Internet

26/10/2014 00h07 - Atualizado em 26/10/2014 14h15

Eleição 2014: segundo turno ganha novo Doodle e dicas de aplicativos

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

Após muitos debates, as Eleições 2014 terão o seu segundo turno neste domingo (26). Assim como na primeira fase, o Doodle do Google mostra uma fila de eleitores à espera do voto e cada letra da palavra Google representa um público diferente entre homens, mulheres, jovens e idosos. A letra "G" usa a urna eletrônica. Confira a animação na página inicial do Google, apps de apuração dos votos, nomes e números de candidatos e resultados de pesquisa para presidente e governador no app Ibope Eleições 2014.  

Você sabe o que é um BU? App ajuda a fiscalizar Boletins de Urna

Segundo Turno das Eleições 2014 ganha novo Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)Segundo Turno das Eleições 2014 ganha novo Doodle do Google (Foto: Reprodução/Google)



Neste domingo, os brasileiros decidem entre dois candidatos à presidência: Aécio Neves e Dilma Rousseff e, em alguns estados, também haverá disputa entre candidatos ao cargo de governador. Caso ainda tenha dúvidas sobre os números dos partidos ou precise de alguma informação extra antes do voto, o TechTudo criou um Kit de Downloads com várias dicas de apps: acesse "Eleições 2014" e confira a lista de apps.

Mais uma vez, é bom lembrar que é dia de deixar o smartphone, tablet e outros aparelhos eletrônicos em casa para votar. O TSE proíbe a aproximação da urna com celulares, câmeras, rádios e outros gadgets conectados que possam comunicar e/ou comprovar o voto, que é secreto. Portanto, não faça selfies ou registre imagens da urna eletrônica, a aventura pode terminar em prisão do eleitor na zona eleitoral.

A partir do final da tarde você poderá acompanhar no aplicativo oficial a Apuração das Eleições 2014.

Eleições 2014 Google (Foto: Reprodução/Google)Eleições 2014 Google (Foto: Reprodução/Google)

Segundo Turno

O mais alto cargo em disputa é o de Presidente da República, para o qual concorrem Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Ao contrário da primeira fase, no último dia 5 de outubro, em que a população também escolheu representantes para Senador, Governador, Deputado Federal e Deputado Estadual, apenas 13 estados e o Distrito Federal terão segundo turno para eleger também seu governador neste dia 26 de outubro.

Não sabe onde votar? Baixe o app Locais de Votação

São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e também Rio Grande do Norte.

Atenção na urna: não leve celulares, câmeras nem faça uma selfie (Foto: Divulgação/TSE)Atenção na urna: não leve celulares, câmeras nem faça uma selfie (Foto: Divulgação/TSE)

Dicas de apps Eleições 2014

Esqueceu o número do seu candidato, use o aplicativo Candidaturas e confira tudo em apenas um toque no sistema oficial da Justiça Eleitoral (TSE). Vale também se preparar no Simulador de Urna Eletrônica.

Outra dica é usar o IBOPE Eleições 2014, um aplicativo para Android e iOS, e conferir todas as pesquisas eleitorais realizadas pelo instituto de pesquisa nestes últimos meses. O software é uma boa opção para aqueles que desejam saber como andam as campanhas de seus candidatos.

Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Veja no Fórum do TechTudo.

Segundo Turno: Doodle animado mostra fila na hora do voto nas Eleições 2014 do Brasil (Foto: Reprodução/Google)Segundo Turno: Doodle mostra fila na hora do voto nas Eleições 2014 (Foto: Reprodução/Google)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Silva
    2014-10-26T08:48:33

    Será que vai ter gente votando na Dilma? (Só uma pergunta) Quem vota no Aécio , thumb up. Quem vota na Dilma, thumb down.