Internet

18/10/2014 06h00 - Atualizado em 18/10/2014 06h00

Versão beta do Firefox testa recurso de vídeochamada similar ao Skype

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Após laçar a versão estável do Firefox 33 no dekstop e no Android, a Mozilla liberou a versão Beta, que chegou cheia de novidades. A principal delas é a presença de um novo recurso de videochamadas, bem parecido com o Skype, o Firefox Hello. A nova ferramenta permite ligar para um contato e bater papo em vídeo a partir do próprio navegador, sem usar mais nenhum aplicativo; veja como funciona o Hello.

Safari está seis vezes mais rápido que a concorrência; veja mudanças

Segundo a Mozilla, esta é uma parceria com a Telefonica e sua empresa de comunicação em tempo real, a TokBox. A operadora tem sido uma parceria estratégica para o Firefox OS, atualmente em 12 dispositivos compatíveis, vendidos em 24 países. 

"Há muitos serviços gratuitos de comunicação, porém eles exigem a criação de uma conta e solicitam as informações pessoais em troca do direito de usá-las. A experiência de uso no Firefox Beta não requer nada disso", explica em comunicado. 

Firefox Beta tem função Hello. A novidade é bem similar ao Skype (Foto: Divulgação/Mozilla)Firefox Beta tem função Hello; a novidade é bem similar ao Skype (Foto: Divulgação/Mozilla)

O 'Firefox Hello' permite que qualquer pessoa com o navegador possa fazer chamadas gratuitas de voz e vídeo sem precisar baixar nenhum software, plug-ins e ou criar uma conta. A ferramenta está pronta para funcionar assim que o Firefox Beta for aberto, clicando no ícone 'Chat Bubble' sob o menu de personalização. Para se conectar a outra pessoa deve ter um navegador habilitado para WebRTC, como Firefox, Chrome ou Opera.

No desktop, a experimentação de uma ferramenta de WebRTC (comunicação em tempo real na Internet) é o grande atrativo. Afinal, a própria Mozilla admite que o serviço de comunicação do seu browser atualmente está longe de ser o ideal. Mas agora é possível usá-lo para fazer chamadas de graça, por voz e por vídeo, sem precisar de outro software ou plugin de chamadas.

Como resolver problemas com navegadores no Windows 8.1? Descubra no Fórum do Techtudo.

Hello Firefox: faça um teste das chamadas em vídeo na versão beta (Foto: Reprodução/Mozilla)Hello Firefox: faça um teste das chamadas em vídeo na versão beta (Foto: Reprodução/Mozilla)

Para usar o recurso, basta clicar no ícone de chat (balão de diálogo) na barra de navegação. Então, é possível enviar um e-mail para um amigo com um link ou então apenas copiá-lo e mandar para alguém via outro canal de comunicação. Ao clicar, será iniciada a chamada e uma notificação vai aparecer no browser. Clique no botão verde para aceitar e pronto.

Firefox Beta agora tem videochamadas gratuitas (Foto: Reprodução/TNW)Firefox Beta agora tem videochamadas gratuitas (Foto: Reprodução/TNW)

Já no Android, agora o Firefox Beta funciona com Chromecast e o Roku para o envio de vídeos para uma segunda tela. Enquanto um vídeo estiver sendo reproduzido no dispositivo móvel, aparecerá um ícone de transmissão ao lado do seu URL. Bastará clicar nele para fazer o streaming. Caso ele fique dentro de uma outra página, é só clicar com o botão direito e procurar o ícone “send to”, e mandá-lo para o aparelho de transmissão.

"Como estamos em fase de lançamento do Firefox Hello a todos os usuários do Firefox, a empresa solicita que os interessados façam o teste na versão Beta do Firefox e informem sua experiência ao final da ligação", diz a Mozilla.

*Colaborou Melissa Cruz

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares