03/11/2014 16h07 - Atualizado em 03/11/2014 16h07

Android 5.0 vai permitir remover apps de operadora pré-instalados

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Android 5.0 deve reservar uma novidade importante para donos de smartphone sem Android puro e vinculados a operadoras. Segundo declararam dois vice-presidentes do Google, o novo sistema vai facilitar a remoção de aplicativos pré-instalados nos telefones, tratando-os como outro qualquer que possa ser gerido via Play Store.

Veja também: Aprenda como baixar os aplicativos do novo Android Lollipop

Android 5.0 poderá livrar smartphones de apps pré-instalados (Foto: Divulgação)Android 5.0 poderá livrar smartphones de apps pré-instalados (Foto: Divulgação)

Como restaurar as mensagens do WhatsApp ? Comente no Fórum do TechTudo

A ideia é que o usuário tenha total liberdade para escolher o que manter no aparelho, dando-lhe controle sobre o que ocupa espaço na memória. Assim, aplicativos de operadoras de telefonia do Brasil continuarão a ser pré-instalados nos smartphones, mas só permanecerão se o cliente quiser. Ou seja, os programas não serão mais instalados na partição “system” do Android.

A má notícia é que smartphones desbloqueados poderão fazer o download automático assim que um chip de operadora for habilitado, como parte da configuração. Nesses casos, o usuário terá que instalá-los compulsoriamente e, mais tarde, exclui-los caso não haja interesse em usar.

Embora o Google tenha confirmado o suporte a esse recurso, ainda não está claro se haverá algum tipo de acordo prévio com operadoras para fazê-lo funcionar, ou se ele entrará em vigor de forma automática. Portanto, ainda não se sabe smarts atuais poderão aproveitar a vantagem assim que forem atualizados para o Android 5.0.

Via Ars Technica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme
    2015-01-03T22:31:20

    Grandes coisas o Windows Phone sempre fez isso

  • Gabriela Alves
    2014-11-16T16:36:13

    Finalmente, já era hora de poder remover aqueles aplicativos indesejados que sempre vem com os cels novos. É desagradável e fora que para quem não sabe, acaba fazendo aqueles roots que acabam estragando o cel. Eu mesma já caí em uma dessas, quase perdi um aparelho. Hoje eu tenho até antivírus no cel, já baixei aplicativo falso, infectou tudo só o PSafe conseguiu tirar, nem AVG nem nada!

  • David Coelho
    2014-11-03T21:52:33  

    Não ia ser hoje o lançamento do OS junto com o Nexus 6? Porque ainda não recebi essa porcaria no meu Nexus 5?

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2014-11-03T21:52:33  

      Nunca chega no mesmo dia,não é Igual a Apple. o Kitkat chegou no meu nexus 5 um mes depois que lançou.

    recentes

    populares

    • David Coelho
      2014-11-03T21:52:33  

      Pô, que descaso com o consumidor. Tinha saído do iPhone depois de 3 anos pra testar o Nexus 5 e me deparo com essa situação. Assim que possível volto para o iPhone novamente.

  • Raphael Moraes
    2014-11-03T18:39:49  

    para min isso não fará muito diferença, iria fazer diferença e muito se eles conseguisse fazer com que os jogos funcionassem usando o cartão sd, pois isso só e possível na memória interna, ou então fazer o root no aparelho coisa que parece não ser mais possível com o android L

    recentes

    populares

    • Raphael Moraes
      2014-11-03T18:39:49  

      acho que ninguem entendeu mas vou explicar de novo um jogo por exemplo o FIFA que e de mais ou menos 2,0 gb certo, não estou falando do instalador e sim do arquivo, se sua memória interna estiver cheia, você não será capaz de jogar ele no SD, ou seja transfere qualquer jogo que esteja no data e no obb para o cartao sd e ve se você consegue jogar, a não ser por root

    recentes

    populares

    • Raphael Moraes
      2014-11-03T18:39:49  

      Fazendo um adendo, realizar essa transferência, além de inútil, só vai acabar consumindo mais espaço nos dois 'discos'.

  • Douglas Lima
    2014-11-04T08:27:17

    Na dança do Lollipop Lollipop

  • Luis Fernandes
    2014-11-03T21:06:34

    Ja existe root para Android 5 no Forum XDA, e so pesquisar root android 5 no google,...

  • Beatriz Oliveira
    2014-11-03T21:04:44

    Era tudo o que eu queria!!!!!!!!!!!!

  • Fernando Silva
    2014-11-03T21:00:37

    Finalmente! Wins!