Internet

09/11/2014 09h00 - Atualizado em 09/11/2014 09h00

Booking ou TripAdvisor? Qual o melhor para comparar hotéis e pousadas

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Os viajantes têm na Internet ótimas ferramentas para auxiliar na programação de suas aventuras. Booking e TripAdvisor são duas delas. Ambos servem para que o usuário compare os preços de hotéis e pousadas de todos os lugares do mundo. Além disso, cada um tem seus diferenciais, e o TechTudo fez uma comparação entre os serviços. Confira abaixo qual é o melhor.

Guia de viagem: planeje tudo online para fazer boas escolhas nas férias

TripAdvisor x Booking.com: Qual é o melhor? (Foto: Arte/TechTudo)TripAdvisor x Booking.com: Qual é o melhor? (Foto: Arte/TechTudo)

Acessibilidade - Os dois serviços podem ser acessados pela web e por meio de apps para dispositivos móveis. Neste ponto, ambos são bastante simples para o usuário, e é possível acessá-los de qualquer lugar. Os dois têm versões para o Android e para o iOS.

Ambos os sites têm aplicativos para celular (Foto: Divulgação)Ambos os sites têm aplicativos para celular (Foto: Divulgação)

Redes sociais - Tanto Booking quanto TripAdvisor permitem integração com o Facebook. Assim, o usuário pode fazer login com a sua conta da rede social para interagir. Além das opções de praticidade que isso dá, também gera mais credibilidade aos reviews feitos no site. O internauta também pode compartilhar suas dicas e reservas no Facebook.

Recomendações - A integração dos serviços ao Facebook tem uma outra vantagem. Há a possibilidade de fazer e ler recomendações. E neste ponto o TripAdvisor é melhor que o Booking. Ele mostra, em destaque, o que seus amigos do Facebook já fizeram e quais os locais que eles já avaliaram.

TripAdvisor tem recomendações de amigos (Foto: Reprodução/Aline Jesus)TripAdvisor tem recomendações de amigos (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

No geral, inclusive, o TripAdvisor é muito mais completo do que o Booking para quem vai fazer pesquisas por destinos. Ele não mostra somente informações de hospedagem. No site, é possível ver reviews e recomendações de vários locais, como pontos turísticos e restaurantes, por exemplo.

Pesquisa - Se por um lado o TripAdvisor é mais completo, o Booking é mais eficiente e indicado para realizar a reserva dos hotéis e pousadas. Até porque o TripAdvisor não é uma página de reservas. O que o usuário pode fazer no site é ver os preços que estão sendo cobrados em sites deste tipo, como o próprio Booking e o Decolar.

Quando pesquisa um hotel no TripAdvisor, o usuário visualiza os valores disponíveis em outras páginas. Quando faz a busca no Booking, o internauta já pode reservar o hotel ali mesmo. Esta é uma diferença fundamental na comparação. Se quiser pesquisar mais, o TripAdvisor é ideal. Se quiser já garantir seu hotel, vá direto ao Booking.

Layout - Visualmente, o Booking também leva vantagem. É mais simples e organizado do que o TripAdvisor. Talvez por não oferecer tantas informações. O TripAdvisor tem muitos conteúdos diferentes, então o usuário menos acostumado com a interface do site poderá ficar um pouco confuso na navegação.

Booking é mais recomendado para comprar hospedagem (Foto: Reprodução/Aline Jesus)Booking é mais recomendado para comprar hospedagem (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

No Booking não. É só inserir o local e data para o qual quer a hospedagem, ver o que há de opção, selecionar seu quarto e fazer a reserva. O processo, no geral, é mais simples, e muito por conta dessa interface simples. Mas, novamente, é importante frisar que isso se dá devido ao fato de os sites serem ao mesmo tempo parecidos e bem diferentes.

Conclusão - O TripAdvisor é um site mais completo e, para comparação, ele é melhor do que o Booking. Afinal, de fato, compara os preços de hospedagens em diversos sites. No Booking, o sistema é bem diferente. Ele não é uma ferramenta de análise. Quem acessar a página, poderá fazer a reserva diretamente lá, com a cotação do site.

Aproveite a viagem: como ficar invisível no Facebook pelo celular? Confira no Fórum do TechTudo.

Para quem busca praticidade e simplicidade, o Booking é mais indicado. Para quem quer pesquisar o mais barato, e além de hotéis e pousadas buscar informações sobre pontos turísticos e atrativos em geral do destino que vai conhecer, vale mais a pena acessar os reviews do TripAdvisor.

Ambos, no entanto, são bem eficientes no que se propõe, e podem ser utilizados até em conjunto. Pesquise no TripAdvisor e, caso o preço esteja em conta, reserve no Booking.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares