Impressora 3D

18/10/2014 16h31 - Atualizado em 18/10/2014 16h31

Telescópio impresso em 3D usa Nokia Lumia e pode ser fabricado em casa

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Ultrascope é um projeto para que qualquer pessoa consiga criar seu próprio telescópio a partir de uma impressora 3D. O modelo se baseia no uso do Nokia Lumia 1020, que conta com uma câmera de 41 megapixels. A iniciativa está em desenvolvimento pela ONG Open Space Agency e a Microsoft. Já pensou observar do seu quintal as estrelas do céu com um equipamento barato, mas eficiente?

Vestido impresso em 3D funciona com chip Edison da Intel e tem sensores

 Ultrascope é telescópio robô que usa fotos do Lumia 1020 (Foto: Divulgação) Ultrascope é telescópio robô que usa câmera do Lumia 1020 (Foto: Divulgação)

O aparelho tem partes de plástico e metal cortado a laser. Ele usa lentes potentes para aumentar o alcance do sensor do celular, que é acoplado na base do equipamento para fotografar o céu. O smartphone também é responsável por enviar as imagens para servidores que dão conta do processamento pesado, obtendo de volta as fotos em altíssima resolução.

O Ultrascope é chamado de robô porque também consegue apontar sozinho para a região correta do espaço. Conectado a um computador, ele recebe a localização exata da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e usa um Arduino para mover seus motores e se posicionar. Só aí é que o Lumia é liberado para começar a fotografar.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

“Astrônomos amadores interessados agora podem baixar este projeto e o software, imprimir em 3D e montar seu próprio hardware, que é um avanço surpreendente. A tecnologia abre oportunidades para as pessoas que contemplam as estrelas por toda sua vida, mas ainda não tiveram a chance de se envolver de verdade”, afirmou o líder da Open Space Agency, James Parr.

Mini telescópio se alinha sozinho com estação espacial (Foto: Divulgação)Minitelescópio se alinha sozinho com estação espacial (Foto: Divulgação)

A colaboração com a Microsoft possibilita o uso não só do Lumia 1020, mas de outros modelos da linha, embora o sensor desse aparelho resulte em imagens com maior definição. A empresa de Bill Gates defende que o projeto é capaz de reinventar a astrofotografia, porque permite capturar imagens celestes de nível profissional a partir do quintal de casa por uma fração do preço de telescópios espaciais tradicionais.

O Ultrascope ainda está em fase Beta, e um aplicativo para que o Lumia converse mais rapidamente com o robô ainda está em desenvolvimento pela Microsoft. De qualquer forma, o projeto já pode ser baixado e impresso em 3D, desde que o interessado tenha o equipamento de corte necessário e algumas peças extras. Contudo, é necessário se inscrever no site da ONG para receber instruções.

Via Nokia e Open Space Agency.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vitor Ferreira
    2014-10-20T13:47:48

    Tudo pra ganhar dinheiro... Mas até que é legal, mas como o ser humano acha tudo novo no ramo Tecnologia, das coisas mais bobas como Smartphones e Tablets a 'telescópios digitais', pode ser um grande negócio.

  • Wilson Gomes
    2014-10-19T05:17:46  

    Impressora 3D: a inutilidade do século. Talvez daqui a uns 20 anos fique viável...

    recentes

    populares

    • Wilson Gomes
      2014-10-19T05:17:46  

      nútil? Só essa utilização de se poder construir um telescópio potente em casa já vale muito... Sem contar que outro dia uns cientistas recriaram a face deformada de um homem por conta de um acidente, com uma impressora 3D... Inútil é esse seu comentário, aliás inútil e ignorante pois afirma que é a inutilidade do século, e logo depois afirma que daqui a 20 anos seja viável... Um século, seu animal, tem 100 anos! :P

    recentes

    populares

    • Wilson Gomes
      2014-10-19T05:17:46  

      Só não é muito viável, isso não quer dizer que seja inútil. Lógico que o quesito de preços ainda será muito discutido entre os criadores para baratear e popularizar isto. Agora já que você tá aí a dizer ser inútil, então por favor, para se ter moral para reclamar é necessário ter ideias melhores, ofereça-as sabidão.

  • Leonel Reis
    2014-10-18T20:02:08  

    Estao loucos pra emplacar esta tranqueira. Serve pra nada. No maximo faz picolé de chuchu.

    recentes

    populares

    • Leonel Reis
      2014-10-18T20:02:08  

      Você não chegou a ver que faz até algumas peças de prótese que chegam a custar mais de 10 mil reais?

  • Guilherme
    2014-10-18T21:17:55

    É só ter uma impressora 3D em casa, fácil...