02/10/2014 14h20 - Atualizado em 03/10/2014 16h21

Veja como o Windows 10 vai se comportar em PCs 2 em 1 com tela touch

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma das promessas do recém apresentado Windows 10 Technical Preview é, finalmente, dedicar uma interface apropriada para cada tamanho de tela. Com isso, tablets terão a tela inicial familiar do Windows 8, enquanto desktops voltarão a apresentar a área de trabalho ao ligar. Mas, e quanto aos PCs 2 em 1? Confira o que a Microsoft planeja para esse tipo de dispositivo novo, híbrido e portátil.

Windows 10 Technical Preview já está disponível para download

Veja como o Windows 10 vai se adaptar a dispositivos híbridos (Foto: Reprodução/Microsoft)Veja como o Windows 10 vai se adaptar a dispositivos híbridos (Foto: Reprodução/Microsoft)

O design do Windows 10 é caracterizado pela Microsoft como contínuo pois seria capaz de adaptar-se a diferentes plataformas, melhor que suas versões anteriores. Em PCs com teclado removível ou conversível, como o Lenovo Yoga ou o Dell XPS 13, por exemplo, teremos "o melhor dos dois mundos".

Modo desktop

Com o teclado conectado, o dispositivo irá se comportar como um PC desktop comum, exibindo a área de trabalho presente no Windows 7 com o Menu Iniciar reduzido ao canto inferior esquerdo. Todos os aplicativos abrirão em janelas reduzidas e poderão ser redimensionados conforme a necessidade.

Transição entre desktop e tablet

Os recursos do Windows 10 começam a aparecer quando o teclado é desconectado: imediatamente, uma janela de diálogo é exibida no canto inferior direito, perguntando se o usuário deseja mudar a interface para o modo tablet. Basta, então, pressionar “Sim” para fazer a transição adequadamente.

Modo tablet

Para interagir somente por meio do touchscreen, o Windows 10 muda automaticamente a interface para o desenho presente no Windows 8.

Assim, o botão Iniciar passa a exibir apps e atalhos em tela cheia, e os programas em execução também passam a ocupar todo o espaço. A barra de ferramentas inferior continua presente, mas cada toque nos aplicativos fixados ali abre tudo em tela cheia, no formato de aplicativo moderno.

Modo desktop

Para voltar ao modo desktop, o usuário deve simplesmente conectar o teclado de volta, ou movê-lo para a posição correta no caso de conversíveis. A mesma janela pop-up irá pedir a confirmação, e um toque em “Sim” volta tudo para a interface clássica do Windows, com as bem-vindas adições da nova versão

Confira o Windows 10 em ação em computadores 2 em 1 nesse vídeo da Microsoft:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • LEANDRO VIEIRA
    2014-10-02T17:26:12

    Isso vai ser incrível!!! Um Windows clássico, para varias plataformas!!!

  • Luiz Querido
    2014-10-02T15:24:15

    Essa Microsoft é mesmo incrível. No início fiquei receoso de mudar para o Windows 8. Mas depois, vi que náo tinha nada de sobrenatural, aliás tudo ficou mais fácil de usar e melhor ainda, mais rápido!