09/10/2014 11h05 - Atualizado em 09/10/2014 11h05

Windows 10 Preview e Mac OS X Yosemite se parecem? Veja detalhes

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma … ou no caso de softwares, se copia. A celebre afirmação de Antoine Lavoisier, se adaptada aos sistemas operacionais modernos e levanta o questionamento sobre o quanto os softwares mais populares estão ficando cada vez mais parecidos. Quer um exemplo? Compare o novo Windows 10 Technical Preview e o Mac OS X Yosemite. Há muitas funções em comum e, para o usuário, isso pode ser muito positivo. Os sistemas estão caminhando na mesma direção. Cópia, tendência, ou do que quisermos chamar, a comparação dois dois é inevitável.

Testamos o Windows 10 Technical Preview; veja as primeiras impressões

OS X Yosemite x Windows 10: qual sistema operacional é melhor? (Foto: Arte/TechTudo)OS X Yosemite x Windows 10: qual sistema operacional é melhor? (Foto: Arte/TechTudo)

O OS X e o Windows estavam indo em uma direção parecida: um tinha uma dock e o outro um menu Iniciar, mas a trajetória geral de ambos tinha metas semelhantes alinhadas. Tudo isso mudou com o Windows 8. A partir dele cada um seguiu seu próprio rumo ao desktop, tudo ficou diferente e marcante.

A Apple defendeu por muito tempo a filosofia de manter iOS e OS X separados e agora está alinhando as duas plataformas, mas mantendo ambos únicos. A Microsoft decidiu ir em uma direção de unificação diferente, que infelizmente, no desktop, não deu certo. Agora, com o Windows 10, a Microsoft está atendendo às reclamações de seus usuários de PCs e voltando para a sua velha experiência de desktop, o que faz com que os dois sistemas estejam novamente mais próximos e com novidades.

Note que, apesar de diferente público alvo, Windows 10 e Mac OS X Yosemite tem o mesmo objetivo: entregar a melhor experiência de desktop. Nessa batalha, vale a pena criar novidades e até copiar sutilmente o que já funciona. Isso termina colocando os sistemas em um condição de similaridade que só se torna perceptível quando se faz uma comparação, com a que você verá a seguir.

Windows 10 e OS X Yosemite: Parecidos? (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Windows 10 e OS X Yosemite lado a lado. Parecidos? (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

Visual mais plano e itens translúcidos

O OS X Yosemite está mais plano (flat) e alguns itens do seu ambiente mais translúcidos. Essas novas características tornam o sistema mais bonito e o deixam mais próximo do visual que o Windows começou a usar em 2007, a partir do Windows Vista.  Entretanto, nesse quesito o OS X não copia do Windows, pois a aparência de ambos ainda é bem diferente. Na verdade, trata-se de uma tendência atual de ter determinadas áreas da interface mais planas e transparentes (ou quase). Isso já existia no Windows Vista, ganhou força nas versões posteriores e agora chegou no OS X Yosemite, vindo do iOS.

Visual mais plano e translúcido tornam os dois sistema mais parecidos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visual mais plano e translúcido tornam os dois sistema mais parecidos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Visualizador de tarefas Mission Control

O Mission Control do OS X (conhecido como Exposé até Mac OS X Lion), já existe há bastante tempo se comparado ao novo visualizador de tarefas do novo Windows 10. Mas independente disso, ambos cumprem a mesma tarefa: mostrar tudo que está sendo executado no sistema para que o usuário possa acessar o que quiser e assim, se organize melhor. As duas funcionalidade tem em comum o fato de serem focados no gerenciamento de desktops virtuais e tarefas em geral. Eles diferem somente na apresentação e no modo como permitem que o usuário configure e gerencie esse itens na tela.

Visualizador de tarefas e Mission Control: funções bem parecidas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Visualizador de tarefas e Mission Control: funções bem parecidas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Quem não precisa de todo o poder de fogo dessas dessas duas opções e quer apenas alternar entre tarefas, pode contar com a velha combinação de teclas ALT + TAB. Embora nos dois sistema essa funcionalidade não tenha uma aparência tão próxima, o funcionamento é o mesmo no teclado.

A nuvem chegou para ficar: OneDrive e iCloud Drive

Os serviços de armazenamento na nuvem não são mais um recurso externo. Nos dois sistemas é possível ter um espaço adicional, usando a implementação nativa do OneDrive (Windows) e iCloud Drive (OS X). A diferença nesse caso, é que a Microsoft está um pouco adiantada e permite instalar seu serviço tanto no OS X Yosemite, como no Windows 10 Preview; maior compatibilidade.

Quando o usuário utiliza qualquer um dos dois, iCloud e OneDrive, consegue integrar perfeitamente a nuvem com a experiência do desktop, tornando mais fácil para acessar arquivos e pastas a partir da nuvem ou salvar arquivos que são depois sincronizados com a nuvem.

Entretanto, usuários Apple têm pedido uma abordagem mais ao estilo Dropbox ou OneDrive, já que o iCloud baseia-se mais no uso do espaço através aplicações, do que por meio de uma unidade remota.

Onedrive e iCloud Drive: A nuvem no desktop (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Onedrive e iCloud Drive: A nuvem no desktop (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Maximizando para se focar

Em versões anteriores do OS X o botão maximizar apenas aumentava a janela até um certo tamanho e pronto. Isto era o oposto de como essa opção funciona no Windows, onde clicando no botão de maximizar a janela preenche toda a tela. Agora no Yosemite isso foi resolvido e dependendo do seu ponto de vista, ficou até melhor que no Windows, pois a janela toma de conta de toda a tela no display.

De qualquer forma, o mais importante é que, a partir dessa nova versão do OS X, nos dois sistemas é possível maximizar de verdade e poder se concentrar em uma única aplicação. Afinal, multitarefa é bom mas em alguns casos, foco é tudo.

Maximizar do OS X agora está praticamente igual ao do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Maximizar do OS X agora está praticamente igual ao do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)



Desktop é desktop. Widgets a parte...

O menu Iniciar está de volta no Windows 10 Preview, mas isso não significa que aos Live Tiles (blocos dinâmicos) estão mortos. Em vez disso, eles agora podem ser anexados ao Menu Iniciar e mostrar atualizações em tempo real, o que pode ser considerada a versão moderna de widgets no Windows.

Por que o novo Mac OS X se chama Yosemite? Veja no Fórum do TechTudo. 

A experiência não é igual no OS X Yosemite e no Windows 10, mas é basicamente a mesma coisa: widgets a parte, que são acessados apenas quando forem necessários. Assim como no iOS 8, OS X Yosemite oferece widgets personalizáveis. Mas no caso do sistema desktop da Apple, eles ficam na sua Central de Notificações, que também passa a maior parte do tempo oculta na lateral direita da tela.

Novo menu Iniciar e Central de notificações: Widgets a parte (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Novo menu Iniciar e Central de notificações: Widgets a parte (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Ter desktops mais coesos pode ser bom para todos

Essa similaridade entre o novo Windows e o próximo OS X pode ser algo bom para muitas pessoas, pois abre espaço para um bom nível de compatibilidade e uma menor curva de aprendizagem. Obviamente que quem ganha com isso são os usuários que se sentirão "em casa" nos dois sistemas.

Para aqueles que se preocupam com a preservação da identidade dos softwares, fica o consolo: O OS X nunca será como o Windows, assim como o Windows nunca será como o OS X. Simplesmente por que ninguém quer isso. Nem usuários, nem fabricantes. E viva a diferença.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Silva
    2015-03-18T23:42:02  

    Pelo amor de Deus né! Querer dizer que a porcaria do Mac é parecido com o Windows 10? Fora o visual que da de 10 a 0 no Mac, a velocidade e integrações e funções que vem sido anunciadas só estão aumentando ainda mais a distância do Windows com o Mac, creio que em breve não ouviremos mais falar em Mac e Linux após o lançamento definitivo do Windows 10 e de todo seu potencial!

    recentes

    populares

    • Diego Silva
      2015-03-18T23:42:02  

      Já deu para perceber que esse não manja de tecnologia.

  • Carlos Matos
    2015-06-22T22:26:56

    mais ou menos, a interface do windows 8 é bem confusa, estou agora nesse momento instalando uma partição no meu hd pra ter o windows 10 no mac pra testar, tem jogos que não rodam no mac.

  • Wellington Andrade
    2015-03-07T21:40:58

    O Windows não tem nada a ver com a Apple, só digo isso pra que fique bem claro.

  • Wellington Andrade
    2015-03-07T21:35:15

    Nada a ver, o criador desse artigo é um retardado ou um cego.