03/10/2014 06h01 - Atualizado em 06/10/2014 17h53

Windows 10 Preview: dez coisas que você precisa saber antes de instalar

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um dia após anunciar a nova versão de seu sistema operacional, a Microsoft lançou uma versão do novo Windows 10 Technical Preview destinada a desenvolvedores e usuários interessados em ajudar a testar o novo sistema. O Technical Preview está disponível para download gratuito em inglês, chinês e português. A Microsoft alerta que somente usuários avançados devem instalar o novo software agora.

Windows 10 (Foto: Reprodução)Windows 10 Preview (Foto: Reprodução/Microsoft)

Como baixar e instalar o Windows 10 Preview

Isto ocorre por que a versão disponível do Windows 10 ainda é uma build não foi finalizada e possui muitas incompatibilidades e bugs que podem dificultar a vida do usuário comum.

Se você está interessado em conferir o novo Windows, confira algumas dicas importantes antes de tomar a decisão de baixar e instalar:

1. Quem deve instalar

A Microsoft recomenda que somente usuários avançados instalem o Windows 10 Technical Preview. Isto ocorre por que o software ainda está em fase de testes e está sujeito a vários problemas que podem frustrar a experiência do usuário comum.

O sistema operacional também vai receber várias atualizações de segurança, acompanhadas de mudanças constantes na interface gráfica. Também é recomendado que o usuário saiba como fazer backup, formatar um disco rígido, instalar o sistema operacional e restaurar o antigo se necessário.

A empresa também ressalta a importância de não instalar o Technical Preview em um computador de uso diário, já que isto pode causar problemas a longo prazo.

2. Estabilidade

O Windows 10 ainda está instável, o que pode resultar em várias quedas que podem danificar ou deletar arquivos. Além disso, ele não é compatível com vários hardwares e mesmo softwares atuais – como antivírus ou outros programas de segurança – podem não funcionar.

3. Privacidade

A política de privacidade do Windows 10 Technical Preview foi modificada para permitir que a Microsoft examine os arquivos do sistema em caso de problemas. Este é mais um motivo pelo qual a Microsoft recomenda que os interessados instalem a versão em computadores que não são de uso pessoal.

4. Compatibilidade de hardware

A versão de testes do Windows 10 foi programada para ser compatível com os mesmos dispositivos e aplicativos do Windows 8.1, mas pode ser necessário atualizar ou reinstalar alguns deles.

O Technical Preview já vem com drivers para funções básicas como armazenamento e rede, que permitem completar a instalação e se conectar à Internet. Outros deles devem ser baixados através do Windows Update.

5. Teclado e Mouse

Os aplicativos da versão de testes devem funcionar corretamente usando teclado e mouse, mas podem haver exceções. A Microsoft quer que os usuários testem estes periféricos para encontrar novas funcionalidades para a versão final do Windows.

6. Tela touchscreen

O Windows 10 Technical Preview foi desenhado para funcionar com toque, mas o sistema ainda está incompleto. Segundo a empresa, novas melhorias para a função estão programadas, mas até lá, é necessário saber como ela está interagindo com os aplicativos. Veja o Windows 10 em PCs 2 em 1.

O que esperar do novo Windows? Opine no Fórum do TechTudo. 

7. Arquivos mantidos na atualização

O Technical Preview pode ser instalado sobre versões antigas do Windows e migrar certas informações para o novo sistema operacional. Os dados mantidos variam de acordo com o sistema antigo.

Usuários do Windows 7, Windows 8 e 8.1 poderão manter as configurações, arquivos pessoais e aplicativos. Já quem migra do Windows Vista precisa fazer a instalação completa, sendo recomendável fazer o backup dos arquivos. As versões RT e RT 8.1 do Windows, por outro lado, não são compatíveis.

8. Windows Update

As atualizações do Windows através do Windows Update são automáticas e não podem ser desligadas na versão de testes. É possível entretanto, controlar quando elas serão instaladas através das configurações do dispositivo.

9. Requerimentos do sistema

O Technical Preview possui requisitos mínimos de sistema para funcionar. Na prática, computadores que rodem o Windows 8.1 são compatíveis e o aplicativo de instalação vai checar o sistema para garantir que ele pode rodar a versão.

Os requisitos para o software são processador de 1 GHz, 1 GB de memória ram para a versão 32-bit e 2 GB para a de 64-bit, 16 GB de espaço, placa de vídeo compatível com DirectX 9, uma conta da Microsoft e acesso à Internet.

10. Restaurar a versão antiga

Caso seja necessário restaurar a versão antiga do Windows, é recomendado providenciar um método de reinstalação antes de instalar o Technical Preview. Isto pode ser feito através de um disco de recuperação ou mesmo de um drive USB.

Windows10-logo (Foto: Divulgação)Windows10 é o novo sistema operacional da Microsoft (Foto: Divulgação/Microsoft)

Via Microsoft News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Cardozo
    2015-09-24T21:31:18

    sera que posso passar do Windows 8.1 para o Windows 10 sem formatar o pc?

  • Cleiton Santos
    2015-06-06T09:32:52  

    Eu fiz a atualizaçao porem o driver de video nao pega de jeito nem um :(

    recentes

    populares

    • Cleiton Santos
      2015-06-06T09:32:52  

      eu tbm!!!

  • Jorge Vaz
    2015-07-30T20:47:58

    não consigo mais assistir videos no computador nen no youtube. Me arrependi

  • Lucas Andrade
    2015-08-13T23:13:53

    Pra instalar o Windows 10 é preciso formata o PC ?

  • Gleiton Teixeira
    2015-08-05T12:02:32

    No meu pc esta tudo bem, sem ter o que reclamar.

  • Léo Muller
    2015-08-04T21:52:27

    meu not foi atualizado para o w 10 e minha can parou de funcionar. ela ate abre mas fica com tela escura. conferi os drivers e esta tudo correto. nao sei mais oque fazer. fora isto esta muito bom bem leve em relação ao w 7

  • Matheus Alves
    2015-05-03T13:36:16  

    Quando fiz a atualização pro win10 perdi o som do meu notebook, já tentei vários drivers nenhum deu certo, alguém pode me ajudar ?

    recentes

    populares

    • Matheus Alves
      2015-05-03T13:36:16  

      Estou a usar cerca de dois dias, encontro incompatibilidades com alguns programas que utilizada antes do W10. Era de esperar que algumas funções não estivessem "de acordo" com a anterior, mas dá para se adaptar.

  • Luiz Querido
    2014-10-03T08:04:32

    Estava receoso de trocar meu Windows 7 pelo 8. Comom li que o próximo seguiria a mesma forma, resolvi arriscar a bastou usar por dois dias para me acostumar com o Metro. Agora já baixei e instalei o W10 e estou simplesmente adorando, mesmo sendo um pré alfa. Parabéns Microsoft!