19/11/2014 07h30 - Atualizado em 19/11/2014 07h30

Amiibo: entenda o que são e como funcionam os bonecos interativos da Nintendo

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Os Amiibos foram a grande novidade da Nintendo na última feira de jogos E3 em junho, com a promessa de bonecos baseados em suas principais franquias como Mario, The Legend of Zelda e outros, que poderiam ser utilizados entre vários títulos, como em Skylanders ou Disney Infinity. Confira todos os detalhes sobre eles.

Nintendo mostra bonecos interativos para usar em jogos do Wii U; veja

Amiibos adicionam uma nova camada de profundidade e personalização aos jogos (Foto: GameSpot)Amiibos adicionam uma nova camada de profundidade e personalização aos jogos (Foto: Divulgação)

O que são e como funcionam?

Os Amiibos não são bonecos de ação, eles não se mexem e não servem para brincar, são mais como miniaturas de enfeite. Sua base, no entanto, utiliza tecnologia de comunicação a curta distância, NFC (Near-Field Communication), a qual permite que ele se comunique com outros aparelhos eletrônicos através da proximidade.

Na prática basta aproximar o boneco de uma certa parte do controle Game Pad do Nintendo Wii U para que o jogo possa ler as informações nele. Aproxime um boneco do Mario no controle e Mario poderá surgir na tela. Não qualquer Mario, mas uma versão treinada por você. Para o Nintendo 3DS um acessório será vendido separadamente em 2015 para fazer a leitura dos bonecos.

A função dos bonecos varia dependendo de cada jogo. Em Super Smash Bros., por exemplo, eles permitem que você tenha um lutador próprio para treinar, guardando dados como atributos, golpes e até mesmo aprimorando sua inteligência artificial para se tornar um lutador melhor. Em outros títulos eles funcionam apenas como chaves que desbloqueiam algum tipo de conteúdo.

Tecnologia NFC permite que o Wii U leia dados dos Amiibos por proximidade (Foto: GameSpot)Tecnologia NFC permite que o Wii U leia dados dos Amiibos por proximidade (Foto: Divulgação)

Gerações de Amiibo

A Nintendo pretende lançar quase 30 bonecos Amiibo até o início de 2015 e eles serão divididos em 3 levas. A primeira coleção será lançada em 21 de novembro nos Estados Unidos, com os personagens Mario, Peach, Yoshi, Donkey Kong, Link, Pikachu, Kirby, Samus Aran, Fox, Wii Fit Trainer, Villager e Marth.

Em uma data ainda não determinada de dezembro, mais seis personagens chegarão às lojas: Luigi, Zelda, Diddy Kong, Pit, Captain Falcon e Little Mac. Por fim, em fevereiro de 2015 serão lançados também: Sonic, Mega Man, Bowser, Toon Link, Sheik, Lucario, King Dedede, Meta Knight, Ike e Shulk (exclusivo da loja GameStop nos EUA).

Jogos compatíveis

Atualmente os Amiibos são compatíveis com apenas dois jogos: Mario Kart 8 e Hyrule Warriors, porém é necessário que ambos os títulos sejam atualizados online para ganharem essa funcionalidade. Em breve Super Smash Bros. para o Wii U será lançado, em 21 de novembro, e também será compatível.

Por enquanto Super Smash Bros. é o único jogo que salva dados no seu Amiibo (Foto: GamerFitNation)Por enquanto Super Smash Bros. é o único jogo que salva dados no seu Amiibo (Foto: Divulgação)

Entre títulos futuros que a Nintendo já anunciou que serão compatíveis com as figuras Amiibo estão: Captain Toad: Treasure Tracker, Yoshi’s Woolly World, Kirby and the Rainbow Curse e Mario Party 10. Também há rumores de que a série Xenoblade Chronicles possa vir a ser compatível.

Os Amiibos só podem guardar dados de um jogo de cada vez, caso você tente salvar novamente, ele perderá os dados anteriores. Porém, Super Smash Bros. é o único que grava dados nas figuras por enquanto, em todos os outros jogos elas funcionam em modo apenas de leitura, como chaves. Confira o que eles fazem em cada título.

Super Smash Bros. para Wii U e 3DS
Compatíveis: Todos

Quando você coloca um Amiibo em Super Smash Bros. ele ganha vida no jogo como um lutador personalizado. Você poderá melhorar seus atributos, equipá-lo com itens e alterar seus golpes, deixando-o do seu jeito. Você poderá lutar contra ele para treiná-lo e depois colocá-lo para lutar contra Amiibos de outros amigos ou mesmo ser seu parceiro em multiplayer cooperativo.

Você pode deixar seu Mii com a roupa do Amiibo de Captain Falcon em Mario Kart 8 (Foto: Nintendo Life)Você pode deixar seu Mii com a roupa do Amiibo de Captain Falcon em Mario Kart 8 (Foto: Divulgação)

Mario Kart 8
Compatíveis: Mario, Luigi, Peach, Yoshi, Donkey Kong, Link, Captain Falcon, Kirby, Samus Aran e Fox.

Ao utilizar os Amiibos em Mario Kart 8, você poderá desbloquear roupas extras para o seu piloto Mii, vestindo-o como Mario, Luigi, Peach, entre outros. Por enquanto apenas a primeira geração de Amiibos é compatível com o jogo, mas é possível que uma atualização venha a mudar isso futuramente.

Hyrule Warriors
Compatíveis: Todos, extras para Link e Zelda

Os Amiibos em Hyrule Warriors são usados em maioria para ganhar armas. Coloque Link para desbloquear a arma The Spinner, uma das favoritas dos fãs em The Legend of Zelda: Twilight Princess. Os outros Amiibos podem ser usados uma vez por dia para ganhar uma arma especial. Zelda garante uma arma com pelo menos 3 estrelas ou mais, enquanto os outros personagens dão armas de 3 estrelas ou menos, além de Rupees e materiais.

Amiibos no Brasil

Por enquanto a Nintendo ainda não anunciou planos de lançamento dos Amiibos no mercado brasileiro, porém vários sites estrangeiros que já tiveram acesso aos bonecos confirmam que eles podem ser utilizados independente da região de origem. Nos Estados Unidos cada um deles custa US$ 12,99, algo em torno de R$ 33.


Você pretende comprar os bonecos Amiibo da Nintendo?
Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Christiane Tenchini
    2015-04-22T21:48:11  

    Comprei 2 amiibos por 7,50 de euros na media market.

    recentes

    populares

    • Christiane Tenchini
      2015-04-22T21:48:11  

      encontrei esse site, é possível comprar e entregar no Brasil?

  • Christiane Tenchini
    2015-04-22T21:48:34

    7,50 euros cada na Alemanha.

  • Felipe Guimarães
    2014-12-12T19:11:35

    no Brasil ta mais de 100 reais no mercado livre

  • Bruno Santos
    2014-11-22T22:17:02

    Dei uma passada no Mercado Livre pra ver se tinha algum e achei um Pikachu... 99 Dilmas --' O jeito vai ser Importar !