28/11/2014 10h09 - Atualizado em 28/11/2014 10h09

Android 5.0 Lollipop: confira as cinco melhores novidades do sistema

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Android 5.0 (Lollipop) já é realidade para parte dos usuários e muita gente anda curiosa sobre o que a nova versão do sistema operacional traz para os smartphones e tablets. Nós preparamos uma lista com cinco recursos importantes, que definem os saltos entre o Android 4.4.4 (KitKat) e a nova versão. Confira.

Android KitKat x Lollipop: veja em imagens o que muda no sistema

1. Notificações na tela de bloqueio

Agora, é possível que as notificações dos diversos serviços e aplicativos do aparelho sejam exibidas na tela de bloqueio. O recurso promete facilitar a sua vida, já que você pode se manter atualizado sobre suas atividades em redes sociais, além de ter acesso a uma infinidade de outras informações sem precisar desbloquear o dispositivo. Melhor de tudo: quem não gostar da ferramenta, ou achar que são muitas notificações o tempo todo, pode filtrá-las e configurar o funcionamento do recurso da forma que achar mais conveniente.

Android L (Foto: Reprodução)Notificações na tela de bloqueio do Android Lollipop (Foto: Reprodução)


2. Visual mais limpo e moderno

Já ouviu dizer que o Android parece feio? Não é mais o caso. Com o 5.0, o Google inaugurou o Material Design. A beleza da interface gráfica não é apenas uma novidade cosmética: mais agradável de usar, funcional e leve, o aspecto do Android 5.0 deixa seu Android com cara de novo.

Android L (Foto: Reprodução)Material Design está presente no Android Lollipop (Foto: Reprodução)


3. Segurança

Questões de segurança e proteção à privacidade são uma preocupação cada vez maior e o Android 5.0 reflete isso. Por padrão, o sistema já ativa em seu dispositivo um sistema de criptografia de dados, que deixa mais difícil a vida de quem tenta invadir seus arquivos e violar sua privacidade. Com a aplicação do SELinux, o Android 5.0 é a versão do sistema operacional mais robusta e protegida contra malawares.

 4. Ouvindo você o tempo todo

Desde que seu dispositivo suporte o recurso, o Android 5.0 estará ouvindo você o tempo todo. Mesmo na tela de bloqueio, você poderá comandar o dispositivo via voz. Para ativar e testar essa novidade, o usuário precisa ir em "Configurações" > "Entrada de texto por voz" > "Serviços avançados do Google" > "Detecção de 'Ok Google'". A partir daí, o Android vai calibrar a ferramenta a partir de uma série de comandos e, quando tudo estiver pronto, bastará você dizer “Ok Google” para que o seu Android passe a ouvir você.

5. Fixar aplicativos

O Android 5.0 Lollipop possui uma ferramenta redesenhada para que você crie perfis de usuários visitantes no seu telefone ou tablet, mas se você acha isso muito complicado, há uma opção bem bacana para quem quer emprestar o dispositivo por um curto espaço de tempo, sem ter medo de que alguém mexa com dados e informações pessoais. Basta usar o recurso para fixar o sistema em um, ou alguns, aplicativos, usando o ícone do alfinete no gerenciador de tarefas. Assim, quem emprestar seu telefone terá acesso somente ao que você permitir.

Recurso de fixar aplicativos é ótimo para emprestar o aparelho e restringir o acesso a apenas aplicativos que você deseja (Foto: Reprodução/CNet) (Foto: Recurso de fixar aplicativos é ótimo para emprestar o aparelho e restringir o acesso a apenas aplicativos que você deseja (Foto: Reprodução/CNet))Recurso de fixar aplicativos é ótimo para emprestar o aparelho e restringir o acesso a apenas aplicativos que você deseja (Foto: Reprodução)


Via The Verge, TechnoBuffalo, Computer World

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valderi Junior
    2014-11-28T14:02:18  

    Continua sendo o mesmo Android Vírus Travador...

    recentes

    populares

    • Valderi Junior
      2014-11-28T14:02:18  

      Todo o'tario que tem Iphone diz isso, so digo uma coisa a vocês que usam o novo sistema IOS, bem vindos a 2012, porque nos estamos anos na frente...

    recentes

    populares

    • Valderi Junior
      2014-11-28T14:02:18  

      Fanboys, sempre serão ridículos!!!

  • João Rodrigues
    2014-11-28T13:17:53  

    Android pra variar, anos luz afrente da maçã..

    recentes

    populares

    • João Rodrigues
      2014-11-28T13:17:53  

      ANOS LUZ? Tá SERTO. Precisa de 3GB de ram para ficar anos luz mesmo kkk

  • Renê Souza
    2014-12-01T11:12:56

    Tive um iphone 4 e outro 4S, nunca tive problemas, consegui vender os dois por um bom preço após usar cada um por dois anos, mas mudei de ideia depois de perceber que os novos modelos estão muito caros e as outras marcas alcançaram um patamar muito bom como a Samsung, Motorola e LG, um iphone 6 custa em torno de R$ 3.000,00, então resolvi comprar o Samsung Galaxy S4 por R$ 999,00 em uma promoção, sei que não está no mesmo nível mas estarei pagando o preço pelo que irei utilizar e não simplesmente pela Marca e Status que o aparelho irá me proporcionar, se der problemas tenho 1 ano de garantia.

