Internet

14/10/2014 17h13 - Atualizado em 14/10/2014 17h13

Snapchat alerta sobre o uso de aplicativos de terceiros vítimas de hack

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Snapchat divulgou uma nota nesta terça-feira (14), em mais uma tentativa de minimizar a falha que causou o vazamento de milhares de fotos dos usuários. Segundo o mensageiro, o problema decorreu do comportamento indevido de serviços de terceiros, que teriam obtido dados sigilosos sem autorização.

Skype lança app de vídeos com 'prazo de validade', no estilo Snapchat

Snapchat diz que não se devem usar apps de terceiros que pedem senha do serviço (Foto: Divulgação)Snapchat alerta para o risco dos apps de terceiros que pedem senha (Foto: Divulgação/ Snapchat)

O acesso desses serviços acontece através de uma API - conjunto de regras que uma plataforma libera para que outras pessoas programem softwares compatíveis. A grande questão neste caso, é que, ao contrário do Facebook e de outros gigantes, a API do Snapchat não é pública. Portanto, quem tirou vantagem da brecha, não tem o consentimento da equipe de segurança do mensageiro.

Ainda assim, o aplicativo recomenda que os usuários não forneçam nomes e senhas do serviço para fazer login em outros apps.“Quando você dá suas credenciais de login para um aplicativo de terceiros, você permite que um desenvolvedor ou, possivelmente, um criminoso, acesse as informações da sua conta e envie mensagens em seu nome”, alerta o comunicado oficial. O problema pode, inclusive, provocar vazamento de dados até mesmo de quem não usa esses apps, já que pode haver comprometimento de informações quando se troca mensagens com outras pessoas que se tornaram vulneráveis.

Mesmo com falhas, o Snapchat considera que sua característica primordial - destruir as mensagens pouco depois de serem visualizadas, pode garantir a segurança dos usuários, mesmo quando tiverem suas senhas violadas. Enquanto isso, o mensageiro trabalha para manter a API privada, e tenta tirar do ar apps de terceiros, junto com o Google e à Apple.

Problemas ao gravar um vídeo no Snapchat? Veja como resolver no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares