07/10/2014 06h00 - Atualizado em 07/10/2014 06h00

Testamos o Windows 10 Technical Preview; veja as primeiras impressões

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A prévia do Windows 10 chegou e com ela um série de mudanças que melhoram a usabilidade do sistema, segundo a Microsoft, em qualquer que seja o dispositivo. Testamos a versão Technical Preview no desktop e destacamos o que você precisa saber sobre o próximo sistema da Microsoft.

Windows 10 faz referências a Cortana em vários arquivos; veja detalhes

Windows 10: saiba como ficou o novo sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Windows 10: saiba como ficou o novo sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para a Microsoft, o Windows 10 é o sistema que levará a mesma interface para diferentes aparelhos, sem comprometer ou mudar drasticamente a experiência do usuário. No entanto, o primeiro contato com o sistema revela que essa versão é exatamente o que os usuários do Windows 8 queriam: um sistema desktop completo, com menu Iniciar e outras funcionalidades que a Microsoft havia retirado.

Para entender melhor é preciso passar pelas principais novidades e comparar com seu antecessor, o Windows 8. Acompanhe.

Menu Iniciar:

Para a alegria de muitos, e tristeza da Microsoft que insistia em um desktop sem ele, o Menu Iniciar está de volta e veio renovado. Agora, além das opções tradicionais e algumas outras mais recentes, como a opção “Configurações do computador”, ele também traz os famosos Live Tiles (blocos dinâmicos). 

Vídeo mostra navegação no novo Windows 10

A área é customizável e seus itens se comportam como na interface inicial de blocos do Windows 8. É importante lembrar que aquele menu simples, que era acessível pela combinação das teclas Win + X, ainda está presente no sistema. A volta do menu Iniciar lembra o histórico do sistema e  faz com que o Windows 10 seja para a versão 8, o que o 7 foi para o Vista: A redenção da Microsoft diante de algumas falhas (ou insistências) que irritavam os usuários.

Fixando e desafixando os itens mais usados

Assim como você fixava os itens que mais usava na tela Iniciar do Windows 8, na versão 10 você fixa eles na área reservada aos Live Tiles, no menu Iniciar. Esse recurso facilita o acesso a programas, pastas e configurações, ao mesmo tempo em que pode tornar o Menu Iniciar gigantesco. Por isso, deve ser usado com moderação. O procedimento para fixar e desafixar é praticamente o mesmo do Windows 8: clique com o botão direito sobre o item e no menu de contexto, escolha opção correspondente.

O menu Iniciar está de volta no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)O menu Iniciar está de volta no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Aplicativos em janelas

Nessa versão todos os aplicativos, mesmo os feitos para a interface “Modern” do Windows, ficam dentro de uma janela completa e integram-se bem com o Desktop, podendo até mesmo ser redimensionados, maximizados e minimizados. Nas versões iniciais do Windows 8, esses aplicativos só apareciam em tela cheia e não possuíam botões de ajuste na tradicional barra de titulo.

Essa dificuldade só foi corrigida na atualização para o Windows 8.1. Entretanto, a barra de titulo do Windows 8.1 era diferente do padrão do Windows e a mesma não era muito simples de acessar. Com essa mudança, desaparece mais um item que incomodava os usuários.

Outra novidade menos perceptível, está presente nas janelas do Windows 10: não existe mais aquela borda larga que acompanhava toda a extremidade das janelas. Essa mudança, deixa as janelas quase que sem um limitador visual, como já ocorre no OS X e no ambiente Unity do Ubuntu Linux.

Aplicativos Modern estão mais integrados com o desktop (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aplicativos "Modern" estão mais integrados com o desktop (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Encaixando programas Snap Assist

Na versão anterior, era complicado colocar alguns tipos de aplicações lado a lado. Para colocar e abrir dois programas no desktop, bastava arrastar cada janela para um lado e o sistema encaixava automaticamente. A partir de três aplicações abertas, isso complicava um pouco mais.

No Windows 10, basta arrastar uma aplicação para um dos lados que o sistema encaixa e já oferece uma miniatura das outras para que você escolha qual quer colocar no outro lado da tela. O recurso é simples e prático. Mas, infelizmente, ainda é complicado colocar uma terceira aplicação na tela. Ruim para aqueles que dispõem de telas grandes. Porém, a melhor solução é usar a novidade a seguir.

Encaixando aplicativos na tela, no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Encaixando aplicativos na tela, no Windows 10 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Várias áreas de trabalho e o novo botão de tarefas

Quem conhece outros sistemas operacionais, já deve ter visto ambientes gráficos que permitem trabalhar com mais de uma área de trabalho (desktop). A boa notícia é que esse recurso também está disponível no Windows a partir da versão 10 e ajuda a organizar a rotina do dono da máquina.

Como resolver desligamento de equipamento? Veja no Fórum do TechTudo.

Para tornar o gerenciamento disso tudo possível, foi adicionado à barra do Windows, um novo botão de visualização de tarefas. Ao clicar nele, é exibido basicamente o mesmo que na combinação das teclas ALT + TAB. Porém, na parte inferior, aparece uma lista das áreas de trabalho abertas e, ao passar o mouse sobre os itens, é oferecida uma opção para fechar apps, adicionar ou remover desktops.

Com tudo isso, é possível ter um controle completo sobre as aplicações e as diferentes áreas de trabalho, para administrar o sistema do jeito que o usuário quiser.

Novo botão de exibição de tarefas e as várias áreas trabalho (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Novo botão de exibição de tarefas e as várias áreas trabalho (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Melhorias no Explorer

O Explorer agora permite que você encontre arquivos mais rápido. Ao abrir o programa, os arquivos abertos recentemente são listados na parte inferior.  Ainda nesta versão do sistema, a aba “Computador” foi removida e o app recebeu as abas “Compartilhar” e “Inicio”, além das tradicionais “Arquivos” e “Exibir”.

Mudanças feitas no Explorer facilitam o acesso a arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mudanças feitas no Explorer facilitam o acesso a arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

As mudanças feitas no Explorer são sutis, mas facilitam e muito o acesso aos arquivos, o que certamente ajudam no aumento da produtividade do usuário. O mais interessante disso é que tudo foi feito tão discretamente, que poderia até passar despercebido por usuários menos curiosos.

Um resumo da notícia; vídeo traz todas as novidades do Windows 10

Velocidade

Como ainda é uma versão de desenvolvimento, não foi possível testar o sistema em tablets ou dispositivos móveis e portáteis. De qualquer forma, mesmo sem isso ou algum teste de benchmark, o sistema está visivelmente rápido. 

Para ter uma ideia disso, a versão testada no TechTudo usava um configuração de hardware com apenas 2 GB de memória RAM e respondeu bem em todas as tarefas, sem qualquer engasgo. Nesse quesito, ao menos nesse release, o sistema promete e cumpre com bom desempenho.

Concluindo

O Windows 10 Technical Preview ainda é uma prévia do próximo sistema da Microsoft, e portanto, poderá sofrer várias mudanças até o seu lançamento oficial. Mesmo assim, ele já chegou ganhando pontos. Entre as novidades encontradas nessa versão, a mais importante delas está na comprovação de que a Microsoft está atenta aos detalhes que fazem a diferença no dia a dia do usuário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cuca Beludo
    2014-10-07T13:00:04  

    QUANDO SE FALA DE WINDOWS E ANDROID, DA VONTADE DE VOMITAR, O QUE ME DEIXA FELIZ, É O IOS...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-10-07T13:00:04  

      Gosto e boca cada um tem a sua ...agora falar que ios é bom ...Só para minoria ....windows sempre com todos bugs e defeitos vai ser o melhor porque atende a maioria dos brasileiros....

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-10-07T13:00:04  

      estou ansioso para entrar o ano 2016, quero um novo iphone

  • Rafael Harley
    2016-02-25T15:34:42

    Windows 7... melhor coisa que a micro$oft já fez...

  • Lucas Cheres
    2015-07-31T10:42:24  

    vo falar a verdade para vcs se vcs querem é melhor esperar a versão que saiu para download é realmente de dar vergonha demora ums 10 minutos só pra iniciar! no windows 8 demorava ums 50 segundos meu pc é mediano: fx6300 superclocked 3.5GHZ Hexa-Core Vga:GTX760 Ram:8gb

    recentes

    populares

    • Lucas Cheres
      2015-07-31T10:42:24  

      Estou baixando e vou testar

  • Leandro Augusto
    2015-05-06T19:16:42  

    Windows 8.1 e bom sim mais rápido q o 7 e muito melhor q o 8. Também n entendo tanta resistência cedo ou tarde vc vão ser obrigado a mudar. Os programas evoluem e exigem novos software. Em termos de de celular android realmente e ruim msm tem que ter um aparelho muito bom pra rodar liso. o IOS e bom mais n e compativel com os demais celulares. o windows phone 8.1 n deixa desejar em relação a desempenho.