  • Jacques
    2014-12-01T09:22:53  

    Esses fanboys ficam enlouquecidos vendo o Android deixando o IOS para trás e a Samsung engolindo a Apple.

    recentes

    populares

    • Jacques
      2014-12-01T09:22:53  

      Não so a Samsung, mas pequenas marcas como Motorola e LG.

  • Arthur Muhlenberg
    2014-12-04T19:27:48

    A APPLE ESTA AVALIADA NA BOLSA DE VALORES EM 750 BILHÕES DE DÓLARES....É MOLE, OS CARAS ESTÃO BILIONÁRIOS NAS COSTAS DOS TROUXAS QUE PAGAM PEQUENAS FORTUNAS EM SEUS APARELHOS.

  • Wilson Azarias
    2014-12-01T13:43:22

    Este Android ficou top!!!! Tenho IOS e Android puro. Ambos são show, mas o Android Lollipop está um pouco a frente da maçã em muitos quesitos. O smart lock foi a melhor coisa que fizeram até hoje. TOP

  • Wagner Andrade
    2014-11-28T21:16:57  

    A Apple vendeu em apenas 3 dias mais de 20 milhões de iPhone 6. Isso coloca o iPhone 6 como, sem dúvidas, o modelo de smartphone da Apple mais bem sucedido entre todos. A Apple sobe mais um degrau em relação ao seu número de vendas, o que mostra que talvez seus consumidores estivessem esperando pela tela maior em seus smartphones ansiosamente. O número de vendas do iPhone 6 é quase o mesmo do iPhone 6 Plus. Mas claro que, isso é apenas o começo! Quem gosta de qualidade sabe que Apple é Apple e resto é resto.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-11-28T21:16:57  

      Em outras palavras são 20 milhões de otarios pagando um absurdo por um celular que parou de evoluir a anos.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-11-28T21:16:57  

      A matéria se refere ao Android 5.0. O que isso tem a ver com a Apple? Fã boy da Apple...OK...não saber ler e poluir a matéria...não pode, OK? ;) Vamos separar as coisas. Imagine uma matéria de IOS 8 e pessoas falando de Android?! Só respondendo seu post sem sentido...IOS 8 foi o S.O. mobile mais bugado da história. rs... Basta procurar no Google então, menos da próxima vez. :) Cada sistema tem sua inovação e atende a diferentes perfis, logo, não temos o sistema ÓTIMO e o sistema PÉSSIMO. Abraços!

  • Gustavo Mosso
    2014-11-29T20:00:21

    Que bando de idiotas ficarem brigando por causa de celular. Se android ou ios é melhor ou pior. Cada um escolhe o que prefere.e não é só pq vc tem um iphone 6 que vc é rico ou pobre.Deveriam brigar para que a Dilma retire esse imposto sobre os produtos eletrônicos pois é um absurdo um celular que nos estados unidos e europa custe 1500 reais e aki custe mais de 3 mil.

  • José Pereira
    2014-11-28T16:25:39  

    tenho um Iphone 6 plus e um Note 4 da Samsung. Infelizmente, tenho que admitir. Se a Apple não vier com algo revolucionário, ficará muito atrás. O Note 4 é muito superior ao Iphone 6. Plus. Aliás, até na aparência, que a Apple dava show, hoje já está superada pelo concorrente. Sempre defendi a apple, mas agora não dá mais.

    recentes

    populares

    • José Pereira
      2014-11-28T16:25:39  

      Tive iPhones desde2009. Ontem tomei coragem c o blackfriday e comprei um LG g3. Tenho certeza q fiz uma boa troca. Já estava enjoada da carinha aguada do iPhone.

  • Wagner Andrade
    2014-11-29T00:28:42

    A Apple vendeu em apenas 3 dias mais de 20 milhões de iPhone 6. Isso coloca o iPhone 6 como, sem dúvidas, o modelo de smartphone da Apple mais bem sucedido entre todos. A Apple sobe mais um degrau em relação ao seu número de vendas, o que mostra que talvez seus consumidores estivessem esperando pela tela maior em seus smartphones ansiosamente. O número de vendas do iPhone 6 é quase o mesmo do iPhone 6 Plus. Mas claro que, isso é apenas o começo! Quem gosta de qualidade sabe que Apple é Apple e resto é resto... sempre foi assim no mundo!

  • Leandro Dávila
    2014-11-28T14:16:14  

    Este site reúne só as melhores ofertas das melhores lojas > agregadordeofertas . net

    recentes

    populares

    • Leandro Dávila
      2014-11-28T14:16:14  

      Eu gostei

  • Edson Camargo
    2014-11-28T18:15:20

    Alguma previsão para o a Atualização do Moto G / G2 ?

  • Leandro Dávila
    2014-11-28T14:38:23  

    Hoje o preço do celular tá ótimo e não para de chegar ofertas ! agregadordeofertas. net

    recentes

    populares

    • Leandro Dávila
      2014-11-28T14:38:23  

      basta pesquisar

    recentes

    populares

    • Leandro Dávila
      2014-11-28T14:38:23  

      Leandro Dávila Pesquisei e comprei,valeu !

