02/11/2014 09h00 - Atualizado em 02/11/2014 09h00

Árvore de painéis solares recarrega celular, oferece Wi-Fi e gela água

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma companhia israelense lançou uma árvore artificial capaz de gerar energia elétrica. Chamada de eTree, a árvore tem “folhas” capazes de captar luz solar através de receptores, menores do que os convencionais encontrados em telhados. A novidade produz o suficiente para alimentar portas USB para celulares, roteadores Wi-Fi e um sistema de refrigeração de água.

Bateria poderosa obtém 70% de carga em 2 min e tem vida útil de 20 anos

eTree coloca paineis solares em estrutura de árvore para alimentar parques e outros ambientes abertos (Foto: Reprodução/Digital Trends)Painéis solares em estrutura de árvore alimentam ambientes abertos (Foto: Reprodução/Digital Trends)

O objetivo do projeto é tornar os painéis solares mais comuns de serem encontrados em parques e outros ambientes abertos de modo que qualquer pessoa tenha acesso à tecnologia. Há vários modelos do equipamento disponíveis. Uma “árvore” de sete painéis, por exemplo, consegue gerar 1,4 killowatts para recarregar 35 notebooks ao mesmo tempo.

Um parque cheio de eTrees conseguiria abastecer diversos eletrônicos ao mesmo tempo, como displays de publicidade, e ainda oferecer interação entre usuários da tecnologia no mundo inteiro. A Sologic, dona do projeto, planeja criar em breve uma espécie de chat entre eTrees instaladas no planeta.

Mas o produto ainda é considerado caro. Mesmo que os compradores sejam gestores públicos, o valor de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 248 mil em conversão direta), pode ser alto demais para popularizar a tecnologia em países de terceiro mundo, por exemplo.

Via Digital Trends

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Vilaça
    2014-11-05T17:19:10

    Ótima ideia para universidades...

  • Rafael Silva
    2014-11-02T23:52:12

    aqui o Brasil seria roubada.