Internet

03/11/2014 18h08 - Atualizado em 03/11/2014 18h08

Conheça o Copresence, projeto do Google para enfrentar o AirDrop da Apple

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google está empenhado em fazer dispositivos conversarem entre si, independente do sistema operacional que rodam. Em uma tentativa de desbancar o AirDrop, da Apple, a gigante de buscas está próxima de lançar o Copresence, sistema de compartilhamento de arquivos com suporte a smartphones, tablets e, possivelmente, computadores que rodam Android, iOS e outros sistemas.

Como impedir que o Chrome salve suas senhas

Copresence poderá ser sistema de compartilhamento de arquivos entre qualquer dispositivo com suporte ao Chrome (Foto: Reprodução/Android Police)Copresence poderá ser sistema de compartilhamento de arquivos entre qualquer dispositivo com suporte ao Chrome (Foto: Divulgação)

Segundo a página do Chrome para desenvolvedores e uma atualização do Google Play Services do Android, o Copresence deverá usar um código embutido no navegador do Google para identificar dispositivos próximos com o mesmo recurso. Assim, será possível criar uma “ponte” para enviar arquivos de foto, vídeo, música, entre outros.

Estipula-se que através do software, os usuários vão poder transferir itens facilmente de um computador para um smartphone ou tablet, ou vice-versa, sem precisar que ambos estejam conectados a uma mesma rede ou a apps como WhatsApp e Dropbox – a transferência será direta, sem intermediários. Depois de pareados, os dispositivos poderão trocar informações via conexão Wi-Fi Direct, por exemplo.

Acha que o Mac OS é melhor que o Windows? Comente no Fórum do TechTudo.

Ainda não se sabe muito sobre a novidade, mas, se for confirmada, o Google poderá ter nas mãos algo potencialmente mais útil e versátil que a alternativa da Apple - dedicada somente a iPhones, iPads, Apple TVs e Macs. Isso porque, aparentemente, qualquer dispositivo com o Chrome instalado vai ser capaz de enviar e receber dados entre si, incluindo Chromebooks, TVs com  Chromecast e até computadores rodando Linux.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Silva
    2014-11-05T10:32:00

    PEDALA GOOGLE! PEDALA.......