privacidade no serviço em questão.

Não consigo acessar o Google. O que fazer? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.

Se o conteúdo tiver sido postado por terceiros, peça primeiro que o webmaster que remova do site. Se a pessoa não responder ou se recusar a fazê-lo, há uma série de medidas que podem ser tomadas para forçar o dono da página a apagar o conteúdo. Como as situações mudam de caso a caso, siga o procedimento sugerido pelo Google para solicitar a remoção. O gigante assume que não apaga todo tipo de informação, então é recomendável também ler sua política de remoção para saber se há chance de o conteúdo em questão ser deletado.

Por que entrar em contato com o webmaster?

Segundo o Google, ainda que o buscador exclua o site ou uma imagem dos resultados da pesquisa, a página da web continuará a existir e poderá ser encontrada por meio da URL, de compartilhamento em redes sociais ou de outros mecanismos de pesquisa. É por isso que a melhor opção é entrar em contato com o webmaster, o qual pode remover a página completamente. Caso se trate de um conteúdo que deveria ser removido por razões legais, é necessário informar e usar o formulário de remoção.

"Se uma foto ou informação é exibida nos resultados de pesquisa do Google, isso significa apenas que a informação existe na Internet, e não que o Google a endossa", explica a gigante de buscas no Guia.

4. Receba notificações quando postarem informações sobre você na web

O Google Alertas envia notificações sempre que temas do seu interesse são publicados na Internet. Um dos recursos dessa ferramenta, o “Eu na Web”, permite definir a si próprio como assunto importante. Assim, toda vez que alguém incluir seu nome ou endereço de e-mail, você ficará sabendo.

Ferramenta Eu na Web envia alertas cada vez que postarem uma informação sobre você na Internet (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ferramenta "Eu na Web" envia alertas com informação sobre você (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Para usar a funcionalidade é preciso ter uma conta Google. Caso você já tenha, basta acessar (google.com.br/alerts) e clicar no sinal de “+” ao lado do seu nome e/ou e-mail. Cada alerta pode ser personalizado conforme suas preferências. Você pode escolher só receber notificações uma vez ao dia ou sempre que uma ocorrência surgir; determinar de qual país a informação é postada para haver um alerta; em qual idioma o site deverá estar, entre outras definições.

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