16/10/2014 09h20 - Atualizado em 16/10/2014 18h36

Testamos o BlackBerry Passport: teclado touch do 'quadradinho' é destaque

Fabrício Vitorino
por
Da Futurecom 2014

O BlackBerry Passport, lançado em setembro nos Estados Unidos, enfim, apareceu no Brasil. Disponível no estande da companhia canadense na Futurecom 2014, realizada em São Paulo, o simpático aparelhinho quadrado passou por um teste básico feito pelo TechTudo. E o resultado foi interessante.

Android Lollipop é oficial: Google anuncia versão 5.0 do sistema

BlackBerry Passport tem tela quadrada de 4,5 polegadas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)BlackBerry Passport tem tela quadrada de 4,5 polegadas (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Possivelmente uma das últimas apostas da empresa canadense, o Passport é vendido por US$ 599 (cerca de R$ 1,5 mil, sem impostos) nos EUA. O gadget foi um sucesso de vendas e, nos primeiros dias, registrou mais de 200 mil unidades vendidas, figurando no topo de gigantes do varejo como a Amazon. O número pode não impressionar, se compararmos com Apple e Samsung, mas, sem dúvida, para a BlackBerry é um marco.

O Hands on começa, claro, pelo design. É impossível não notar aquele aparelhinho quadrado, em formato de passaporte (daí o nome...), de metal, com belo acabamento e sólido. No estande, alguns torciam o nariz para os ângulos e a falta de curvas, mas a maioria aprovava a ousadia da BlackBerry. Os ternos que circulavam por ali repetiam coisas como "impõe respeito", "é elegante" ou "já está disponível no Brasil?".

BlackBerry Passport tem um acabamento sólido (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)BlackBerry Passport tem um acabamento sólido (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Em comparação com os recentes Z10 e Q10, que eram muito mais comuns (com visual Androidfone ou Nokia Qwerty, respectivamente), o Passport vem com quatro botões físicos (volumes, power e mute), tem uma tela quadrada de 4.5 polegadas (que não impressiona) Gorilla Glass 3 com 1440 x 1440px com 453ppi. Lado a lado com um Nokia Lumia e com um iPhone 6, há ainda algo aquém dos rivais, tanto no brilho, quanto na saturação das imagens.

BlackBerry Passport traz tecnologia Gorilla Glass 3 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)BlackBerry Passport traz tecnologia Gorilla Glass 3 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


O Passport roda a mais recente plataforma da BlackBerry, o BB10.3. Sua configuração é de respeito: um Qualcomm Snapdragon 801 quad-core, a 2.26 GHz, GPU Adreno 330 e 3GB de RAM. Tudo isso turbinado por uma bela bateria de 3,450mAh (o iPhone 6 tem  2,915 mAh, enquanto o Samsung Note 4 tem 3,220 mAh), fazendo do Passport o mais poderoso dispositivo BlackBerry já lançado. O gadget conta ainda com uma câmera traseira de 13MP, e uma frontal de 2MP. Nenhuma delas empolga, levando em consideração a faixa de preço do aparelho, mas o resultado é bem razoável.

Lateral do BlackBerry Passport (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Lateral do BlackBerry Passport (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Qual o melhor smartphone em custo-benefício? Comente no Fórum do TechTudo

Vídeos, aplicativos, fotos, não há qualquer sinal de cansaço na operação do Passport: tudo roda fluido, tudo inspira segurança e o aparelho se impõe mesmo com uma dezena de tarefas paralelas. Aliás, quase tudo seria perfeito, não fossem os aplicativos Android, que, adaptados ao sistema, vira e mexe param.

Falando em aplicativos, de cara, o aparelho abre duas lojas: BlackBerry World e a Amazon Appstore, ambas com uma média de 240 mil apps disponíveis, segundo a fabricante. Spotify, Foursquare, Tinder, Evernote, Facebook, Twitter e LinkedIn estão lá (aplicativos do Google, porém, ainda são uma incógnita).

Mas o maior atrativo - e o ponto mais polêmico - do Passport é, sem dúvida, seu teclado físico. Ou híbrido. Afinal, o qwerty é touch, e a pontuação aparece na tela. Você desliza o dedo sobre as teclas e o sistema sugere palavras. O sistema é, sem dúvida, mais confortável para digitar textos longos. Porém, a operação com apenas uma das mãos fica absolutamente inviável. 

Teclado do BlackBerry Passport é polêmico (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Teclado do BlackBerry Passport é polêmico (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Além disso, nós estamos treinados para uma forma de input: ou teclado físico, ou virtual. Há uma enorme dificuldade em misturar os dois mundos. "Onde eu teclo agora?" é uma pergunta recorrente. A questão ainda é: a essa altura do campeonato, mudar a forma do uso daquela que é a função mais básica do smartfone é um risco? E se for, o que a BlackBerry tem a perder?

Digitar com uma mão no BlackBerry Passport é difícil (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Digitar com uma mão no BlackBerry Passport é difícil (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Em pouco tempo com o Passport nas mãos, são duas as conclusões: a primeira, bom, é um aparelho para business, para "trabalho", para quem busca a segurança do sistema para proteger seus dados. E esse tipo de público, muito frequentemente, tem dois aparelhos.

BlackBerry Passport tem um bom hardware (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)BlackBerry Passport tem um bom hardware (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


A segunda é mais objetiva: com seu design ousado, o aparelho chama a atenção em um momento de mercado onde os fabricantes copiam descaradamente uns aos outros, imitando formatos, tamanhos e estilos. Do ponto de vista do hardware, o Passport já tem seu lugar na história. Porém, da perspectiva do usuário não-corporativo, a empresa parece não ter muitas expectativas. Resta ver como o quadradinho vai se comportar quando chegar ao Brasil, no primeiro trimestre de 2015, segundo a assessoria da BlackBerry.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandrodejlopes
    2015-11-16T01:26:31

    gostaria ter um black berry, so que no brasil nao compensaria compra-lo, seria muito caro o aparelho comprado aqui, uma vez com o valor do dolar alto,e os impostos no brasil sobre os produtos importados dificultaria eu ter o tao sonhado black berry passaort que e uma joia de smartphone.

  • Raphael Moraes
    2014-10-16T16:10:32  

    eu lembro que na epoca do FHC eu com 1 real eu comprava salgadinho e um guaranazinho, hoje com 1 real eu tenho que ajunta mais 5 reais pra pode comprar

    recentes

    populares

    • Raphael Moraes
      2014-10-16T16:10:32  

      eu estava desempregado nessa epoca

    recentes

    populares

    • Raphael Moraes
      2014-10-16T16:10:32  

      Paulinho Dotáxi Hoje você fala ao celular, tem banda larga em casa, tem o valor do seu dinheiro preservado etc. E o dinheiro do Mensalão e da Petrobras você sabe onde esta ????? Paulinho.

  • Silas Malafire
    2014-10-17T00:52:32

    .DILMA FEZ UMA LEI QUE SOLTA CONDENADOS COM MAIS DE 70. JUIZ LALAU (Nicolau dos Santos Neto). SE BENEFICIOU E JÁ ESTA SOUTO E O ESTRUPAD0R (Roger Abdelmassih) VAI SER BENEFICIADO TAMBÉM. JÁ QUE ELE TEM 71 ANOS. FINAL DO ANO TEM INDULTO DE NATAL PARA OS PRESIDIÁRI0S. DILMA SANTA PADROEIRA DOS BANDIDOS E ESTUPRAD0RES .......ATÉ QUANDO?????.

  • Marcos Alpax
    2014-10-17T00:49:38

    aecio joinha verde, dilma joinha vermelho

  • Luciano Martins
    2014-10-16T23:28:02  

    Sinceramente não vejo nenhuma ousadia nesse BlackBerry quadrado, parece que a empresa resolveu ir na contra mão do mercado, tentando uma super sacada mas que por mais que venda relativamente bem é um tiro no pé. Não é que tem que fazer um aparelho igual aos já existentes, mas daí a chutar o pau da barraca e vir com um celular quadrado acho um pouco fora de contexto mundial do que são celulares hoje em dia! Só minha humilde opinião

    recentes

    populares

    • Luciano Martins
      2014-10-16T23:28:02  

      Esse celular foi feito com base em uma pesquisa com CEOS do mundo inteiro. Eles queriam um celular com uma tela grande, boa bateria e com teclado físico. Ele não foi feito para o público comum que gosta de ficar "matando tempo" no celular, embora atenda bem a esse público. E sim, eles queriam ir na contramão do mercado e inovar. Parabéns a eles, conseguiram.

    recentes

    populares

    • Luciano Martins
      2014-10-16T23:28:02  

      Bem humilde mesmo, sua opinião, pra não falar outra coisa...kkk. Leia mais, filho...

