Internet

13/10/2014 06h01 - Atualizado em 13/10/2014 06h01

Saiba como Apple, Google e Facebook rastreiam seus dados na Internet

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Facebook, Google e Apple têm métodos de rastreamento de navegação dos usuários que vão além dos tradicionais cookies. Especialmente após o grande boom dos dispositivos móveis. Foi preciso criar novas maneiras de monitorar as pessoas, já que os cookies só funcionam em browsers, e não em apps.

Google cria app próprio para tirar vírus do Chrome

Sistema rasteia Wi-Fi dos celulares para informar aos comerciantes sobre o monitoramento dos clientes (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Facebook, Google e Apple rastreiam você; saiba se livrar de cookis e outros sistemas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Por isso, o Facebook, por exemplo, tem o seu próprio SSO (Single Sign-On), que permite que se utilize os dados de login do Facebook em outros sites ou aplicativos. Quando o usuário faz isso, o Facebook pode ver, seguir e catalogar os locais que você acessou e fazer anúncios direcionados no seu feed.

O Google também utiliza o mesmo sistema com suas Contas Google. Fazer login em um serviço já conecta o usuário a toda a rede da gigante de buscas. No Android, cada usuário tem um Ad ID. Ou seja, uma identificação de publicidade. Com isso, é possível analisar não só os dados de serviços próprios como também o histórico de navegação.

Já a Apple tem o foco um pouco diferente. A empresa se baseia no e-mail e na conta do iTunes do usuário. A identidade de login do usuário possui uma integração ao IDFA, que é o sistema de anúncios da Apple. Por isso, quando um usuário visualiza uma publicidade, a empresa sabe exatamente o que é e qual foi a reação da pessoa.

Qual é o melhor navegador? Opine no Fórum do TechTudo.

Além disso, muitas empresas também buscam soluções de terceiros, como o LiveRamp, que tem seus métodos próprios para rastrear hábitos de internautas somente precisando de seus endereços de e-mail. A princípio, parece não haver saída.

Entretanto, vale lembrar que, especialmente no Android e no iOS, é possível desativar o rastreamento no menu de configurações do sistema.

Via Venture Beat

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares