Tablet

11/11/2014 06h00 - Atualizado em 11/11/2014 06h00

Ainda vale a pena comprar o iPad mini de primeira geração?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPad mini é a versão ideal do gadget da Apple para quem busca um tablet menor e mais portátil. No entanto, com o lançamento do iPad mini 3, será que ainda vale a pena comprar o modelo da primeira geração geração? Confira a analise do TechTudo e descubra se o primeiro iPad mini ainda pode ser uma boa opção de compra.

Vale a pena comprar o iPad mini 2 ou esperar o iPad mini 3?

iPad mini (Foto: Divulgação)iPad mini da primeira geração: ainda vale a pena comprar? (Foto: Divulgação/Apple)

Design

No que diz respeito à aparência, a Apple decidiu manter o mesmo padrão de design do primeiro iPad mini no modelo mais recente. Sendo assim, dificilmente o usuário terá a impressão de que está comprando um produto visualmente ultrapassado, o que não ocorre, por exemplo, com o iPad tradicional em relação ao iPad Air 2.

O primeiro iPad mini apresenta ainda uma vantagem em relação aos seus sucessores: ele é mais fino e leve. No que diz respeito à espessura, são 7,2  milímetros para o modelo mais antigo contra 7,5 milímetros do iPad mini 3. O peso também é menor, com 312 gramas contra 331 g, respectivamente.

iPad mini foi lançado há dois anos e ainda é muito popular por conta do preço (Foto: Divulgação/Apple)iPad mini foi lançado há dois anos e ainda é muito popular por conta do preço (Foto: Divulgação/Apple)

Tela

Esse é um dos principais aspectos que diferencia o primeiro iPad mini dos sucessores. O modelo original possui um display de 7,9 polegadas sem a famosa tela Retina, gerando uma resolução de 1024 x 768 pixels e uma densidade de 162 ppi. Já o modelo lançado em 2014 traz o mesmo tamanho de tela, mas com uma resolução maior de 2048 x 1536 pixels e densidade de 324 ppi.

Primeiro iPad mini tem tela menor e sem tecnologia Retina (Foto: Divulgação/Apple)Primeiro iPad mini tem tela menor e sem tecnologia Retina (Foto: Divulgação/Apple)

Em outras palavras, é possível dizer que, se você procura um aparelho para assistir filmes com qualidade superior e imagens de alta resolução, a melhor opção deve ser comprar um modelo mais novo do iPad mini. Já se o seu uso será a leitura de livros e documentos, além vídeos em qualidade satisfatória, o aparelho original não decepcionará.

Desempenho

Nesse ponto, o iPad mini deve começar a decepcionar. Ao lançar o primeiro modelo da linha, a Apple optou por incluir um hardware mais antigo, contendo um processador 32-bits dual-core A5 de 1 GHz e 512 MB de memória RAM. Os modelos mais recentes já vêm equipados com chip de arquitetura 64 bits, bem mais potente.

Como voltar do iOS 8.1 para o iOS 8? Comente no Fórum do TechTudo

Embora funcione razoavelmente bem agora, mesmo com o iOS 8 instalado, o primeiro iPad mini deve sofrer mais na próximas atualizações. Ou seja, é provável que o usuário se depare com mais engasgos e um tempo maior de carregamento.

De qualquer forma, se você procura um tablet para leitura, aplicativos sociais e navegação na Web, o iPad mini promete continuar uma boa opção de compra. Já aqueles que buscam jogos de última geração com gráficos avançados ou aplicativos mais pesados devem optar pelo iPad mini 2 ou até mesmo esperar o terceiro chegar ao Brasil.

Câmera

A câmera do iPad mini nem de longe pode ser comparada com a de um iPhone, por exemplo, mas traz ótimos benefícios. O tablet da Apple possui um sensor traseiro de 5 megapixels sem flash com gravação em Full HD (1080p), além de um frontal de 1,2 megapixels. O mesmo conjunto pode ser encontrado, por exemplo, no modelo mais recente, o que diminui a diferença entre ambos.

iPad mini tem hardware mais fraco e desempenho pode ser problema com o tempo (Foto: Divulgação/Apple)iPad mini tem hardware mais fraco e desempenho pode ser problema com o tempo (Foto: Divulgação/Apple)

De forma geral, mesmo com um conjunto simples, o tablet da Apple consegue apresentar fotografias de qualidade satisfatória no dia a dia. Além disso, é possível considerar que, dadas as suas proporções, dificilmente o dispositivo será uma opção confortável para fotografar.

Atualização: até quando?

Por padrão, a Apple atualiza um aparelho por três anos consecutivos após o seu lançamento. Ou seja, o primeiro iPad mini deve parar no iOS 9, já que foi lançado com o iOS 6 e atualizado para as edições 7 e 8.

Apesar de ter uma nova atualização praticamente certa, é preciso considerar ainda que o iPad mini deve receber esta última com recursos bastante reduzidos em comparação aos sucessores. Além disso, a tendência é que o desempenho do aparelho seja inferior a cada novo update.

Se o seu objetivo é, novamente, tarefas básicas e usar os aplicativos do dia a dia, o iPad mini ainda continua uma boa opção, já que a maior parte dos apps e jogos ainda oferecerá suporte para o gadget. Já se você pretende garantir um aparelho que dure uns anos a mais e tenha compatibilidade total garantida com todos os apps, o melhor é optar por uma variante mais recente.

E aí, vale a pena?

O primeiro iPad mini ainda continua sendo o “queridinho” de muitos consumidores por trazer um design mais compacto nos tablets da Apple. Entretanto, é preciso ficar bem atento às características do modelo antes de investir. De preferência, liste as suas expectativas com o aparelho antes de comprá-lo. Esse fator também é dificultado, já que o iPad mini original está fora de linha, sendo encontrado apenas usado ou em revendedoras. Não é possível adquiri-lo na loja da Apple.

iPad mini ainda é uma boa opção para quem procura um tablet com preço mais acessível (Foto: Divulgação/Apple)iPad mini ainda é uma boa opção para quem procura um tablet com preço mais acessível (Foto: Divulgação/Apple)

Se você busca uma alternativa para tarefas mais simples do dia a dia, o iPad mini ainda pode ser uma opção bastante satisfatória. Já aqueles que procuram um tablet para jogos pesados e aplicativos mais complexos, a melhor saída deve ser investir em um modelo mais novo.  

Tabela com as configurações do iPad mini (Foto: Divulgação/ Apple)Tabela com as configurações do iPad mini (Foto: Divulgação/ Apple)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aurélio Braga
    2015-02-13T13:26:51  

    Ipad é um produto que você compra e usa por anos sem necessidade de troca ou até de comprar um modelo mais atualizado, comparado a outros tablets. Ele roda sempre como se você o estivesse utilizando pela primeira vez.

    recentes

    populares

    • Aurélio Braga
      2015-02-13T13:26:51  

      Ipad 1 faz ligações

    recentes

    populares

    • Aurélio Braga
      2015-02-13T13:26:51  

      Pelo amor de Deus cara no meu ipad ta quase impossivel digitar de tão lento, você diz isso porque nunca nem pegou em um nexus 9 --'