  • Claudio Fuji
    2014-10-16T21:12:29  

    Isso aí é o que se pode chamar de último suspiro de um moribundo.

    recentes

    populares

    • Claudio Fuji
      2014-10-16T21:12:29  

      Claudio Fuji, leia sites de tecnologia estrangeiros e verá o que falam da BlackBerry. Só pra constar, 60% dos automóveis que tem tecnologia de conectividade rodam tecnologia BlackBerry.

    recentes

    populares

    • Claudio Fuji
      2014-10-16T21:12:29  

      Claudio Fuji, leia mais, meu filho...de preferência sites com credibilidade e não o Technada...

  • Felipe Silva
    2015-06-23T20:29:56

    quem escreveu essa matéria só esqueceu que teclado qwerty a blackberry é pioneira e tem os melhores teclados do mercado para celular nesse estilo. quem falou da camera acho que não tirou mais que duas fotos com cada. e aplicativo é o que nao falta já que tem a possibilidade de usar app da google play por programa não oficial.

  • Asdrubal Fuertes
    2014-10-17T10:10:37  

    NÃO ENTENDO POR QUE APARECE A FOTO DE RAIO X DE TORAX

    recentes

    populares

    • Asdrubal Fuertes
      2014-10-17T10:10:37  

      É uma cena do comercial do celular.

  • John Tejada
    2014-10-22T11:37:19

    compra certa

  • Cuca Beludo
    2014-10-16T13:00:32  

    ISSO É PIADA, MEU DEUS ATÉ QUANDO VÃO DEIXAR DE FAZER COMPARAÇÃO COM IPHONE, NOSSA QUANTA BURRICE, NOSSA QUANTA INGENUIDADE...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-10-16T13:00:32  

      MARICA DA MAÇA..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-10-16T13:00:32  

      Wagner Andrade MARICA DA MAÇA..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • David Ortega
    2014-10-17T11:59:13

    Muito ruim a matéria. Apenas mostra que quem escreveu não sabe nada do momento atual da BlackBerry. Se quiserem uma boa opinião leiam sites de fora do Brasil.

  • Rafael Silveira
    2014-10-16T11:27:13  

    Celular para mulheres! Sim, pois mulheres não colocam celular no bolso da calça, e portanto não importa o tamanho e formato. Para nós, homens, é inviável.

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2014-10-16T11:27:13  

      Rafael Silva, esse celular foi feito através de uma pesquisa com CEOS do mundo inteiro. Eles queriam um celular com uma tela grande, boa bateria, seguro e com teclado. Por isso esse formato diferente, se ver reviews de sites fora do Brasil verá como está tendo uma excelente aceitação de mercado, principalmente por ele ter um foco corporativo.

  • Ronaldo Ribeiro
    2014-10-16T12:39:13  

    Testaram? Na loja? hahahahahaha então tá! Isso é só um hands on, no máximo um preview!

    recentes

    populares

    • Ronaldo Ribeiro
      2014-10-16T12:39:13  

      Testaram o celular que está exposto na Futurecon.

  • Jose Sousa
    2014-10-17T09:03:24  

    esse black funciona pra Nextel também??? Alguém sabe???

    recentes

    populares

    • Jose Sousa
      2014-10-17T09:03:24  

      Provavelmente vai funcionar José.

  • Francisgleydson Silva
    2014-10-17T09:44:45

    Eu me lembro que no governo do FHC eu ia pro mercadinho com R$:2,00 e sai com uma coca cola, um ruffles e uma biscoito recheado! Hoje colocaram câmera :'(

  • Enoque Alencar
    2014-10-17T07:28:09

    AÉCIO CLICA VERDE --------------------------DILMA CLICA VERMELHO

  • Rogério Alditore
    2014-10-16T16:09:05  

    A maioria dos smarts realmente TOP hoje no mercado já são superiores ao iphone 6, então não tem porque comprar esse coisa horrorosa ai...

