Internet

28/10/2014 09h41 - Atualizado em 28/10/2014 09h55

Windows 93: site curioso simula versão divertida do sistema da Microsoft

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Windows 10 já está a caminho, mas um grupo de desenvolvedores decidiu criar uma versão inédita do sistema da Microsoft para a Internet. Trata-se do Windows 93, uma paródia divertida do Windows 95 e que faz várias referências a elementos marcantes do sistema operacional de computadores mais popular do mundo, o da Microsoft. Confira as principais funcionalidades e jogos dessa brincadeira.

Windows 10 tem oito 'funções ocultas'; veja melhorias no sistema

Windows 93 é uma brincadeira humorada com os antigos sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 93 é uma brincadeira humorada com os antigos sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A inicialização

Ao abrir a página do Windows 93, o aplicativo simula a inicialização dos antigos sistemas da Microsoft. Inicialmente, são exibidos dados sobre o “hardware” do usuário e, logo após, a famosa tela de carregamento do Windows aparece. Finalmente, na área de trabalho, um som de logon é emitido e o usuário tem acesso a um desktop do sistema para usar os divertidos e coloridos aplicativos do "Win 93".

Windows 93 simula a inicialização do sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 93 simula a inicialização do sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

No geral, o uso do sistema é bastante similar ao da Microsoft, sendo possível abrir um programa totalmente funcional com dois cliques, maximizar janela, minimizar e, claro, fechar. Além disso, é possível usar a barra de tarefas para intercalar entre aplicativos e também o menu Iniciar clássico.

Programas

Windows 93 simula o prompt de comando do sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 93 simula o prompt de comando do sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Windows 93:

Apesar do nome, este aplicativo simula o Prompt de Comando do sistema da Microsoft. Para começar a usar, o usuário pode digitar “Help” seguido de Enter para ter acesso a todos os comandos disponíveis.

Cat Explorer: 

Trata-se do navegador do Windows 93. Sua página inicial é o buscador DuckDuckGo, que funciona de forma semelhante ao Google, mas com a promessa de não rastrear os dados do usuário das buscas.

Apesar de ter uma barra de endereços, o navegador não é capaz de acessar sozinho outros sites como o TechTudo.com. Para isso, é preciso pesquisar pelo site antes no buscador e clicar no resultado.

Cat Explorer é o navegador do Windows 93 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cat Explorer é o navegador do Windows 93 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)


Há ainda algumas pastas com links para websites criados com trocadilhos e piadinhas engraçadas. Entretanto, todas estão em língua inglesa e o usuário deve ter conhecimento do idioma para entendê-las.

Explorer: 

Como o nome sugere, trata-se de uma versão do Windows Explorer, programa utilizado para buscar e gerenciar arquivos. Infelizmente, o programa não traz utilidade e a sua piada fica por conta da referência à personagem Dora Aventureira (The Explorer, em inglês).

Explorer é a versão do Windows Explorer do sistema com a Dora Aventureira (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Explorer é a versão do Windows Explorer do sistema com a Dora Aventureira (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Poney Jockey: 

Não se trata de um programa com utilidade para quem acessa o Win 93, mas apenas uma brincadeira que promete dar tom psicodélicos ao sistema. Pessoas com epilepsia não devem usar esta opção. Segundo descrição do app, ele é capas de "abrir as portas do inferno", se tratando de design.

Poney Jockey adiciona efeitos psicodélicos e confusos ao Windows 93 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Poney Jockey adiciona efeitos psicodélicos e confusos ao Windows 93 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

LSDJ e Nanoloop:

Referência ao programa do mesmo nome, com o qual o usuário pode criar músicas no computador. O mesmo acontece com o Nanoloop, outro famoso programa dos anos 90 que trabalha com sons.

LSDJ faz referência a famoso programa de mixagem de som (Foto: Reprodução/Elson de Souza)LSDJ faz referência a famoso programa de mixagem de som (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Paint: 

Aplicativo de desenho similar ao da Microsoft, com o diferencial de ser inteiramente 8 bits; é divertido vale o teste.

Paint é o aplicativo de desenho do Windows 93 com design 8 bits (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Paint é o aplicativo de desenho do Windows 93 com design 8 bits (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Tunnel:

Aplicativo sem utilidade, que faz referência aos papéis de parede antigo da Microsoft; uma galeria de memórias.

Tunnel lembra antigos papéis de parede do Windows (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Tunnel lembra antigos papéis de parede do Windows (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Pokéglitch:

Pequeno emulador de Pokémon, totalmente jogável, mas com uma imagem com qualidade ruim (old school).

O que esperar do novo Windows? Opine no Fórum do TechTudo.

Pokeglitch é um emulador com o jogo Pokémon Red (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Pokeglitch é um emulador com o jogo Pokémon Red (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Virtual PC:

Simula uma máquina virtual que roda o "software" do Windows 93 dentro da própria emulação do sistema.

Virtual PC roda um Windows 93 dentro do próprio sistema de navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Virtual PC roda um Windows 93 dentro do próprio sistema de navegador (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Speech:

Simula os antigos sistemas de fala (comando de voz) do Windows. Nele, o usuário pode digitar uma palavra para que o computador fale-a. Infelizmente, não há suporte para o Português.

Speech simula os sistemas de fala do Windows (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Speech simula os sistemas de fala do Windows (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Star Wars.avi:

Faz referência ao Easter Egg do Windows com o qual era possível executar o filme Star Wars no Prompt de Comando.

Star Wars no prompt de comando também está presente no Windows 93 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Star Wars no prompt de comando também está presente no Windows 93 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Doctor Marburg:

Um antivírus que faz diversas perguntas ao usuário, incluindo o cartão de crédito, como uma forma bem humorada de eliminar vírus.

Doctor Marburg é um antivírus para Windows 93 com perguntas nada convencionais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Doctor Marburg é um antivírus para Windows 93 com perguntas nada convencionais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

DEREG.EXE:

Lembra dos botões de fechar dos incômodos pop-ups da Internet? Esse aplicativo fará com que seu Windows 93 fique cheio deles.

DEREG.EXE multiplica os irritantes botões de fechar janelas de pop ups (Foto: Reprodução/Elson de Souza)DEREG.EXE multiplica os irritantes botões de fechar janelas de pop ups (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Virtual Girl:

Coloca uma mulher virtual sobre a barra de tarefas do Windows 93. Trata-se de uma referência a antigos programinhas que não tinham utilidade alguma, mas que faziam sucesso na última década.

Virtual Girl coloca uma bela garota sobre a barra de tarefas do Windows 93 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Virtual Girl coloca uma bela garota sobre a barra de tarefas do Windows 93 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Hydra.exe:

Você fecha uma janela e duas aparecem no lugar. O único jeito para acabar com isso é reiniciando o sistema.

Hydra faz com que duas janelas sejam abertas cada vez que uma é fechada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Hydra faz com que duas janelas sejam abertas cada vez que uma é fechada (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Arena 93: 

Game que faz referência ao antiga tela de descanso da Microsoft que simula um labirinto e pode ser jogado.

Arena 93 lembra as antigas telas de descanso do sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Arena 93 lembra as antigas telas de descanso do sistema da Microsoft (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Solitude:

Famoso joguinho de Paciência (Solitário) que acompanha as versões antigas do Windows.

Solitude é a versão de Paciência para Windows 93 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Solitude é a versão de Paciência para Windows 93 (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Defrag:

Lembra do desfragmentador de disco do Windows? No Windows 93, ele se trata do famoso jogo da cobrinha, que ficou conhecido dos celulares da Nokia.

Defrag é um desfragmentador de disco com o jogo da cobrinha incluso (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Defrag é um desfragmentador de disco com o jogo da cobrinha incluso (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Totally not a virus. Trust me… im a dolphin: 

Trata-se de um "vírus" que tenta se disfarçar no Windows 93 com um ícone de golfinho, mas faz com que seus arquivos e tela derretam na sua frente.

Windows 93 também tem seus vírus devastadores (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 93 também tem seus vírus devastadores (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Glitch Grrrlz, Clavardage, Blox, Zkype, Matrix, Pukedata, Manifesto, Framapad, Acid Box 93, Game of Life: Esses útlimos, são aplicativos sem nenhuma funcionalidade, mas que fazem referência a algum software antigo ou famoso, além de games. Vale brincar com todos eles, se tiver tempo.

Windows 93 traz diversas piadas e programas sem utilidades (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 93 traz diversas piadas e programas sem utilidades (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Contact us Credit: Contato e nome da equipe responsável pelo Windows 93; eles são criativos, não?

Para curtir a brincadeira acesse windows93.net e clique nos apps do simulador do novo "Windows 93".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Pinto
    2014-10-28T12:35:35  

    LULA 2018

    recentes

    populares

    • Carlos Pinto
      2014-10-28T12:35:35  

      Claro Lula2018, ou talvez Hugo Chaves, quiçá Fidel Castro. Por que se contentar com o aprendiz quando se pode ter o mestre.

  • Jarles Ferreira
    2014-10-28T10:58:48  

    Que matéria ridícula!!!!!!

    recentes

    populares

    • Jarles Ferreira
      2014-10-28T10:58:48  

      Matéria prêmio Nobel da falta-do-que-fazer.