  • Wagner Andrade
    2014-11-28T21:58:35

    A Apple conseguiu iludir em apenas 3 dias mais de 20 milhões de trouxas nerds. Isso coloca os usuarios do IOSGAY como os mais trouxas do planeta, sem dúvidas, . A Apple com isso ficou muito mais rica as custas dos trouxas., o que mostra que os seus consumidores estavam esperando a cor preferida (rosa) ansiosamente. O número de vendas de capinhas rosa para iphone que usam aquelas orelhinhas em cima aumentou muito tambem. Mas claro que, isso é apenas o começo! tim cook ja prometeu fones de ouvido na cor rosa tambem. qual empresa no mundo oferece um smartphone na cor rosa??

  • Wagner Andrade
    2014-11-28T21:18:13  

    Os produtos da Apple tem alta qualidade, magnifica durabilidade, esplendorosa segurança, excelente suporte e bom design. Chupa concorrência!!!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2014-11-28T21:18:13  

      Os produtos da Apple tem cor rosa, magnifica frescura, esplendoroso preço alto, insegurança, e bom design feminino. Chupa concorrência!!! adeus androids hereros,,,apple é rosa e ponto final.

  • Wagner Andrade
    2014-11-28T21:17:25

    tiago,,,resolvi mesmo,,vou te zoar agora,,se ta ferrado...isso é para vc parar de ser retardado. e ficar o dia inteiro aqui no g1 que nem um tonto babando ovo pra esse empresinha americana, que alias,,,não ta nem ai pra vc retardado mental. sai do computador e sai pra ver se arruma namorada?

  • Pedro Arles
    2014-11-28T18:41:04

    o estranho e que eu tenho esses funções no meu iPhone desde o ano passado

  • Wagner Andrade
    2014-11-28T20:41:36

    A Apple conseguiu iludir em apenas 3 dias mais de 20 milhões de trouxas nerds. Isso coloca os usuarios do IOSGAY como os mais trouxas do planeta, sem dúvidas, . A Apple com isso ficou muito mais rica as custas dos trouxas., o que mostra que os seus consumidores estavam esperando a cor preferida (rosa) ansiosamente. O número de vendas de capinhas rosa para iphone que usam aquelas orelhinhas em cima aumentou muito tambem. Mas claro que, isso é apenas o começo! tim cook ja prometeu fones de ouvido na cor rosa tambem. qual empresa no mundo oferece um smartphone na cor rosa??

  • Bar Refaeli
    2014-11-28T15:52:43  

    MUITO BONITO MAS EU SOU USUÁRIA DO SISTEMA CyanogenMod. NÃO GOSTO DE FRESCURA QUE SÓ CONSOME A BATERIA.

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-11-28T15:52:43  

      parabens,,comentarios otimos, sem frescura que tem os usuarios de apple.

  • Jefferson Silva
    2014-11-28T14:56:04  

    Já faz um tempo que atualizou no meu NEXUS 5 e sinceramente que diferença!! O o 4.4.4 já era bem fluido e sem travamentos no nexus com o 5 melhorou muito!! A parte de notificação não dá pra ficar sem!!!

    recentes

    populares

    • Jefferson Silva
      2014-11-28T14:56:04  

      CONCORDO PLENAMENTE!!!!NEXUS 5 TÁ MUITO RAPIDO.

    recentes

    populares

    • Jefferson Silva
      2014-11-28T14:56:04  

      Soberano, claro que a notificação na tela já existe há muito tempo usando apps de terceiros, mas não era eficiente e integrada ao sistema como é agora. É uma grande vantagem não precisar de instalar um milhão de app pra modificar o sistema do jeito que você quer.

  • Marcelo Santos
    2014-11-28T18:22:58

    NEXUS 4 2012 JA ATUALIZADO ( via ota ) COM ANDROID 5.0 SHOW DE BOLA !!!

  • Thiago Mascarenhas
    2014-11-28T16:50:42

    Finalmente né, melhorem a calculadora tb pq a do Moto G é mt ruim, Android tá fazendo hj oq o IOS fez a 5 anos atrás.

  • Willian Trevisol
    2014-11-28T10:35:15  

    Será que o Galaxy Gran Prime Duos TV irá receber atualização para o android 5.0 Lollipop?

    recentes

    populares

    • Willian Trevisol
      2014-11-28T10:35:15  

      se depender da semsunga e seus milhares de dispositivos acredito que não

    recentes

    populares

    • Willian Trevisol
      2014-11-28T10:35:15  

      Acho difícil! Se fosse aparelho da Motorola, Apple ou Microsoft Lumia, com certeza as atualizações viriam! Mas a Samsung só atualiza para outras versões do Android os seus aparelhos tops de linha, como o Galaxy S5.

  • Anderson Silva
    2014-11-28T16:23:37

    Fixar aplicativos com alfinetes? hummm... nem vou valar que isso foi copiado do Windows Phone...

  • Jfdiniz