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2014-10-16T16:09:05  

      iPhone não precisa ser superior no Hardware pra ser o melhor, o iOS é o diferencial desse lixo que vocês chamam de Android, O T Á R I O.

    recentes

    populares

    • Rogério Alditore
      2014-10-16T16:09:05  

      Acho que você esta errado, simplesmente por que como citado em um trecho acima onde diz que -" o aparelho chama a atenção em um momento de mercado onde os fabricantes copiam descaradamente uns aos outros, imitando formatos, tamanhos e estilos"- estamos realmente em um mercado que copia descaradamente as outras fabricantes assim como a Samsung copia a Apple, então acho que a iniciativa da BlackBerry em criar algo que não tenha raízes em outra fabricante é esplendidamente revolucionaria visto que seu visual é único. Torço muito pela BlackBerry para que consiga retornar ao ópio dos Smartfones.

  • Rafael Dória
    2014-10-17T00:13:05  

    Só quem tem iphone sabe que nenhum desses ai chega perto. Tenha um Iphone, use no dia-dia e só depois de sua opinião. Nem o galaxay s5 consegue ser funcional como o iphone 5s.

    recentes

    populares

    • Rafael Dória
      2014-10-17T00:13:05  

      Eu tenho os dois...um Iphone5 e um Galaxy S5....e o S5 é muito melhor...Camera melhor, interatividade melhor, e velocidade de processamento melhor tambem...a unica coisa negativa nos telefones que rodam Android da Samsung é que o sistema permite muito lixo da GooglePlay e da Samsung Apps...

    recentes

    populares

    • Rafael Dória
      2014-10-17T00:13:05  

      Eita fanboyzisse..... o 5S já perdia para o S4, LG G2, Xperia Z2, imagina então dos novos.

  • Hugo Mattos
    2014-10-17T07:46:27

    Tem revisão de comentários pra quê nessa joça? Tem comentários que vocês consideram ofensivos e em compensação, temos que aguentar essa palhaçada de campanha eleitoral?

  • Rafael Lima
    2014-10-17T04:13:20

    Alienados e ingênuos defendendo o celular mais fresco que existe. Pra mim é tudo igual, só serve pra fazer e receber ligações mesmo.

  • Cuca Beludo
    2014-10-16T19:13:04  

    DEVERIA COMPARAR ESSE FONIZINHO COM O STAR TAC. AÍ SIM, ERA UMA COMPARAÇÃO À ALTURA, MAS COMPARAR COM IPHONE??? ESTAGIÁRIO SOLEIRO COM O DEDO NA ROSCA...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-10-16T19:13:04  

      hj em dia qualquer MOTO G ganha dessa CARROÇA com emblema de maça kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • William
    2014-10-16T21:37:34  

    kkkkkkkkkkk até BlackBerry bate em Iphone 6??? kkkkkkkkk e os fanboys da Apple ainda têm coragem de puxar saco de Apple... Momento de vergonha alheia

    recentes

    populares

    • William
      2014-10-16T21:37:34  

      Tá legal, tá legal. Eu sei que vc não tem grana para comprar apple, então td bem, pode falar mal. rsrsrs

    recentes

    populares

    • William
      2014-10-16T21:37:34  

      uma coisa eh ter um super hardware e ter q ver seu aparelho travar, q eh o caso de varios androids (tenho um samsung s4). outra coisa eh ter um hardware um pouco abaixo e seu SO rodar sem engasgos, como ocorre nos iphones. deixa de ser infantil, anti-apple fan boy

  • Joao Junior
    2014-10-16T21:24:02

    Gostei desse aparelhinho BlackBerry Passport

  • Luiz Eulálio
    2014-10-16T20:31:48

    Eu me lembro quando se escrevia JUNTAR e não AJUNTA

  • Paul Brasil
    2014-10-16T20:17:39

    F,O,D,A..S,E PT+PSDB+ZÉ POVINHO !!!!