Internet

12/11/2014 07h01 - Atualizado em 30/12/2015 09h43

Chris Messina, criado da hashtag, explica a melhor maneira de usar

Carol Danelli
por
Da redação

A hashtag é uma ferramenta bem conhecida dos internautas. A função, que teve início no Twitter, tomou a web e está presente em diversas redes sociais, além de já ser considerada como uma linguagem de Internet. O responsável pelo uso do "jogo da velha" nas redes sociais é o designer de comunicação, Chris Messina, que teve a ideia quando ainda era estudante. Em seu microblog, ele se intitula "padrinho" da ferramenta.

A história da hashtag no Twitter; recurso já foi rejeitado pelo microblog

Segundo Messina, a hashtag está sendo usada, em muitos aspectos, como o planejado, já que a ideia inicial era pensar em uma maneira melhor de "escutar" as conversas no Twitter. Para o designer, as hashtags foram uma forma de amplificar o sinal em mensagens que lhe interessavam. Desta forma, seria possível pesquisar e filtrar pelo seu conteúdo muito mais facilmente do que quando não se usava as hashtags.

Chris Messina (Foto: Divulgação/Chris Messina)Chris Messina, pai da hashtag, inventou a função quando ainda estudava (Foto: Divulgação/Chris Messina)



E mesmo saindo como planejado, as pessoas também se mostram infelizes com o uso da ferramenta. “Todos os sistemas abertos acabam sendo abordados por pragas ou moléstias”, explica Messina. Mas, ainda segundo o criador, desde que existam maneiras de combater (ou seja, ferramentas de moderação ou relatórios de usuários de spam e abuso), o sistema pode permanecer aberto e em grande parte sem restrições.

"Eu acho que nós vamos ver melhorias semelhantes na paisagem de mídia social - com maior ênfase sobre a reputação e a qualidade do conteúdo. E isso ajudará a combater o abuso e trazer mais utilidade e benefício para aqueles que usam hashtags eficaz", diz Messina.

A beleza da hashtag é a sua flexibilidade para atender às necessidades de muitos atores, ao invés de apenas um tipo de usuário
Chris Messina

"A beleza da hashtag é a sua flexibilidade para atender às necessidades de muitos atores, ao invés de apenas um tipo de usuário. E eu também vou dizer que ainda estamos tentando descobrir a melhor maneira de fazer uso delas - ninguém está fazendo está certo ainda!", afirma o criador.

Quem usa hashtags longas, com sentido humorístico e sem o objetivo de indexar conteúdo, pode ficar tranquilo. O pai da função afirma que isso não foge do propósito inicial da ferramenta. Para Messina, os podemos não gostar de como hashtags aparecem em nossa timeline, mas as pessoas estão apenas tentando fazer o trabalho de mídia social para eles.

"Então, se você quer ter uma conversa que só você e seus amigos estão participando, faz sentido para fazer a sua hashtag tão longa e mais difícil digitar possível. Mas se o intuito é que outros usuários adotem, se você fizer hashtags muito difícil de usar ou para ler, ela vai morrer de qualquer maneira", explica.

Chris Messina, criador da hashtag (Foto: Reprodução/chrismessina.me) (Foto: Chris Messina, criador da hashtag (Foto: Reprodução/chrismessina.me))Chris Messina acredita que o Twitter ainda cresce e que a hashtag vai viver por muito tempo (Foto: Reprodução/chrismessina.me)

O Twitter inaugurou o uso das hashtags, mas, atualmente, diversas redes sociais se apropriaram da função. Messina acredita que mais de 50 redes sociais já utilizem sua criação. E a maioria delas usam hashtags para permitir que os usuários participem de conversas, marcar seus posts, ou criar links para pesquisas.

No caso das redes centradas em mídia, como Instagram e Vine, hashtags permitem aos usuários encontrar pessoas e conteúdo relacionados a tendências ou temas facilmente. De acordo com Chris Messina, elas dão aos criadores uma forma mais direta para associar seus posts com temas específicos, em vez de esperar que o sistema para tentar descobrir isso para eles .

Há um tempo o Twitter cataloga seus trends não só com as hashtags mais citadas, como também com os termos, sem o "jogo da velha". Messina explicou que elas servem a um propósito específico que o texto sozinho não. "Eu não acho que a hashtag estará indo embora tão cedo, assim como "@" para mencionar não vai desaparecer também", afirma.

Como recuperar conta suspensa no Twitter? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares