28/10/2014 11h41 - Atualizado em 28/10/2014 11h42

Windows 10 Preview: as melhorias mais pedidas pelos usuários de PCs

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma das razões que levaram a Microsoft a disponibilizar uma versão de testes de seu novo sistema operacional, o Windows 10, é dar a usuários avançados e desenvolvedores a oportunidade de participar do processo de finalização, contribuindo com críticas e novas ideias na edição "Technical Preview".

Windows 10 tem oito 'funções ocultas'; veja melhorias no sistema

A fabricante de software mantém um site onde os usuários podem enviar suas sugestões (windows.uservoice.com). Um mês depois do lançamento do Technical Preview, ele já está cheio de requisições diversas, que vão desde recursos novos até mudanças no design do sistema operacional.

Windows10-logo (Foto: Divulgação)Lista traz as 11 melhorias mais pedidas para o Windows 10 (Foto: Divulgação)

Confira algumas das sugestões mais pedidas:

1. Adicionar abas ao File Explorer

A adição de abas a navegadores foi uma mudança importante que mudou a forma de usar aplicativos, mas o explorador de arquivos do Windows 10 ainda depende de várias janelas para funcionar. Um detalhe pedido pelos usuários é a capacidade de abrir duas pastas lado a lado na mesma janela.

Aplicativo ainda precisa ser aberto em janelas diferentes (foto: Reprodução/The Verge)Aplicativo ainda precisa ser aberto em janelas diferentes (foto: Reprodução/The Verge)

2. Atualização de drivers pelo Windows Update

Muitas empresas que fabricam hardware compatíveis com o Windows precisam de seus próprios drivers e é comum que a instalação ou atualização deles dependa de aplicativos separados. A ideia é fazer com que os componentes possam ser gerenciados através do Windows Update, facilitando para leigos.

Necessidade de aplicativos diferentes confunde usuários comuns (foto: Reprodução/The Verge)Necessidade de aplicativos diferentes confunde usuários comuns (foto: Reprodução/The Verge)

3. Calendário persa

O recurso pode parecer simples, mas é tão necessário que é o mais votado no site. O calendário do Windows 10 mostra os compromissos do dia, mas não possui visualização de todos os dias do mês.

Nova versão do Windows não possui calendário persa (foto: Reprodução/The Verge)Nova versão do Windows não possui calendário persa (foto: Reprodução/The Verge)

4. Transparência

O recurso é similar aos efeitos de transparência do OS X Yosemite, mas já existia em versões anteriores do Windows com o nome Aero Glass. Ele foi removido do Windows 8 por que o foco da Microsoft era melhorar o consumo de energia. Segundo os usuários, grande parte dos computadores são desktops conectados a fontes pontentes e com recursos suficientes para usar o recurso. O novo Windows possui efeitos de sombra, o que significa que a Microsoft possa estar considerando a função a longo prazo.

Transparência era possível em versões anteriores do Windows (foto: Reprodução/The Verge)Transparência era possível em versões anteriores do Windows (foto: Reprodução/The Verge)

5. Redesenhar e trocar todos os ícones

Muitos dos ícones do Windows 10 são os mesmos usados nas primeiras versões, ainda na década de 90. Embora grande parte deles tenham sido melhorados com o tempo, as versões antigas ainda são usadas em algumas partes do sistema operacional. O pedido dos usuários não é novo e a Microsoft já deu sinais que está estudando o caso, já que muitos ícones do Technical Preview são diferentes e novos.

Ícones do Windows devem ser recriados na versão final (foto: Reprodução/The Verge)Ícones do Windows devem ser recriados na versão final (foto: Reprodução/The Verge)

6. Melhorar e atualizar o Bloco de Notas

O aplicativo é um dos mais antigos presentes no Windows mas, ao contrário de outros da mesma época, como o Paint, não foi atualizado e continua com os recursos e aparência das primeiras versões. O pedido dos usuários é que o Bloco de Notas receba suporte a funções como fim de linha padrão Unix, consistência no clique duplo para selecionar palavras e um recurso desfazer (ctrl+z/undo) funcional.

Bloco de notas permanece o mesmo após várias versões do Windows (foto: Reprodução/The Verge)Bloco de notas permanece o mesmo após várias versões do Windows (foto: Reprodução/The Verge)


7. Tornar o Windows gratuito

A ideia por trás deste pedido é tornar a nova versão mais acessível e a Microsoft já fez escolhas parecidas, não cobrando pelo Windows Phone e pelo Windows RT para tablets com menos de 9 polegadas.

Outra proposta é que o Windows 10 seja grátis apenas para usuários do Windows 7 e 8, o que evitaria que estas versões seguissem o caminho do velho e aposentado Windows XP nos próximos anos.

O que esperar do novo Windows? Opine no Fórum do TechTudo. 

8. Adicionar qualquer conteúdo à Tela Inicial

As opções de conteúdo que podem ser adicionados à Tela Inicial do Windows, com blocos dinâmicos, são limitadas apenas a aplicativos em versão tradicional ou modern e favoritos do Internet Explorer. O pedido dos usuários é que seja possível adicionar outros conteúdos, como arquivos específicos na tela.

Tela inicial é limitada a aplicativos e favoritos do Internet Explorer (foto: Reprodução/The Verge)Tela inicial é limitada a aplicativos e favoritos do Internet Explorer (foto: Reprodução/The Verge)

9. Mapear aplicativos para saídas de áudio específicas

Muitos usuários querem ter mais controle sobre a saída de áudio de programas. Eles querem, por exemplo, que seja possível fazer com que o áudio gerado por um aplicativo específico seja reproduzido pelos auto falantes, enquanto outros sejam específicos para fones de ouvido. Um dos usos possíveis para este recurso seria ouvir músicas em um dispositivo e ao mesmo tempo receber alertas de áudio que possam ser ouvidos por outras pessoas e não estalem no fone interrompendo o seu sossego.

Mapeamento da saída de áudio vai permitir melhor controle sobre aplicativos (foto: Reprodução/The Verge)Mapeamento da saída de áudio vai permitir melhor controle sobre aplicativos (foto: Reprodução/The Verge)

10. Unir as Configurações do Computador ao Painel de Controle

Uma das reclamações dos usuários é a necessidade de acessar duas telas diferentes para mudar as configurações do dispositivo (Computador e Painel de Controle). O problema é que uma não é acessível pela outra e muitas mudanças semelhantes precisam ser feitas em ambos os aplicativos.

Configurações precisam ser mudadas em duas telas diferentes (foto: Reprodução/The Verge)Configurações precisam ser mudadas em duas telas diferentes (foto: Reprodução/The Verge)

11. Plugins e extensões do Internet Explorer

Um dos problemas do navegador de Internet da Microsoft sempre foi a demora para adotar novos recursos, como a navegação em abas. O IE tem suporte para add-ons, mas eles costumam ser poucos e mais básicos que os existentes para os concorrentes. Existem rumores que a nova versão, entretanto, vai redefinir o suporte a extensões e plugins, mas nada foi confirmado.

Extensões para o Internet Explorer não são comuns (foto: Reprodução/The Verge)Extensões para o Internet Explorer não são comuns (foto: Reprodução/The Verge)

Via The Verge e Supersite for Windows

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Márcio Fornari
    2015-03-30T11:50:00

    Engraçado que quase todas as opções já existem no Sistema da Apple e ainda tem gente que diz que a Apple é ruim. Quem entende?

  • Daniel Martinez
    2014-10-28T13:15:05

    o numero 1 pode usar o Clover que é um Windows Explorer com abas e é gratuito quanto aos outros concordo em quase tudo