01/11/2014 06h30 - Atualizado em 30/11/2014 16h51

Moto X: confira dicas de como usar e aproveitar ao máximo o smartphone

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

Moto X aprimorou a forma como controlamos os smartphones usando a voz, e trouxe outros recursos mais avançados e inteligentes que outros produtos com Android “puro” do mercado. Confira dicas para tirar o máximo proveito das funções inteligentes do aparelho da Motorola.

Confira o review completo do Moto X e saiba tudo sobre o smart

Novo-Moto-X-review (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Novo-Moto-X-review (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Use o Migração Motorola para importar seus dados

Antes de começar a usar o Moto X, é recomendável que você importe seus dados do aparelho anterior, e isso pode ser feito de forma fácil com o aplicativo Migração Motorola. Instale este aplicativo no seu smartphone antigo, abra ele no Moto X e escolha a opção “Android” quando for solicitado. Deste modo, você poderá importar fotos, vídeos, músicas, contatos, registros de ligações e SMS.

Migração Motorola é a maneira inteligente de trocar de smart sem perder seus dados (Reprodução/Pedro Cardoso)Migração Motorola é a maneira inteligente de trocar de smart sem perder seus dados (Reprodução/Pedro Cardoso)

Se o seu celular anterior era um iPhone, você poderá transferir apenas contatos e a agenda de compromissos. Assim, basta iniciar o Migração Motorola no Moto X, e inserir seu login e senha do iCloud para ele puxar todas essas informações.

O aplicativo também permite migrar apenas contatos de telefones mais antigos, mas este precisa ter conexão Bluetooth. Para isto, basta selecionar o seu e-mail Google, a marca do telefone anterior e seguir os passos sugeridos para sincronizar os dois aparelhos.

Aprenda a usar o Google Now

O grande destaque do Moto X são os recursos de voz conhecido como Google Now. Com ele, você pode controlar várias funções falando com o dispositivo, de forma bem natural. Experimente, por exemplo, o comando “me acorde em 30 minutos”. O smart vai configurar o alarme para soar dentro de meia hora, sem que você precise fazer qualquer intervenção com as mãos.

Você pode controlar vários aspectos do Moto X com o Google Now (Reprodução)Você pode controlar vários aspectos do Moto X com o Google Now (Reprodução)

Da mesma forma, o dispositivo entende outros comandos, do simples ao mais avançado, que auxiliam o usuário na hora de informar sobre a previsão do tempo, agendar um compromisso e até mesmo redigir uma mensagem inteira para enviar via SMS, tudo isso usando apenas a voz, e funciona até com a tela travada.

Use o Motorola Assist

O app criado pela Motorola, e que vem embarcado no Moto X e Moto G, auxilia o usuário em algumas tarefas do cotidiano. Você pode configurá-lo para silenciar o aparelho em caso de reunião, habilitar o uso de voz e ler as mensagens que chegarem se estiver dirigindo e, também, não receber nenhuma chamada ou emitir qualquer som no horário em que estiver dormindo. Tudo isso automaticamente, após uma única e rápida configuração.

Motorola Assist tem perfil para casa, reunião, trânsito e até para a hora e dormir (Reprodução/Pedro Cardoso)Motorola Assist tem perfil para casa, reunião, trânsito e até para a hora e dormir (Reprodução/Pedro Cardoso)

Ele tem ainda um ajuste chamado “Casa”, que geolocaliza o usuário. Se o recurso entender que o usuário está em sua residência, ele silencia o Moto X, lê as mensagens de texto e avisa por voz quem está ligando, para que tenha mais descanso, e não precise ficar com o aparelho em mãos o tempo todo.

Para conhecer todas as funções do Motorola Assist, acesse o tutorial preparado pelo TechTudo.

Habilite o Motorola Alerta

Com o Motorola Alerta, você pode programar alguns números para que o Moto X ligue, em caso de emergência, com apenas um toque. Além disso, o app pode avisar seus amigos e familiares a sua localização, e deixar todo mundo mais tranquilo.

Vai para um lugar perigoso? Deixe seus parentes despreocupados (Reprodução/Pedro Cardoso)Vai para um lugar perigoso? Deixe seus parentes despreocupados (Reprodução/Pedro Cardoso)

Abra o aplicativo e insira o número do seu celular. Em seguida, escolha um contato de sua preferência e o número de um serviço local de emergência. No passo seguinte, basta escolher qual comportamento o seu smartphone deve adotar em caso de alguma eventualidade: soar um alarme ou discar para o número do contato que você definiu.

Conheça os recursos de câmera

O que vocês acham do Moto X? Comente no Fórum do TechTudo

A Motorola colocou no Moto X um aplicativo para controlar a câmera diferente do padrão criado pelo Google para o Android “puro”. Desta forma, o aparelho apresenta recursos interessantes como foco automático, tocar na tela para tirar a foto, ou ainda, usar o botão de volume para disparar.

Caso o usuário queira configurar os recursos de fotografia como HDR, flash e outros, basta deslizar o dedo na tela, da lateral esquerda para a parte central, que aparecerá um menu suspenso de fácil acesso. Tudo isso de forma natural, sem atrapalhar o posicionamento das mãos.

Aprenda a economizar bateria

O Moto X já tem um gerenciamento de bateria inteligente e eficaz, mas você pode configurar facilmente o aparelho para economizar mais ainda o seu consumo de energia. Para isso, entre na configuração do aparelho e escolha a opção “Bateria”. Lá dentro, coloque “Sim” na função “Economia de bateria” e ele fará todo o resto sozinho.

Configure a “Tela Inteligente”

A “Tela Inteligente” do Moto X permite que o aparelho consuma ainda menos da bateria e mantém a privacidade do usuário. Entre na área de configuração do aparelho e depois selecione este recurso. Neste setor, perceba que é possível configurar a tela para apresentar notificações que consomem pouca bateria, e aparecem e desaparecem quando a tela está desativada.

Economia de bateria e privacidade proporcionadas pela Tela Inteligente (Reprodução/Pedro Cardoso)Economia de bateria e privacidade proporcionadas pela Tela Inteligente (Reprodução/Pedro Cardoso)

Da mesma forma, você pode escolher quais aplicativos merecem entrar nessa notificação, ou ainda, ocultar detalhes destas notificações quando a tela estiver bloqueada, se assim preferir. Para finalizar, você pode também configurar o dispositivo para desativar as notificações em um determinado período de tempo, outra forma de economizar a bateria e não ser perturbado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonathan Silva
    2016-01-13T13:55:54

    quem quer ouvir radio nao tem que comprar um moto x mesmo nao e sim um radio. tenho o meu e nao troco por nenhum outro celular

  • Paulo Junior
    2014-11-01T11:12:29  

    Cartão de memoria que é bom nada né?

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2014-11-01T11:12:29  

      Claudio Chosa não quero PC e nem HD externno.Na minha opinião essa geração de motorola perdeu ponto por causa da entrada pra cartão!

    recentes

    populares

    • Paulo Junior
      2014-11-01T11:12:29  

      32 gigas se nao serve pra vc meu amigo volta no tempo e compra um caderno pra anotar suas coisas

  • Elicarlos Miranda
    2014-11-01T21:03:30  

    Gostaria muito de adquirir moto-x , mas sem radio não da ! a motorola deu uma bola fora legal ...

    recentes

    populares

    • Elicarlos Miranda
      2014-11-01T21:03:30  

      Injusto condenar um aparelho por falta de rádio. Hoje tem aplicativos gratuitos para o mesmo.

    recentes

    populares

    • Elicarlos Miranda
      2014-11-01T21:03:30  

      com, wi fi, claro.

  • Cuca Beludo
    2014-11-01T22:31:38  

    moto li X o

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2014-11-01T22:31:38  

      Cuca, ele é só o melhor Smartphone do Mercado mundial atualmente. O diferencial dele são os comando de voz e para quem dirige o leitor e editor de texto que diga-se de passagem é muito bom. Eu tenho a primeira versão e só irei mudar quando aparecer no mercado um celular muito superior a esse, caso contrário ficarei com esse pois atende todas as minhas necessidades. Ah, o GPS dele também é top.