Internet

28/11/2014 13h35 - Atualizado em 28/11/2014 14h17

Black Friday vira piada e hashtag 'BlackFraude' ganha as redes sociais

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Toda Black Friday brasileira é a mesma história: de um lado, lojas espertinhas tentando enganar os consumidores; de outro, ofertas realmente interessantes que fazem a alegria dos consumidores. E óbvio que os casos mais curiosos vão direto para as redes sociais. Facebook, Instagram e Twitter já contam com uma série de postagens com a hashtag #BlackFraude, cunhada em protesto às promoções de mentira.

Black Friday: 'metade do dobro' e itens fantasmas são as maiores queixas

Em razão da Black Friday, hashtag #BlackFraude viraliza nas redes sociais (Foto: Reprodução/Black Friday Brasil)Em razão da Black Friday, hashtag #BlackFraude viraliza nas redes sociais (Foto: Reprodução/Black Friday Brasil)

Grande parte dos usuários que posta a #BlackFraude compartilha prints de tela demonstrando o engodo. Na maioria da vezes, a tática adotada pelas varejistas é aumentar o preço às vésperas da sexta-feira para oferecer “descontos” no dia da promoção.

Usuário do Facebook protesta contra Black Friday mostrando gráfico de preço dos últimos dias (Foto: Reprodução/Facebook)Usuário do Facebook protesta contra Black Friday mostrando gráfico de preço dos últimos dias (Foto: Reprodução/Facebook)

Outros reclamam da lentidão ou erro no sistema das lojas. Alguns usuários do Twitter criticaram o fato de as empresas só avisarem que o produto está esgotado na última etapa da compra. Outras pessoas tiveram dificuldades na hora de gerar o boleto.

Pessoas no Twitter reclamam de erro em sites de lojas (Foto: Reprodução/Twitter)Pessoas no Twitter reclamam de erro em sites de lojas (Foto: Reprodução/Twitter)

O próprio acesso ao site de muitas lojas ficou impossibilitado. O blog do Reclame Aqui chegou a postar screenshots de vários portais que não suportaram o grande fluxo de consumidores logados.

Vários postais de vendas sofreram com apagão nesta sexta (Foto: Reprodução/Reclame Aqui)Vários postais de vendas sofreram com 'apagão' nesta sexta (Foto: Reprodução/Reclame Aqui)

O apagão afetou diversas companhias, entre as quais está a Americanas.com. Junto com o Submarino.com, esses estabelecimentos são os que figuram no Trend Topics do Twitter. A lista de assuntos mais comentados do microblog, a propósito, não exibe a #BlackFraude. A hashtag líder desta sexta-feira (28) no Brasil é mesmo a #BlackFriday.

Obviamente – e felizmente – nem tudo foi reclamação. Muitos compradores elogiaram as ofertas e conseguiram realizar compras sem transtornos.

Consumidor comemora oferta do Novo Moto X na Americanas.com (Foto: Reprodução/Twitter)Consumidor comemora oferta do Novo Moto X na Americanas.com (Foto: Reprodução/Twitter)
Desconto no iPad com tela Retina dado pela Submarino foi elogiado por usuário (Foto: Reprodução/Twitter)Desconto no iPad com tela Retina dado pela Submarino foi elogiado por usuário (Foto: Reprodução/Twitter)

Além disso, a #BlackFraude é em grande parte inflacionada pelo grande número de piadas. Os humoristas das redes sociais então sempre dispostos a fazer graça com qualquer assunto, e não poderia ser diferente com a Black Friday.

Black Friday motivou piadas nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)Black Friday motivou piadas nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)

O que você achou do novo código de ética da Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Rocha
    2014-11-28T18:35:06

    Quem não sabe o preço dos dias regulares (um mês ANTES) sem dúvidas vai comprar mais caro jurando que foi com desconto. Enquanto a Justiça do Brasil tratar o consumidor lesado como aproveitador, as empresas vão fazer a festa. Se eu entrar na Justiça, geralmente a empresa devolve o dinheiro e, talvez, um órgão que nunca ouvi falar vai receber uma bolada por causa do MEU problema.

  • Rafael Cruzeiro
    2014-11-28T14:56:35

    Só eu ou mais gente percebeu que a maior parte dos problemas reside nas lojas da B2W?