Celular

05/10/2014 06h00 - Atualizado em 05/10/2014 06h00

Testamos o Positivo S380, o smart Android com preço surpreendente

Isadora Díaz
por
Da redação

O Positivo S380 é um smartphone Android de entrada com preço surpreendente. Custando R$ 299, ele conta com especificações bastante razoáveis. Tivemos a oportunidade de testar o aparelho, e você confere as primeiras impressões agora. Afinal, vale a pena desembolar esse valor pelo S380?

É possível recuperar arquivos deletados no Android? Confira no Fórum do TechTudo

Positivo S380, o smartphone de entrada com Android 4.4 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Positivo S380, o smartphone de entrada com Android 4.4 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Para fazer uma avaliação justa, devemos colocar o aparelho em perspectiva. Em matéria de custo-benefício, é difícil bater o S380. Estamos falando de um aparelho dual-chip com Android 4.4, câmera traseira com flash e frontal VGA, e processador dual-core de 1 GHz. Na mesma faixa de preço, temos o Galaxy Young Plus Duos TV, o Nokia Asha 500 e o LG L1 2, e todos ficam atrás da novidade Positivo em um quesito ou outro.

A experiência de uso, à primeira vista, também não ficou lá muito atrás. Ele é um aparelho pequeno, com tela de 3,5 polegadas de baixa resolução (é possível ver todos os pixels), bem menor do que a maioria dos lançamentos atuais. Não tem um dos designs mais primorosos, mas está longe de ser feio. Na parte inferior, aliás, um detalhe quadriculado, ao estilo da traseira do Nexus 4, chama a atenção. 

Detalhe quadriculado da parte frontal do Positivo S380 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Detalhe quadriculado da parte frontal do Positivo S380 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Ele encaixa bem na mão, apesar de ser ligeiramente "gordinho". A traseira é de um plástico poroso que impede que ele escorregue facilmente. Ela, aliás, é bem simples, com destaque apenas para a câmera de 3,2 megapixels com flash - o que é impressionante para um smartphone dessa faixa de preço -, e o logo da Positivo. A câmera frontal tem qualidade apenas VGA, o que não deve resultar nos melhores selfies do mundo.

Câmera traseira do Positivo S380, que conta com flash (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Câmera traseira do Positivo S380, que conta com flash (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Testamos o sistema na transição de telas e ao rodar alguns aplicativos. O Positivo S380 não fez feio na navegação, e em parte isso se deve à presença do Android 4.4 KitKat, que é notoriamente mais leve que seus antecessores. Ele deu umas leves engasgadas na hora de rodar vários aplicativos simultaneamente em segundo plano, mas nada que já não estivéssemos esperando. 

Câmera frontal do Positivo S380 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Câmera frontal do Positivo S380 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Fecham as especificações do S380 os 4 GB para armazenamento de arquivos (mesma capacidade do Moto E, da Motorola), que podem ser expandidos via cartão microSD. Além do processador dual-core, ele tem 512 MB de RAM, o que garante o desempenho razoável em tarefas cotidianas.

Botões e entrada de fone de ouvido do Positivo S380 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Botões e entrada de fone de ouvido do Positivo S380 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Em linhas gerais, podemos dizer que o Positivo S380 é uma das melhores opções do mercado quando o assunto é celulares de até R$ 300. Trata-se de uma boa escolha para quem procura seu primeiro smartphone, e não é tão mais caro do que celulares comuns. Ele é capaz de rodar os principais apps do mercado, como Facebook, WhatsApp e Instagram, o que deve ser suficiente para muita gente.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rofinetto
    2014-10-06T05:55:44  

    na suiça 1 franco com contrato de dois anos internet ilimitada 4G... qualquer aparelho a tua escolha ...

    recentes

    populares

    • Rofinetto
      2014-10-06T05:55:44  

      eu ja ka moro cidade de luzern

  • Evaldo Junior
    2014-10-05T20:11:52  

    O legal mesmo e que o Aecio vai derrubar a Dilma no segundo turno

    recentes

    populares

    • Evaldo Junior
      2014-10-05T20:11:52  

      O mais engraçado é ver o pessoal elencando os escandalos... o mais engraçado é o seguinte: ou é má fé e se fazem de burros pra passar bem ou realmente são muito ingênuos e não sabem que SEMPRE EXISTIU TUDO ISSO E MAIS UM POUCO. A diferença é que não era divulgado pq não era o PT que estava no governo. Mas uma coisa é certo: aqui, nesse país, a classe média-baixa pra cima, só olha pro seu próprio umbigo! Não mudou nada pra essa gente? não, não mudou, como jamais mudou em governo algum. Mas gente que tinha renda de 20 ou 30 reais por mês, MUDOU DA AGUA PRO VINHO! SÃO GENTE DECENTE AGORA.

    recentes

    populares

    • Evaldo Junior
      2014-10-05T20:11:52  

      Michel Pinto 20 ou 30 por dia da nem pra comer, imagina por mês!

  • Professor
    2014-10-05T18:57:43  

    Que roubada esse Positivo...um Alcatel One Touch Pop com Tela de 4.0, Dual Chip, e com Câmera de 5MP sai por R$ 263,91 no Ponto Frio..!

    recentes

    populares

    • Professor
      2014-10-05T18:57:43  

      eu achei mas barato o onetouch mpop! ele é melhor?

  • Carlos Madruga
    2014-10-06T09:54:12

    Brasil, o país aonde de jeito nenhum se pode comprar produto de qualidade com preço justo...putz!

  • Alex Sales
    2014-10-06T09:40:12

    Isso ai Industria Brasileira, temos que correr, porque estamos na contra-mão do mundo em quase tudo! Vamos parar no fundo do poço se não começarmos a ser mais produtivos, desenvolver tecnologias! O governo tem que parar de roubar com essas "quadrilhas" de políticos, e mexer nessa pilha de impostos absurdos que temos, ou estaremos sempre na mesma! Força Industria Brasileira!! Pra Frente Brasil!!

  • Leonardo Poliva
    2014-10-06T08:28:23

    Positivo não dá...

  • Lucas Oliveira
    2014-10-06T08:26:14

    só queria saber se roda FIFA

  • Paraiba 2
    2014-10-06T08:20:37

    Prefiro comprar um walkie-talkie!

  • Paraiba 2
    2014-10-06T08:14:16

    $300 nesse coco? Prefiro comprar um walk-talk!

  • Sandra Almeida
    2014-10-06T07:47:16

    Foram tantas informações,porém não vi nada sobre a bateria do aparelho....

  • Evaldo Junior
    2014-10-05T20:29:57  

    Voce sabe quanto custa um Iphone 6 plus nos EUA com contrato de 2 anos?$170

    recentes

    populares

    • Evaldo Junior
      2014-10-05T20:29:57  

      grandes coisa, contrato de 2 anos aqui no brasil com essas operadoras que te metem a faca, vc consegue ate de graça um iphone.

    recentes

    populares

    • Evaldo Junior
      2014-10-05T20:29:57  

      na suiça 1 franco com contrato de dois anos internet ilimitada 4G...

  • Evaldo Junior
    2014-10-05T21:43:33

    Na verdade quando falei de quanto custa um Iphone nos EUA era so para saber porque as grandes companhias nao fazem o mesmo no Brasil "Incentivar"

  • William Spieker
    2014-10-05T20:31:51

    512MB RAM + Android = Passar raiva

  • Sinval Pinheiro
    2014-10-05T19:45:47

    Muito caro. POSITIVO tem menos qualidade do que qualquer aparelho chines!

  • Kenseiden
    2014-10-05T18:51:40

    Este celular é suficiente para crianças/adolescentes que ficam chorando por telefone e tem pai ou mãe que desperdiça, por exemplo, um MotoG nas mãos de quem raramente recebe ligação ou usa outras funcionalidades.

  • Carlos
    2014-10-05T18:38:23

    ta caro ainda, porque se trata de um produto Brasileiro e não importado, Brasil como sempre com esses preços absurdos!

  • Evaldo Junior
    2014-10-05T18:13:56

    Tem que entender que estamos falando de um celular popular,pode ser sim uma boa opcao

  • Nathanael Nunes
    2014-10-05T18:02:26

    dahora eh os catas da techtudo sendo ironicos a avaliar a funcionalidade de um smart de 300 reais... apesar que o deboche eh claro que eh com o fato que eh brasileiro

  • Leandro Paiva
    2014-10-05T17:52:38

    Pra representar a nokia ele pega o asha 500 e compara, so faltava dizer que iam comparar esse celular com o nokia 2220 primeiro modelo, brincadeira viu.

  • Cláudio Silva
    2014-10-05T17:33:10

    Depois de experiências passadas, hardware da Positivo só com 5 anos de garantia.

  • Pedro Savio
    2014-10-05T15:27:31

    Brincadeira lançar um celular desses, essa positivo tinha que ser comprada por alguma gigante aí e ser apagada dos anais para sempre. Só de ver aqules note positivo com 3d já me da vontade de vomitar. Fico com dó da pessoa que compra, não sei se é por falta de dinheiro ou é por inocência mesmo que a leva comprar um note. Quem da 899 num positivo 3d pode muito bem pagar 1000 num acer com 500 de hd e tela de 14 i3. Piada essa positivo. Já esses positivo aí, por mais 100 reais você vai no ML e pega um SII novo sem uso. Muito mais negócio, mesmo sendo um celular de quase 4 anos.

  • Danilo Melo
    2014-10-05T14:39:55

    Tenho um celular positivo simples P100, ele dá vários tipos de problemas, como: Sem áudio pra pessoa que esta te ligando, do nada para de tocar e não vibra, desliga do nada. Bem, sou uma pessoa cuidadosa e quando comprei pensei nisso mesmo, num baixo custo, mas que tivesse quase nenhum recurso, somente para ligar, escutar radio e ver TV por 15 minutos, quando estou em destino faculdade/casa (futebol das 22:00). FOI A PIOR COISA QUE FIZ, pois não é um aparelho durável e sempre me deixa na mão. Imagino se com um aparelho simples é assim, imagine um Smartphone que precisa de software sofisticado.

  • Mestre Web
    2014-10-05T14:35:59

    ta loco...baita furada...só podem estar pagando a globo ...com esse processadorzinho abrir o facebook trava...navegar trava

  • Cuca Beludo
    2014-10-05T13:09:00

    SE FOSSE UM IOS, DAVA CERTO...!!!ESSE SMART AÍ DE CIMA É MUITO POBRE, POBRE DE TUDO...!!!

  • Joao Junior
    2014-10-05T13:07:54

    Por esse preço... é um bom aparelho. Tudo depende da necessidade do cliente mas, o que apresenta nos testes é bem relevante. Temos que ver a questão do desempenho da bateria desse aparelho!!!