Internet

04/11/2014 19h03 - Atualizado em 04/11/2014 19h20

Dropbox anuncia integração com Office após parceria com a Microsoft

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Microsoft e o Dropbox anunciaram hoje uma parceria que pode ser muito útil para os usuários: as novas versões do Office vão passar a integrar o serviço de armazenamento na nuvem. Com a mudança - programada para as próximas semanas -, os aplicativos do pacote terão acesso a conta do usuário no Dropbox para editar e salvar arquivos.

Dez dicas interessantes mostram o que o Dropbox é capaz de fazer; veja

dropbox (Foto: dropbox)Parceria com Microsoft vai permitir integração do Office com o Dropbox (Foto: divulgação/Dropbox)



Segundo o o chefe de engenharia do Office, Kirk Koenigsbauer, a integração entre os dois serviços foi um dos primeiros pedidos dos usuários após o lançamento do Office para iPad. “Eles querem acessar seu conteúdo, onde quer que ele esteja e nós queremos que nossos clientes tenham uma boa experiência”, justifica.

O acesso ao Dropbox vai aparecer no Office de forma similar ao usado para acessar o OneDrive - serviço de armazenamento da própria Microsoft. O serviço vai adicionar opções a seus aplicativos móveis, que permitem aos usuários abrir os documentos diretamente no Microsoft Office. Caso o dispositivo não tenha o pacote, os aplicativos vão redirecionar o usuário para a página de download.

Qual é o melhor serviço de compartilhamento: Google Drive ou Dropbox? Opine no Fórum do TechTudo. 

Todas as mudanças feitas serão sincronizadas automaticamente, mas as versões para iPad e Android vão precisar de uma inscrição no Office 365 para para fazer as edições.

A ideia da parceria, segundo o chefe de produtos do Dropbox para Negócios, Ilya Fushman, é criar uma conexão entre os dois serviços. “Nós achamos que este é um grande ganho para nossos usuários e vai resultar na melhor experiência possível para quem quer usar os serviços na hora”, acrescenta.

A parceria entre Microsoft e Dropbox ocorre em um momento propício para as duas empresas. A gigante da informática, por exemplo, tem feito ações semelhantes, desde que o seu novo CEO, Satya Nadella, assumiu o cargo em fevereiro de 2014.

O Dropbox, por sua vez, já estava trabalhando em uma iniciativa chamada Project Harmony, cujo objetivo era levar recursos colaborativos para o Office. Fushman lembra que o projeto deve continuar, já que o objetivo é simplificar o trabalho no desktop.

Para o futuro, o serviço de armazenamento na nuvem planeja integrar o suporte ao Office Online, diretamente de seu aplicativo na web. Isto inclui edição através do Word, Excel e PowerPoint, que serão gerenciadas pelo serviço da Microsoft.

A estimativa é de que o Dropbox possua mais de 35 milhões de arquivos armazenados, o que justificaria a aproximação com a Microsoft. Koenigsbauer, entretanto, não revelou quais são os pontos exatos da parceria. Ele confirmou que ambas as empresas estão dedicando funcionários e orçamento para criar a integração.

As novas versões dos aplicativos do Office e Dropbox – já com os recursos de integração – devem ser lançadas nas próximas semanas. O serviço da nuvem também se comprometeu a criar uma versão do serviço para o Windows Phone, que deve ser disponibilizada em alguns meses.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silvano Ferreira
    2014-11-04T20:29:16

    Gosto de computação em nuvem, mais acho que tudo quando mistura demais confunde e não funciona tão bem, muito menos integridade, vamos ver, torcer para que seja mais uma vantagem para todos usuários!