Internet

28/11/2014 09h37 - Atualizado em 28/11/2014 13h22

Black Friday: 'metade do dobro' e itens fantasmas são as maiores queixas

Carol Danelli
por
Da Redação

Canais de reclamação como o Procon-SP e o Reclame Aqui já somaram mais de 2000 queixas sobre a Black Friday até as 6h desta sexta-feira (28). O problema recordista é a famosa "metade do dobro" no preço dos produtos. Outras reclamações foram o alto valor de frete, quedas de sites, mudança de preços e produtos indisponíveis.

Black Friday começa com erros durante a compra, sites offline e reclamações

Black Friday (Foto: Arte/TechTudo)Consumidores denunciam erros na Black Friday (Foto: Arte/TechTudo)





As lojas líderes, segundo o ranking do Reclame Aqui, é a Submarino, com mais de 451 queixas, Americanas.com, com 386, Saraiva, 297, Netshoes, 108, e Extra, com 73.

Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Alexandre Modonezi, apesar dos avanços, os resultados da madrugada mostraram que algumas grandes redes de varejo ainda não aprenderam com os erros de 2013. "Respeitar o consumidor é obrigação das empresas. As companhias serão multadas pelas irregularidades cometidas", destaca.

A virada

A madrugada da Black Friday foi marcada por reclamações de maquiagem de preço, frete caro, filas para acesso e itens fantasmas, que sumiam do carrinho na hora de fechar a compra. A Netshoes, que ocupa o quarto lugar das lojas mais reclamadas, foi uma das primeiras a não suportar a quantidade de acessos e ainda está com o portal instável.  

Usuário reclamando do Netshoes no Facebook (Foto: Reprodução/Carolina Miranda) (Foto: Usuário reclamando do Netshoes no Facebook (Foto: Reprodução/Carolina Miranda))Site do Netshoes foi o primeiro a ficar offline (Foto: Reprodução/Carol Danelli)


Já a Submarino, líder de reclamações, apresentou diversos problemas: a "metade do dobro", produtos que sumiam do carrinho, itens esgotados, alto valor de frete e descontos insignificantes. Tais problemas fez com que a loja entrasse para os trends do Twitter, junto com a segunda colocada no ranking do Reclame Aqui, a Americanas.com.

Submarino e Americanas.com entraram para os trends do Twitter (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Submarino e Americanas.com entraram para os trends do Twitter (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

O alto número de problemas reportados mostra uma maior atenção do consumidor. "A maior diferença que notamos neste ano é um amadurecimento do consumidor, que não apenas sabe reclamar melhor como está, desde bem antes da Black Friday atento a eventuais problemas que possam acontecer", explica o diretor executivo do Reclame Aqui, Edu Neves.

O Procon-SP está de plantão até a meia-noite desta sexta para auxiliar o consumidor. Já o Reclame Aqui está oferecendo chats ao vivo para ajudar a resolver problemas, mais de 600 atendimentos já foram feitos.

O que você achou do novo código de ética da Black Friday? Comente no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcus Nassif
    2014-11-28T15:06:11

    Num pais onde os Condenados do Mensalão são tratados como Heróis, Juízes que pensam que são Deuses, Ministros, Deputados, Senadores, Presidentes são ladrões, Vcs esperavam o que ???

  • Matheus Piazza
    2014-11-29T08:17:20  

    Eu acho engraçado. Muito reclamam, mas Pouco antes da meia noite estava tentanto comprar um Celular Nokia 930 no Submarino pois estava por apenas R$ 879,00. Não é o desconto ideal? 1 semana antes ele custava R$ 1899,00. Por fim, o site dando erro, imagino eu que devio ao grande volume de gente tentando comprar. Entao vi que na loja da TIM tinha o mesmo ceular por R$ 999,00 e nessa loja consegui realizar a compra normalmente. Paguei quase a metade do preço. No Brasil ainda não é igual aos EUA mas melhorou muito comparado ao ano passado.

    recentes

    populares

    • Matheus Piazza
      2014-11-29T08:17:20  

      Mike Veseta,vc tá certo! Os conglomerados citados são de fato de um unico dono/grupo,conforme citado. Tentei fazer como o Luis Antonio,q pesquisou antes de comprar mas, ainda assim,vi pouca vantagem. Americanas "chutou" o frete pra estratosfera...Submarino...afff... tentei o Kabum, a explosão de acessos e erros me irritou.Por fim, vi alguma coisa no Walmart mas,não informava prazo de entrega, ou seja,FUJA DA BLACK FRAUDE BRASIL!!!

    recentes

    populares

    • Matheus Piazza
      2014-11-29T08:17:20  

      Rumoaohepta7 Não viaja cara. Vc deve ser daqueles que não conseguiram comprar o 930 na promoção e fala isso kkkk...já que ele é fora de linha me explique pq então existem vídeos e sites comparando ele com s5, iPhone 6, z3 e outros?? Sempre tive samsung mas falar uma asneira dessa é complicado hein...

  • Letícia
    2014-11-29T00:46:46  

    Comprei uma piscina de 21.000 litros por R$ 1.500.00 hoje no submarino. Na semana passada a mesma piscina custa R$ 1900,00 . Pelo menos nesse item a submarino foi honesta.

    recentes

    populares

    • Letícia
      2014-11-29T00:46:46  

      Mas isso não configura Black Friday, é um desconto normal. Se fosse BF, o preço deveria ser de pelo menos 50%.

  • João Ribeiro
    2014-11-28T16:41:29  

    O povo brasileiro é idiota mesmo, pra começar vota no PT, depois acredita que existe algum comerciante honesto, enfim, não tem a menor possibilidade de uma liquidação de 15% imaginem se vai ter de 80%. Povo sonhador, acostumados com esmolas, nunca haverá uma promoção honesta por aqui.

    recentes

    populares

    • João Ribeiro
      2014-11-28T16:41:29  

      VIÚVAS DO AÉCIO...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • João Ribeiro
      2014-11-28T16:41:29  

      A honestidade não tem nada a ver em ser ou não comerciante, e sim, em ser ou não brasileiro.... reclama do PT, mas entra nessa que comerciante é desonesto... existem os falcatruas? SIm, mas não é classe, é a raça mesmo... brasileiro é desonesto em sua maioria.... os comerciantes, os empreendedores, as pequenas empresas sustentam este brasil, geram empregos, geram impostos e moram num país onde toda estrutura é feita para você desistir, para você quebrar. Não generalize a classe, generalize a nacionalidade.

  • Rodrigo Eustaquio
    2014-11-28T16:01:33

    enquanto o pessoal busca 20 real de desconto, os esquema da pbr pt lucra bilhões de reias... kkk hello Brazil!!

  • Guilherme Alves
    2014-11-28T17:10:25

    Sabem quanto tava o frete do Walmart, 215$ por uma tv de 40'. Chega a ser vergonhoso.

  • Lucas Silva
    2014-11-29T09:55:57

    ACHO QUE O NOME IDEAL PRA ISSO AÍ SERIA "BLACK FRIA"!! JÁ SOMOS ESCRAVIZADOS POR ESTE GOVERNO E ESTES MERCENÁRIOS AINDA QUEREM EXPLORAR!!

  • Luis Antonio
    2014-11-29T08:35:20  

    Comprei alguns produtos online nas Casas Bahia, realmente com 50% de desconto como prometido. Eu havia feito uma pesquisa dos produtos que eu queria, anotei os preços do mesmo site uns dias antes e ontem comprei eles com desconto sim. Agora, no site das Americanas, mesmo quando a black Friday começou na quinta feira a noite, era impossível de comprar, você selecionava os produtos com "descontos" e eles não ficavam no carrinho de compras, exceto aqueles de valores dobrados e ofertados pelo mesmo preço diário.

    recentes

    populares

    • Luis Antonio
      2014-11-29T08:35:20  

      A pesquisa para saber se realmente você ganhou o desconto teria que ser realizada no mês de Setembro ou Outubro! Em Novembro fazer pesquisa é pedir para ser enganado!

    recentes

    populares

    • Luis Antonio
      2014-11-29T08:35:20  

      Para saber se os preços realmente baixaram somente fazendo pesquisa 30 dias antes, nos dias anteriores aos black friday eles aumentam os preços do site.

  • Sergio Antunes
    2014-11-29T09:08:26

    Aqui temos organizações criminosos que prometem desconto de 70% e na verdade não ultrapassam 20% do valor real do produto! A maioria dos produtos tem o desconto de 5%. São promoções falsas e ninguém faz nada, pelo consumidor, somente diz que ele poderá ser enganado! Esse é o Brasil! Neste país ser honesto é pedir para ser enganado sempre!

  • Juan Bosco
    2014-11-29T01:34:29  

    Nos já sabemos como atuam nossos "bons" comerciantes, nos EUA é diferente, por lá o preço não muda o a ano todo, então quando dão aquele desconto Friday é real, bem diferente do da aqui. Eu não comprou nada...

    recentes

    populares

    • Juan Bosco
      2014-11-29T01:34:29  

      Vai morar lá idiota....

    recentes

    populares

    • Juan Bosco
      2014-11-29T01:34:29  

      Luis Souza, Juan Bosco falou a verdade infelizmente no Brasil o Black Friday não e como no USA é uma afirmação enganosa la realmente tem o grande desconto, então eu acho que no Brasil eles deveriam adotar outro nome para este pequenino desconto que dão aqui Brasil, assim o povo não iria comparar como aquele Americano.

  • José Silva
    2014-11-28T20:32:27  

    Brasileiro é muito trouxa acredita em tudo que aprece na internet, basta pesquisar e verificar que estão sendo enganados, ninguém acompanha o cotidiano só no que no que está escrito. La fora no USA este negocio dá cadeia. Aqui ???????

    recentes

    populares

    • José Silva
      2014-11-28T20:32:27  

      Aqui da lucro pros empresários graças aos trouxas :)

    recentes

    populares

    • José Silva
      2014-11-28T20:32:27  

      Aos pouquinhos os brasileiros estão acordando e a internet esta ai a fraude chega rapidinho aos olhos dos brasileiros esta situação caótica do Brasil não vai durar muito tempo, o mundo esta caminhado para uma outra era e de maneira muito rápida então velhos costumes vão morrer.

  • Leonel Reis
    2014-11-29T08:26:57

    Nao tô comprando nada. Meu ano foi todo Black.

  • Luis Antonio
    2014-11-29T08:25:52

    Comprei alguns produtos online nas Casas Bahia, realmente com 50% de desconto como prometido. Eu havia feito uma pesquisa dos produtos que eu queria, anotei os preços do mesmo site uns dias antes e ontem comprei eles com desconto sim. Agora, no site das Americanas, mesmo quando a black Friday começou na quinta feira a noite, era impossível de comprar, você selecionava os produtos com "descontos" e eles não ficavam no carrinho de compras, exceto aqueles de valores dobrados e ofertados pelo mesmo preço diário.

  • Walter Carneiro
    2014-11-28T21:42:40  

    Se prestarem atenção os descontos atingem somente produtos defasados, nunca produtos com menos de 6 meses de lançamento tais como DVDs, Blu-rays, Blu-rays 3D, eletrônicos, SmartPhones, etc. Esses produtos continuam com os mesmos descontos de antes da Black Fraud. Impostos Altos não são desculpas; são os mesmos de antes desse evento já nos preços normais. O que impera mesmo é a Lei do Gerson da nossa cultura comercial, herdada dos tempos do Império Português. Ainda gostamos de ser colônia de gringos até no pós Thanksgiving deles, como se já não bastasse o Papai Noel vermelhinho da Coca-Cola.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2014-11-28T21:42:40  

      E porque la o País funciona e ja foi Colonia também

  • Guilherme Livi
    2014-11-29T08:15:10

    Como li asneiras por aqui... tinha até gente reclamando que os comerciantes não faziam ofertas de lançamentos e xingava eles por isso... um monte de inteligente criticando comerciante... tem os bons e os ruins... mas se são tão inteligentes, saberiam que nos EUA, 95% (se não mais) das ofertas não são de lançamentos, óbvio... outra, lá existe o black friday por que a ação de graças vende demais, as empresas abastecem seus estoques por que vende muito, mas sempre sobram produtos, então, fazem as ofertas... aqui não justifica, foi uma data inventada aqui... que fizessem depois do Natal.

  • Goleador
    2014-11-29T02:35:54  

    Aqui no Brasil só idiota cai nessa. tudo pela metade do dobro seus pangares! Nos EUA a coisa é pra valer um produto de 1000 dólares fica por 200. Aqui um de 1000 custa 1500 no black trochas. "Promoção Black trochas de 3000 por 1500 reais" faturam mais nesse dia assim. Na semana que vem volta ao normal por 1000 reais.

    recentes

    populares

    • Goleador
      2014-11-29T02:35:54  

      O mal de certos brasileiros como vc, é querer generalizar tudo. Apenas coloque na cabeça que teve lojas que souberam fazer boas promoções e trouxeram clientes para gastar. Obviamente essas lojas citadas na reportagem, já são figurinhas carimbadas e somente os idiotas insistem em tentarem comprar algo por lá. Ano que vem será a mesma ladainha. Submarino bla bla colocou a metade do dobro, ou seja, o disco riscado nesse país enoja qualquer um...

  • Casfiapirina Telaplana
    2014-11-29T02:31:41

    Tudo pela metade do dobro. kkk

  • Marcelo S
    2014-11-29T00:58:48

    No Brasil eles podiam batizar com o nome BLACK FALCATRUA .

  • João Santos
    2014-11-29T00:49:45

    Só para variar, " vai ver que a culpa é do PT".

  • Barão Iguassú
    2014-11-29T00:38:51

    Quem ganhou a Bolsa "Frymilía?"

  • Gustavo Lander
    2014-11-29T00:28:43

    eu sempre compro no submarino, inclusive a televisão e geladeira comprei por lá. sempre chega em uns 2 ou 3 dias e tem promoções de verdade, até pq costumo pesquisar em montes de sites e entrar todo dia... mas nessa black fraude me surpreendi. metade do dobro era a coisa mais comum por lá. tentei só comprar uns livros que estavam por 10 reais mas tbm falhou tudo, sumiram do carrinho, etc. osso.

  • Theflash
    2014-11-28T23:33:36

    O povo acredita em tudo, por isso a "mãe/zona" da Dilmentira ganhou!!!!!!!!

  • Marcos Quaglio
    2014-11-28T23:20:43

    A Walmart, 24 horas do Black Friday, em inúmeros produtos, aumentou em até 30% os preços para hoje dar o desconto desse aumento. Piada. Os smartphones que o digam...

  • Leandro Dávila
    2014-11-28T17:57:33  

    O Xbox tá menos de 600 hojem barato ! Vi no agregadordeofertas . net

    recentes

    populares

    • Leandro Dávila
      2014-11-28T17:57:33  

      Enquanto isso, frete muito alto, e problemas para finalizar a compra.

    recentes

    populares

    • Leandro Dávila
      2014-11-28T17:57:33  

      Rodrigo Os sites estão congestionados, por isso eles estão falando que o black friday vai até dia 30

  • Guilherme Asfora