    recentes

    populares

    • Leandro Augusto
      2015-05-06T19:16:42  

      eu estou usando o windows 10 e minha paciência já está acabando pra começo ele não permite que eu use minha placa de vídeo nas configurações que eu usava anteriormente e já era meus jogos ,se eu quiser vou ter que trocar o meu pc pra usar essa porcaria

  • Vandir Ribeiro
    2014-10-15T01:13:06  

    Eu nem preciso testar para saber que continou a mesma porcaria cheia de bugiganga, esses windows estão igual ao android dos celulares, cheio de bugiganga das operadora deixando tudo pesado e lento, quando será que os inteligentes analistas da microsoft irão largar um windows purinho sem nada igual ao linux?, será que um dia realmente serão inteligentes suficientes para perceber isso?, será????

    recentes

    populares

    • Vandir Ribeiro
      2014-10-15T01:13:06  

      Vandir, respeito sua opinião, mas a "pequena" MS não lança windows atrás de windows porque querem ou porque são idiotas. Lançam porque a maioria mundial prefere o windows. O mercado home e até office, não pede lunix, pede windows e as empresas nascem e se desenvolvem para atender seu nicho de mercado.

    recentes

    populares

    • Vandir Ribeiro
      2014-10-15T01:13:06  

      No linux existem distribuições puras sem uma pilha de programas, bem que a MS poderia lançar algo parecido inclusive para empresas!, presto suporte no Windows Server para empresas e noto que não tem nada específico para as mesmas somente o mesmo sistema operacional cheio de bugigangas!, saudade do 3.11...

  • Luis Henrique
    2015-08-17T00:49:13

    falar bem a verdade melhor windows q ja teve é o xp pois é leve pratico e sinples pra mexer , agora o 8 pelo amor de deus q bosta q é aquilo ???toda hora atualizando minha subrinha comprou um notebook ja com o windows 8 ficou 6 meses e começou a travar tudo devido a tantas atualizaçoes teve q formatar o noot.

  • Cleyvson Souza
    2015-08-03T08:37:25

    Eu queria saber, se o Win10 fornecido pra download gratuito no Win7 tem alguma diferencia do Win10 comprado. E se o Win10 tem uma performasse melhor pra programas edição e jogos do que o Win7.

  • Bruno Virtua
    2014-10-07T12:38:12  

    Pra mim é um Windows 7 com skin de Windows 8. Não observei qualquer avanço que me levasse a um upgrade. Certo é que o meu próximo PC, agora pode vir com o Windows 10 já que eu detestei o W8 e seria forçado a instalar o W7, mas para quem já tem um PC com o W7 instalado eu considero ser desnecessário um upgrade de SO a não ser que você queira ajudar a MS como patrocinador para o seu laboratório de testes. Boa sorte!

    recentes

    populares

    • Bruno Virtua
      2014-10-07T12:38:12  

      Dificuldade de aceitar o novo... meu avô continua na máquina de escrever...

    recentes

    populares

    • Bruno Virtua
      2014-10-07T12:38:12  

      Ainda estou com o 7 mais meu SSD de 240Gb que era top do mercado ano passado quando comprei em Miami vai agradecer rodar no W10. O W8 já roda bem mais rápido em HDs SSD, só não troquei porque o meu 7 é original e não tinha visto muita vantagem mas agora...

  • Dr Hazard
    2014-10-07T10:56:56  

    Microsoft é a empresa que vai desbancar o android

    recentes

    populares

    • Dr Hazard
      2014-10-07T10:56:56  

      Marcello Junior, a tendência do android é restringir essas personalizações, pois comprometem o desempenho do sistema. Vários aparelhos já estão com uma certa dificuldade de ser rooteados. Acredito que a longo prazo o android deixará de ter um código fonte tão liberado.

    recentes

    populares

    • Dr Hazard
      2014-10-07T10:56:56  

      Como ex usuário de android eu posso dizer que, na minha opinião, comprar um celular e ter que aprender como rootear, escolher a melhor rom, customizar até que fique aceitável acaba se tornando enfadonho. Eu gosto bastante do Android, usei ele desde a versão 1.5, mas a 1 ano resolvi mudar para o windows phone e não me arerpendi. Ele é rápido, flui melhor que o android e não requer nem 1 dia inteiro mexendo para você aprender todas as funções. Acredito que o problema do android é a segregação, o mesmo que o windows sofria com infinitas configurações de hardware e isso afeta o desempenho de ambos

  • Rafael Soares
    2014-10-07T11:18:50  

    Só espero que seja melhor que o windows 8

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2014-10-07T11:18:50  

      Filipe Santos Testei o W10 ontem, Gostei mais dele do que do W9 e W8!!!

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2014-10-07T11:18:50  

      Eu estou usando, ficou muito bom mesmo.

  • Antonio Souza
    2014-10-07T20:31:02  

    Acho que dessa vez os usuários da empresa onde trabalho vão aceitar com menos dificuldade. Tá complicado implantar o Windows 8. Gostam muito mas muito mais do Windows 7.

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2014-10-07T20:31:02  

      Cara, eu acho que eu sou o um dos poucos que gostaram do W8, qdo a empresa disse que ia atualizar para o W8 eu fui o primeiro a pedir que fizessem isso, mas enfim que venha o W10

  • Wendel Caiapo
    2014-10-07T18:04:10

    Estou testando e achando quase a mesma coisa do 8.1, a diferenças são a falta dos blocos ao iniciar,o menu iniciar do w7 com os blocos do w8,melhora na rapidez de iniciação dos programas.O windows de teste esta bem estável,os drivers do W8 serve no W10.

  • Carlos Silva
    2014-10-07T17:41:28

    incrivel como fanboyola consegue ser uma raça asquerosa... qualquer noticia q saia sobre qualquer SO vai aparecer idiotas fanboys do outro SO pra fazer mimimi... se vc é bit.ch da apple, pra q tá caçando noticia da windows? e se vc não sai de casa sem seu android, pra q ficar falando baboseiras em noticias dos iphones?

  • Vinicius Carlos
    2014-10-07T15:41:53

    Para mim e algo novo devido ao alto custo no que o valor não me dar condições de possuir um no momento, somente quando entrar na popularidade no que isso vai levar mais ou menos uns 6 anos. Ganho salário minimo e para quem ganha isso não dar oportunidades de ter algo em lançamento.

  • Gabriel Silva
    2014-10-07T15:40:23

    estou contente com meu windows 98

  • Wagner Nascimento
    2014-10-07T15:33:25

    Alguém tem um link onde eu possa baixar a ISO? A Microsoft já disponibilizou oficialmente? Estou ansioso para testar principalmente a parte sobre varias áreas de trabalho.

  • Luciano Martins
    2014-10-07T13:14:56  

    Bom mesmo era o Windows Vista hahaha

    recentes

    populares

    • Luciano Martins
      2014-10-07T13:14:56  

      O Vista tinha ate uma Vista boa de se ver kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Luciano Martins
      2014-10-07T13:14:56  

      Só a vista mesmo, mas pra usar o 7 ficou muito melhor.

  • Nadja Pinheiro
    2014-10-07T15:14:06

    Eu prefiro windows 7, preciso comprar mas não encontro! Acho o IOS bastanre simples, mesmo o Maveriks não mudou muito, bom de usar tambem.

  • Áquila Busman
    2014-10-07T15:10:41

    Gostei do review. Já havia baixado a ISO mais tava em dúvida se instalava ou não.

  • Anderson Souza
    2014-10-07T14:45:44

    Prefiro meu IOS... um dia vocês chegam lá e saberão o que estou falando.

  • Gabriel
    2014-10-07T14:40:50

    É isso aí, Microsoft. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa completamente diferente.

  • Lula Molusco
    2014-10-07T14:37:08

    MUITO BONITO. -MAS SEM NENHUMA FERRAMENTA NOVA. ----LEMBRA UM POUCO O GNOME DO LINUX. ---AGORA SABEMOS DE ONDE O GNOME COPIOU A INTERFACE GRÁFICA. --IMAGINARAM COMO SERIA O WINDOWS 10 E COPIARAM ANTECIPADAMENTE.

  • Persianas Flaci
    2014-10-07T14:03:19

    parabens até que enfim,,,,

  • Marquinho
    2014-10-07T11:32:45  

    bem vindo windows 10 quero o meu

    recentes

    populares

    • Marquinho
      2014-10-07T11:32:45  

      Só baixar no próprio site da Microsoft. A versão preview está totalmente funcional. Aproveite que não é necessário licença pra usar esta versão.

  • Pedro
    2014-10-07T13:19:13

    Parece até que a microsoft faz de propósito, sempre intercala entre uma plataforma boa e outra ruim. O 95 foi bom, o 98 foi uma porcaria. O XP foi excelente, o vista foi uma porcaria. O 7 foi bom, o 8 foi meia boca. O 10 parece ser bom, qual será a próxima porcaria?